Reter o aluno ou passar para a próxima série: Como decidir?

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Reter o aluno ou passar para a próxima série é uma discussão que sempre acontece no final do ano letivo.

É comum professores e pais se perguntarem qual a melhor atitude tomar para não prejudicar a criança que possui algum atraso no desenvolvimento.

Neste artigo, vamos discutir o assunto sob a ótica da Análise do Comportamento Aplicada ao contexto da educação

Cada caso é um caso

Caso a criança com atraso no desenvolvimento não tenha alcançado, junto de seus pares de mesma idade, os objetivos propostos para aquela série é necessário pensar se a melhor opção reter o aluno ou passar para a próxima série.

Essa decisão costuma ser difícil tanto para a escola, quanto para a família. Assim como também é complicado para os terapeutas envolvidos no processo de acompanhamento dessa criança. Definitivamente, não é uma decisão simples.

A primeira questão a ser levantada para decidir reter o aluno ou passar para próxima série é que devemos analisar a situação específica de cada criança na hora de tomar a decisão. Afinal, cada caso é um caso, e cada criança é única, cada ambiente em que ela vive, também.

Desta forma, a escolha deve ser feita levando em consideração as necessidades e capacidades dessa criança. E a decisão final deve ser sempre em função do bem-estar da criança.

A orientação das Secretarias de Educação sobre reter o aluno ou passar para a próxima série

A orientação das Secretarias Estaduais de Educação e do MEC nesses casos, na escolha de reter o aluno ou passar para próxima série, tem sido a de permitir que o aluno passe para a próxima série.

A recomendação é que a criança com atraso no desenvolvimento possa continuar acompanhando a sua turma de origem. Assim poderá ir progredindo junto com seus colegas de mesma idade.

Não tem sido recomendado que a criança seja retida. Inclusive, nos momentos de fiscalização, as Secretarias de Educação costumam observar se essa orientação vem sendo cumprida, analisando se a escola tem optado por reter o aluno ou passar pela próxima série.

Qual modelo de comportamento eu espero que a criança tenha como espelho?

Para pensar na decisão de reter o aluno ou passar para a próxima série, devemos pensar na seguinte questão: no caso de uma criança com algum atraso no desenvolvimento, o que eu espero que ela use como espelho de comportamento?

Geralmente, as crianças com atraso no desenvolvimento, aprendem a se comportar através da imitação. Dessa forma, é preciso pensar nessa questão para decidir se é melhor reter o aluno ou passar para a próxima série.

É melhor que a criança tenha como espelho os comportamentos esperados por crianças na mesma faixa etária? Ou o comportamento esperado por crianças mais novas que ela?

Retendo o aluno, ele vai passar a imitar o comportamento de crianças mais novas. Por consequência, isso pode prejudicar seu desenvolvimento.

Permitindo que o aluno prossiga em uma turma de mesma faixa etária, ele pode conviver com crianças da mesma idade. Então, terá como modelo de comportamento, os comportamentos adequados a sua faixa etária.

Desta forma, respeitando as particularidades de cada caso, permitir que a criança com atraso no desenvolvimento acompanha crianças da mesma faixa etária parece a melhor opção.

Reter o aluno ou passar para a próxima série

Como fazer isso, levando em consideração o atraso no desenvolvimento?

Entretanto, é fato de que a demanda de conteúdo de cada série de ensino aumente. E, se a criança não conseguiu absorver o conteúdo da série anterior, como fazer com que ela prossiga pelas próximas?

Isso deve ser feito através de um Plano de Ensino Individualizado. Que  adaptará o material de ensino para a necessidade específica daquela criança com atraso no desenvolvimento.

É isso que vai dar condições para aquela criança se manter em uma série avançada. Dessa forma, ela poderá continuar convivendo com os colegas de mesma idade e apreendendo conteúdo didático.

Usar o Plano de Ensino Individualizado é uma forma de garantir que uma criança com atraso no desenvolvimento não esteja frequentando o ambiente escolar apenas  para socializar com outras crianças de mesma faixa etária. Assim ela estará também absorvendo o conteúdo adequado para suas necessidades.

Neste artigo discutimos a melhor forma de tomar a decisão de reter o aluno ou passar para a próxima série sob a ótica da Análise do Comportamento Aplicada ao contexto da educação de crianças com atraso no desenvolvimento.

Não se esqueça de divulgar essa matéria para outras pessoas. Poderá ser muito útil para pais ou profissionais que estão em dúvidas sobre o assunto.

Se quiser saber mais sobre a Análise do Comportamento Aplicada, continue acompanhando o nosso blog.