Transtornos da Comunicação

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Os transtornos da comunicação fazem parte dos transtornos do neurodesenvolvimento, que são um grupo de condições com início no período de desenvolvimento infantil, conforme os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria.

Para falarmos sobre os transtornos da comunicação, precisamos primeiramente entender o que é comunicação e linguagem.

Definição de comunicação e linguagem

A comunicação corresponde a uma ação ou um efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimentos, mensagens, buscando compartilhar informações. Está relacionada com a habilidade de estabelecer um diálogo e participar de uma conversa.

É importante citar que a comunicação pode ser realizada de diferentes maneiras, e não somente por meio da fala. Podemos nos comunicar com as outras pessoas também por meio de ações não verbais, como gestos, olhares, choro, figuras…

Já a linguagem é uma habilidade complexa, que se desenvolve com o objetivo principal de permitir a comunicação, ou seja, transmitir e receber pensamentos, ensinamentos, aprendizados, desejos, sentimentos etc.

Classificação dos transtornos da comunicação

A categoria diagnóstica dos transtornos da comunicação inclui:

Transtorno da Linguagem

A linguagem inclui bases anatômicas e funcionais. Para avaliar a linguagem de um indivíduo, precisamos analisar sua audição, fonação, respiração (tipo, ritmo, tempo e apneia), motricidade dos órgãos fonoarticulatórios e voz (tom, timbre e intensidade).

Quando falamos de transtornos da linguagem, devemos levar em consideração os aspectos cognitivos, a base genética, os estímulos, tanto do ambiente familiar como do ambiente escolar, e os marcos de desenvolvimento infantil, para saber o que é esperado que a criança faça em cada faixa etária.

Transtornos da Fala

A fala envolve a produção dos sons (sequencialização de fonemas para formação das palavras) e a realização motora (produção de fala e controle motor de falar).

O Transtorno da Fala corresponde à dificuldade persistente para a produção da fala que interfere na inteligibilidade da fala ou impede a comunicação verbal de mensagens.

Ele causa limitações na comunicação eficaz que interferem na participação social, no sucesso acadêmico ou no desenvolvimento profissional, individualmente ou em qualquer combinação.

Pós GRaduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento

Transtorno da Fluência com Início na Infância (Gagueira)

A gagueira é um transtorno do neurodesenvolvimento que aparece na infância e pode persistir por uma variedade de fatores, sendo caracterizada por interrupções involuntárias do discurso, consideradas atípicas, que se dividem em prolongamentos, repetições e bloqueios.

Ela pode ocorrer junto de uma ou mais condições, tais como: Transtornos Intelectuais, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), convulsões e outros atrasos do desenvolvimento.

Transtorno da Comunicação Social (Pragmática)

Caracteriza-se por uma dificuldade primária com a pragmática ou o uso social da linguagem e da comunicação.

Esse transtorno está relacionado com déficits em compreender e seguir regras sociais de comunicação verbal e não verbal, e também com a dificuldade de adaptar a linguagem conforme as necessidades do ouvinte ou da situação e seguir regras para conversar e contar histórias.

O Transtorno da Comunicação Social muitas vezes é confundido com o autismo, pelo fato de a dificuldade com o uso das habilidades de comunicação e interação social ser um dos principais sinais do TEA.

Transtorno da Comunicação Não Especificado

Essa categoria aplica-se a apresentações em que sintomas característicos do transtorno da comunicação que causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes do indivíduo predominam, mas não satisfazem todos os critérios para transtorno da comunicação ou para qualquer transtorno na classe diagnóstica dos transtornos no neurodesenvolvimento.

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