4 Domínios Envolvidos na Etapa de Avaliação do PEI

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Para fazer um Plano de Ensino Individualizado é importante você conhecer os 4 domínios envolvidos na etapa de avaliação do PEI.

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.

A etapa de avaliação é muito importante dentro do PEI, e o modelo a ser adotado, de acordo com a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), engloba quatro grandes domínios, conforme apresentados a seguir:

Habilidades Básicas para avaliação do PEI

  • Cooperação e efetividade do reforço (como é o nível de cooperação da criança, ela faz algo quando é pedido, como ela lida com os reforçadores);
  • Performance visual (ou seja, a criança faz pareamentos, consegue juntar os semelhantes, consegue montar quebra-cabeças);
  • Linguagem receptiva (ou seja, a criança consegue entender o que é dito para ela, como pegar algo ou fazer algo);
  • Imitação;
  • Imitação vocal (ou seja, criança repete algo que foi dito para ela, ela repete sons, onomatopeias);
  • Pedidos (ou seja, criança consegue pedir o que quer, mesmo que não seja vocalmente);
  • Nomear itens;
  • Intraverbal (ou seja, acriança consegue conversar, responder o que foi perguntado para ela);
  • Vocalização espontânea (ou seja, a criança emite sons);
  • Sintaxe e gramática (ou seja, a criança faz uso de pronomes, adjetivos, advérbios, consegue montar frases);
  • Brincar e lazer (relacionados com o desenvolvimento da linguagem, a criança faz menos estereotipias e menos movimentos repetitivos, tem mais oportunidades de ensino no ambiente natural);
  • Interação social (ou seja, a criança consegue comunicar-se);
  • Seguir instruções em sala de aula (ou seja, a criança compreende o que a professora fala, mesmo não falando diretamente para ela, ela consegue guardar as coisas na mochila, ela compreende o momento de sair para o intervalo);
  • Respostas generalizadas (ou seja, a criança consegue desempenhar o que ela fez nas sessões de terapia em diversos lugares).

Habilidades Acadêmicas para avaliação do PEI

  • Leitura;
  • Matemática;
  • Escrita;
  • Soletrar.

Habilidades de Autoajuda ou Funcionais para avaliação do PEI

  • Vestir-se;
  • Alimentar-se;
  • Auto cuidado;
  • Banheiro.

Habilidades Motoras para avaliação do PEI

  • Grossas (movimentos amplos, pular, saltar);
  • Finas (movimentos com as mãos, com os dedos, escrita).

A realização do Plano de Ensino Individualizado é muito importante, porém é um processo complexo. Sendo assim, é necessário compreender as etapas e saber o que consiste cada uma delas é fundamental.

No nosso curso Guia do Comportamento Verbal você aprende como realizar um Plano de Ensino Individualizado passo a passo. Clique aqui para saber mais!