Etapas do processo de avaliação de crianças autistas

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O processo de avaliação de crianças autistas consiste em realizar o levantamento do repertório comportamental da criança para identificar o que ela sabe fazer e o que ainda precisa aprender.

Pois, por meio da avaliação, conseguimos saber quais são os pontos fortes e fracos da criança e as potenciais barreiras que possam estar impedindo o seu progresso e o desenvolvimento de habilidades.

Quando avaliamos crianças com autismo, devemos considerar quatro premissas básicas, que explicamos detalhadamente neste artigo.

  1. Processo de avaliação
  2. Selecionar e monitorar o progresso por meio de objetivos de tratamento
  3. Avaliação funcional de comportamento-problema
  4. Duração e frequência da avaliação
Etapas do processo de avaliação de crianças autistas

Processo de avaliação de crianças autistas envolve as seguintes fases:

  • Revisão de documentos (os pais trazem os laudos, relatórios e as demais avaliações que foram realizadas com a criança anteriormente);
  • Entrevistas e escalas de avaliação (são realizadas entrevistas com os pais e são utilizados protocolos de avaliação);
  • Avaliação direta e observações;
  • Por fim, avaliações de outros profissionais.

Selecionar e monitorar o progresso por meio de objetivos de tratamento

Por sua vez, essa etapa refere-se à coleta de dados para acompanhar as metas de ensino pré-estabelecidas, e envolve:

  • Priorizar as metas com base em suas implicações para a saúde, o bem-estar e a segurança da criança, da família e da comunidade;
  • Identificar as metas de tratamento com base no processo de avaliação, de modo que sejam voltadas para a independência funcional da criança;
  • Em seguida, definir cada objetivo de maneira específica e mensurável para permitir a avaliação frequente do progresso. Dessa forma, é possível saber se houve ou não ganhos;
  • O número e a complexidade dos objetivos devem ser consistentes com a intensidade e o estabelecimento da prestação de serviços. A adequação das metas existentes e das novas deve ser considerada periodicamente.
Etapas do processo de avaliação de crianças autistas

A avaliação funcional de comportamento-problema envolve:

  • Realizar uma avaliação funcional quando uma criança apresentar um problema de comportamento em um nível que perturbe o ambiente ou seja perigoso para ela mesma e outras pessoas;
  • Identificar os aspectos do ambiente que possam contribuir para o desenvolvimento e a ocorrência contínua do comportamento-problema;
  • Então, identificar onde, quando e por quais motivos o comportamento-problema ocorre. Por sua vez, essas informações estarão incorporadas no plano de tratamento do comportamento-problema na forma de uma intervenção baseada em funções.

E a última etapa, duração e frequência da avaliação, envolve:

  • O processo de avaliação de crianças autistas necessário para o desenvolvimento inicial dos programas de tratamento abrangente pode levar 20 horas ou mais, de acordo com o repertório apresentado pela criança;
  • Avaliações para tratamentos focados em comportamentos específicos que envolvam um pequeno número de metas geralmente requerem menos horas;
  • O processo de avaliação funcional para problemas graves de comportamento, como os autolesivos, geralmente é complexo e pode exigir durações consideravelmente mais longas;
  • A avaliação do progresso geral em direção às metas abrangentes de tratamento deve ser resumida em intervalos regulares, por exemplo, semestralmente.
Etapas do processo de avaliação de crianças autistas

Por fim, ressaltamos que é muito importante que todas essas etapas sejam cumpridas em um processo de avaliação de crianças autistas para garantir melhores resultados com o tratamento. Por sua vez, o tratamento deverá ser planejado com base nos resultados da avaliação.

Uma criança é diferente da outra e, portanto, a avaliação e o plano de tratamento devem ser realizados de forma individualizada. Dessa forma, deve levar em consideração a base no repertório, nas características e nas necessidades específicas de cada criança.

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