5 Erros que você deve evitar ao ensinar uma criança a pedir

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Quem é pai ou trabalha na área de educação infantil, sabe a dificuldade que é de ensinar uma criança a pedir. Uma habilidade que para nós, adultos, parece tão natural e simples, para eles pode ser mais complexa do que achamos.

Ter paciência e saber as técnicas certas fará toda a diferença para conseguir ajudar os pequenos a desenvolver comportamentos adequados.

Técnicas para ensinar uma criança a pedir

Ao estudar a Análise do Comportamento Aplicada, você conseguirá compreender diversas dessas técnicas e dicas práticas que podem te ajudar a ensinar a criança não somente pedir de forma adequada, como também desenvolver diversas outras habilidades.

De todo modo, ao ensinar uma criança a pedir, é importante estar atento para evitar cinco erros que podem ser cometidos durante o ensino dessa habilidade, conforme a seguir:

1 – Não gastar tempo suficiente planejando a motivação

Em primeiro lugar, para ensinar uma criança a pedir, ela deve estar bem motivada. Portanto, é necessário estar seguro com a operação motivadora e com o momento em que ela estará mais alta.

2 – Esperar muito tempo para trocar a atividade

Em segundo lugar, é importante saber que durante o treino de mando, a criança pode perder o interesse na atividade depois de um tempo, ela deixa de prestar atenção e começa a ficar inquieta. Então, deve-se estar atento para trocar a atividade antes que isso aconteça.

3 – Fazer uso excessivo de ajudas vocais ao ensinar uma criança a pedir

A criança pode ficar dependente das ajudas vocais, caso elas sejam dadas com muita frequência. Assim como as ajudam entram para auxiliar a criança, elas devem sair gradativamente.

4 – Não fazer uso de extinção quando a criança começar a enrolar

Algumas crianças, mesmo sabendo o que está sendo pedido, podem começar a enrolar, a chutar as palavras ou os cartões, a falar outras coisas, caso o reforçador não seja dado. Portanto, esse comportamento não deve ser reforçado.

5 – Dar ajuda para a emissão de um pedido quando a criança não tem a motivação

A criança não deve ser ensinada quando a operação motivadora estiver baixa ou for inexistente, pois ela não terá motivação suficiente para fazer o que estiver sendo pedido.

Aprendendo mais para ensinar habilidades

Como dito, a paciência é fundamental nesse momento. Evitando esses erros, porém, você já conseguirá dar passos mais firmes no desenvolvimento dessa habilidade. Caso você queira aprender mais sobre o assunto, sugiro que conheça nossos treinamentos e cursos para pais e educadores! Clique aqui.

Por fim, ficou alguma dúvida sobre o assunto? Então, deixe seu comentário e nos conte qual é o desafio que você tem enfrentado ao tentar ensinar uma criança a pedir.