ABA X TEACCH são dois campos de estudos distintos, mas que buscam ajudar a criar de estratégias educacionais e de ambiente voltadas exclusivamente para crianças com autismo. Ambas podem ser relacionais e utilizadas em conjunto ou de maneira independente.
Por isso, preparamos este artigo para você entender e compreender as principais diferenças entre estas duas abordagens.
ABA X TEACCH
Vamos começar pelo TEACCH, que é o menos conhecido no Brasil. Ele teve sua origem na Universidade da Carolina do Norte. E em território nacional ele é muito difundido pelas professoras Maria Elisa Greanchi e Viviane Costa Leon.
Ele é um programa psicoeducacional voltado para autistas. O TEACCH preza em organizar o ambiente de modo que este ou a atividade realizada possam passar a ideia ao nosso aluno ou filho que este ambiente foi planejado daquela forma propositalmente para um fim maior.
Ambas as abordagens, ABA X TEACHH, trabalham de uma forma a planejar o ambiente e atividades com antecedência.
Com isso, o próprio ambiente conta o que se espera dele. E ele está organizado de tal forma que dá dicas do que a criança pode esperar dele também.
Baseado em um estudo voltado para as necessidades de um indivíduo em determinado local, visando a resposta que se espera dele.
Os dois, ABA X TEACHH, possuem uma literatura bem vasta na internet. Mas o ABA se destaca neste assunto.
Isto se a porque o TEACHH ainda não é muito discutido no Brasil e a maioria da literatura a respeito dele está em inglês.
Já o ABA ou análise do comportamento aplicada, é uma metodologia de intervenção educacional aplicada de forma individual.
Ele é o mais estudado e aplicado no Brasil possuindo uma literatura mais rica e abrangente.
O ABA X TEACHH fazem com que o profissional, pai ou professor perceba as necessidades da criança autista em diversos locais, não somente na escola ou em casa. Há uma elaboração que visa uma melhor adaptação daquela criança no mundo.
Sendo assim, conheça agora de forma mais detalhada sobre cada uma dessas duas abordagens.
ABA ou análise do comportamento aplicada
Tanto o ABA X TEACHH possuem uma visão de futuro no comportamento da criança criando estratégias que irá gerar um benefício no ensino e aprendizagem.
Hoje há uma série de tecnologias que são utilizadas para elaboração de uma análise mais eficaz.
O ABA não é uma fórmula mágica. Ele é uma intervenção individualizada que deve ser aplicada de acordo com o perfil da criança.
Os métodos que o ABA utiliza para apoiar e ajudar pessoas com autismo se dá de seis maneiras:
- Comportamental: ajudando a criança autista a executar tarefas ou relações sociais;
- Ensinando novas habilidades: instigando a criatividade e propondo atividades novas para aquela criança;
- Autocontrole: Ajudando a criar mecanismos de autocontrole para gatilhos emocionais;
- Geração de respostas: Ajudando na escola onde o aluno tem o dever te fazer as atividades e fazer ele enxergar isso;
- Restringir comportamentos: trabalhar o ambiente para torná-lo mais agradável;
- Diminuir autoflagelo: nos casos de crise ajudar a criança a parar de se ferir.
Observando esses tópicos vemos que o ABA X TEACCH caminham para avaliarem e criarem uma melhor convivência da criança com autismo.
A análise de comportamento aplicada trabalha de forma de um para um, ou seja, o profissional ou professor trabalha de forma individual com a criança, dando o máximo de atenção possível. Inclusive, os pais também são de estrema importância neste período de acompanhamento.
TEACCH
Como já falamos anteriormente, é um método que visa criar um ambiente voltado exclusivamente para a criança autista.
É muito comum além de ver dicas de organizar, encontrar atividades organizadas dentro do método do TEACHH.
Os dois métodos ABA X TEACCH são como moldes em que se podem encaixar vários aspectos.
O TEACHH ainda carece de literatura no Brasil. Dessa forma, achar artigos e livros sobre o ABA no Brasil ainda é muito mais fácil.
Este método tem uma base de comportamento mental, mas ABA X TEACCH não se contrapõem e sim se completam.
Utilizando uma visão comportamental, o TEACCH nada mais é que um conjunto de contingentes para obter uma resposta.
Um arranjo para gerar um resultado esperado, uma resposta que você ou o profissional espera para a criança.
Então o TEACCH preza pela estrutura do ambiente. Isto é, trabalhar com antecedência. É fazer com que este ambiente gere uma resposta.
Assim ABA X TEACCH nos dá uma ideia de como fazer e trabalhar através atividades visuais e motoras.
Contrapondo os dois
O profissional deve arranjar seu consultório com bases nos métodos ABA X TEACCH de modo que tenha uma área de descanso, de atividades individuais das crianças e de atividades mediadas pelo profissional. Deve se levar sempre em consideração os dois na hora de planejar as atividades.
Compor essas atividades de modo que elas possam estar organizadas da melhor forma possível.
Isso no ABA X TEACCH tem que acontecer para que a criança consiga realizar estas atividades sozinhas.
Devemos sempre lembrar que elas possuem limitações de comunicação e até mesmo motoras.
Sendo assim, a tarefa deve estar disposta de uma forma que a criança não vá precisar da ajuda de um adulto para guiá-la.
Portanto, esses são pontos e questões que ambos ABA X TEACCH propõem, uma organizam prática e lúdica.
O TEACCH podemos considerar a prática, mas a teoria é o ABA que fornece. Pois é com uma análise de comportamento que saberemos as necessidades da criança que deve ser atendida na disposição das atividades.
Com isso, quando você for elaborar uma atividade ou intervenção utilize parâmetros ABA X TEACCH, realizando antes uma pesquisa sobre o assunto.
Pesquisas e estudos nos dão uma maior segurança antes de elaborar qualquer plano voltado para uma criança com necessidades especiais.
Agora que você sabe mais sobre as duas abordagens que tal aplicá-la na sua casa ou no seu escritório? Aposto que você perceberá os resultados com rapidez.
Caso queira saber mais sobre o ABA X TEACCH, continue nos acompanhando. E, se você achou esse artigo informativo, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais para ajudar a compartilhar o conhecimento sobre esse assunto.