LEGO terapia e suas atividades empreendedoras

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Você já ouviu falar sobre a LEGO terapia? Embora seja um brinquedo muito comum, poucas pessoas conhecem os benefícios do LEGO para além da brincadeira.

Quando recordamos da nossa infância, certamente lembramos das brincadeiras que marcaram essa fase tão importante das nossas vidas.

O LEGO costuma ser uma dessas brincadeiras memoráveis, que marcou a infância de muitas gerações. E, ainda assim, continua sendo uma das brincadeiras favoritas de muitas crianças nos dias de hoje.

Por isso, é difícil encontrar alguém que não conheça o LEGO.

O LEGO

Esse divertido brinquedo que consiste, basicamente, de peças de plástico coloridas que se encaixam umas nas outras, permitindo a criação de diferentes formas, por meio de diversas combinações.

O LEGO foi criado em 1934, na Dinamarca, por Ole Kirk Christiansen. Ele uniu duas palavras em dinamarquês para escolher o nome do brinquedo: “leg” e “godt”, que juntas significam “brincar bem”.

Porém, o que algumas pessoas ainda não sabem é que o LEGO é muito mais do que um brinquedo interessante e querido por muitos de nós, que nos remete à infância.

O LEGO tem sido usado há um tempo como uma forma de terapia para as crianças com atraso no desenvolvimento e, mais recentemente, para as atividades empreendedoras.

Então, o objetivo deste artigo é justamente apresentar os diferentes benefícios do LEGO e as suas importantes aplicações.

lego terapia

Os benefícios do LEGO

Quem já brincou com o LEGO, ou, pelo menos, ensinou os seus filhos e netos a brincarem com ele, sabe como ele é importante para estimular a criatividade e auxiliar no desenvolvimento das crianças de todas as idades.

Ainda mais nos dias de hoje, em que as crianças são muito expostas aos recursos eletrônicos. Então, o LEGO representa uma alternativa para desenvolver as habilidades motoras, visuais e analíticas das criança. Tudo isso de forma simples e interessante.

Além disso, as peças do LEGO podem ser utilizadas com outros brinquedos. Afinal, os blocos podem ser montados de diferentes maneiras, de acordo com a criatividade e a finalidade da criança.

Não existe um jeito certo ou errado de brincar com o LEGO. Sendo assim, depende da imaginação de quem estiver encaixando as peças. Por isso isso que esse é um brinquedo tão lúdico e interessante.

Contudo, as aplicações e os benefícios do LEGO vão além da brincadeira, podendo ser usado como uma forma de terapia. E, além disso, também para melhorar os negócios, conforme apresentado a seguir.

O que é LEGO terapia?

A LEGO terapia foi criada em Honolulu, no final dos anos 90, como uma alternativa de tratamento para as crianças com atraso no desenvolvimento.

No Brasil, infelizmente, ainda é pouco falado sobre isso. Mas no exterior há vários profissionais que já adotam essa prática há um bom tempo.

Benefícios da LEGO terapia

Além de desenvolver as habilidades motoras, visuais e analíticas, a LEGO terapia tem como objetivo melhorar a capacidade de interação social das crianças com desenvolvimento atípico.

Sabemos que o relacionamento interpessoal e a capacidade de socialização são umas das principais dificuldades dessas crianças. Por esse motivo, o LEGO passou a ser adotado como uma alternativa de terapia.

Com a LEGO terapia, as crianças podem trabalhar em grupos. Construindo diferentes formas com as peças, colaborando umas com as outras, trocando experiências, além de estimular o raciocínio e a criatividade.

Alguns terapeutas que trabalham com grupos de crianças com atraso no desenvolvimento estão acostumados a incorporar o brinquedo em suas sessões. Contudo, em nosso país, ainda contamos com poucos profissionais habilitados.

Além dos profissionais, os pais também podem aprender sobre a prática, para usar a LEGO terapia para os seus filhos, em suas próprias casas, incluindo irmãos ou outras crianças na brincadeira.

Para saber mais sobre a terapia, consulte nosso ebook: Terapia Baseada em LEGO e Austimo: Como e Por que Funciona

o que é lego terapia

O uso do LEGO como atividade empreendedora

Recentemente, tem sido divulgado nas mídias que alguns profissionais estão adotando o uso do LEGO também nos negócios. A fim de melhorar as atividades empreendedoras e auxiliar na resolução de problemas relacionados ao ambiente corporativo.

Dessa forma, os profissionais habilitados na prática do LEGO, com ênfase nos negócios, realizam dinâmicas com grupos de pessoas, de diferentes empresas, com o objetivo de estimular, por meio do uso das peças do brinquedo, a imaginação, a criatividade e a resolução de problemas de forma coletiva.

As peças são usadas de diferentes maneiras pelos participantes durante a dinâmica, conforme orientações do profissional, de forma que todos estejam envolvidos e focados na resolução de um problema, de maneira lúdica.

Os exercícios podem ser repetidos diversas vezes, conforme a necessidade, até se obter um resultado satisfatório.

A procura de profissionais nessa área

De acordo com os profissionais entrevistados, os retornos financeiros tem sido significativos. Logo, a procura das empresas pelos seus serviços está cada vez maior.

Contudo, apesar dessa demanda, trata-se de um nicho de mercado ainda pouco explorado em nosso país. Sendo assim, há poucos profissionais qualificados. Mas para se tornar habilitado, é necessário obter uma certificação.

Dessa forma, esse cenário aponta que aprender sobre o uso do LEGO e sobre as suas diferentes possibilidades de aplicação profissional pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro.

Pois, trata-se de uma área promissora, seja para ensinar habilidades sociais para crianças com a LEGO terapia, seja para alguma finalidade empreendedora. Entretanto, é uma área que ainda carece de profissionais.

Workshop Terapia Baseada em LEGO

Cientes da importância do LEGO para o tratamento das crianças com atraso no desenvolvimento, e da existência dessa lacuna no mercado, pela falta de profissionais habilitados, nós, do IEAC, realizaremos, no próximo dia 30 de março, o Workshop Terapia Baseada em LEGO.

O evento será realizado em São Paulo e contará com a presença do neuropsicólogo canadense Dr. Daniel LeGoff, muito conhecido por usar atividades colaborativas do LEGO para melhorar o desenvolvimento social. Sua metodologia de trabalho já foi adotada em mais de 50 países.

Nosso workshop é voltado não apenas para educadores, profissionais de saúde mental, clínicos de desenvolvimento e reabilitação, pais e administradores de programas, como também para todos que queiram aprender sobre os fundamentos da Terapia Baseada em LEGO.

Durante o evento, será apresentada aos participantes uma introdução sobre os fundamentos da Terapia Baseada em LEGO, suas aplicações e resultados.

Incluindo os tópicos:

  • natureza e propósito da terapia;
  • desenvolvimento social e estratégias de melhoria;
  • estratégias de comunicação social e de enfrentamento social;
  • estratégias de tratamento envolvidas na terapia;
  • estrutura dos grupos da terapia;
  • regras do Clube LEGO.

Então, não perca essa oportunidade! Garanta a sua vaga! Venha aprender mais sobre o LEGO e conhecer os benefícios dessa prática, que tornarão a sua vida mais fácil e interessante.

Para obter mais informações e garantir a sua vaga, acesse a página do evento: Workshop Terapia Baseada em LEGO