Como elaborar objetivos de ensino para intervenção

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Dentro da intervenção ABA, o PEI (Plano de Ensino Individualizado) é extremamente importante. E para realizar o PEI, é necessário que todo profissional saiba como elaborar os objetivos de ensino.

Os objetivos são elaborados para ensinar novas habilidades – sejam elas, acadêmicas, de linguagem, de brincar, de desenvolvimento motor, de percepção visual.

Para isso, é necessário ter em mente que os objetivos de ensino devem ser elaborados levando em consideração dois aspectos muito importantes. São eles:

  1. Os objetivos precisam ser responsivos às necessidades mais vitais do aluno. Assim, você saberá o que priorizar e em qual momento fazer isso;
  2. Simultaneamente, os objetivos precisam influenciar o comportamento daqueles que mais convivem com o aluno, devem ser coisas que são relevantes para o meio em que o aluno vive. Por exemplo, para seu contexto familiar e escolar.

Mas não para por aqui.

A elaboração dos objetivos de ensino é uma etapa muito importante e, para ajudar você nessa tarefa, separamos mais algumas dicas e observações relevantes. Continue lendo!

Informações para a construção dos objetivos de ensino

Como saber quais são os objetivos de ensino mais apropriados para um criança ou adolescente, dentro da realidade em que ele está inserido?

Para você ter certeza de que está elaborando os objetivos corretamente, é necessário recorrer a uma base de informações que são obtidas a partir de diferentes fontes. Essa base de informações são te ajudar a elaborar e selecionar os objetivos que são mais apropriados para o individuo naquele momento especifico.

Quais são essas fontes?

  • Diferentes avaliações (diagnósticas, de rastreamento de habilidades e etc.) realizadas por variados profissionais;
  • Informações vindas a partir dos pais, professores, cuidadores;
  • Observação direta do aluno;
  • Aplicação de algumas demandas/atividades;
  • Idade da criança comparando com seus pares de desenvolvimento típico;
  • Estado de saúde da criança;
  • Condição socio econômica da família;
  • Localidade de residência;
  • Condição socio emocional da família.

Essas fontes vão esclarecer muito a sua visão sobre a vida da criança, suas habilidades e capacidades, o que precisa ser feito e o que pode ser feito diante de circunstancias externas também.

objetivos de ensino

Dados de avaliações

As avaliações que você aplica e realiza para entender qual o repertório da criança, o que ela sabe e não sabe, são muito importantes. E, dentro de um plano de ensino individualizado, elas desempenham 3 principais funções:

  1. Possibilita identificar os alvos de intervenção. Ou seja, torna você mais preciso para começar a elaborar programa de ensino, tendo em vista que você vai conseguir identificar alvos que seja de acordo com o desenvolvimento da criança/adolescente naquele momento;
  2. Ajuda no acompanhamento do progresso do aluno/paciente. Possibilita saber se está havendo um progresso ou não;
  3. Operacionalização de critérios de aprendizagem e de dispensa de atendimento especializado ou mudança de objetivos: a criança aprendeu ou não aprendeu? Essa função possibilita a realização de um planejamento para entender se a criança continua precisando de determinado serviço ou não. E, se sim, deve continuar por muito tempo? Você deve mudar o objetivo? Todas essas são informações importantes.

Objetivos do PEI

Dentro do Plano de Ensino Individualizado, é importante que você tenha em mente que existem dois objetivos claros:

  • Descrição de comportamentos observáveis e mensuráveis;
  • Serem de alto valor para a qualidade de vida do aluno/paciente.

A seguir, explicaremos esse primeiro objetivo de forma mais detalhada. Continue lendo!

Elaborando objetivos de ensino que são observáveis e mensuráveis

Ao elaborar os objetivos de ensino, é necessário que eles sejam claros. O que isso significa? Ao ler os objetivos, a pessoa conseguirá não somente ler, como mensurar e observar esse comportamento descrito, identificando o comportamento quando o mesmo ocorrer.

Desse modo, as margens para interpretações devem ser minimizadas ao máximo. Portanto, ao elaborar objetivos de ensino, a escrita deve ser clara e extremamente objetiva.

Para exemplificar melhor, escrevemos três exemplos diferentes para o mesmo objetivo de ensino:

  1. Criança comer de forma independente;
  2. Criança comer comidas que se come com as mãos de forma independente;
  3. Criança comer comidas que se come com as mãos tais como: uvas, queijos em cubinhos, de forma independente.

Dessa forma, nota-se que o 3° objetivo está descrito de forma mais clara que os outros dois. Ainda assim, pode ser melhorado.

Para isso, os objetivos de ensino precisam ser:

  • Específicos na forma em que devem ocorrer;
  • Descritivos;
  • Claros quanto às características de duração do comportamento, intensidade, latência da resposta (o tempo entre você pedir aquilo que você deseja que a criança execute e o momento em que ela realmente fará o que você pediu);
  • Claros quanto às características do ambiente (como deve ser o ambiente para que você consiga quais são as características do ambiente para alcançar o objetivo do ensino);
  • Qualquer informação relevante para que o objetivo seja realizado.

A elaboração dos objetivos de ensino é uma tarefa muito importante e que deve ser feita com atenção e usando todos os recursos que você tem disponíveis para fazer o melhor trabalho possível.

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