Para fazer um Plano de Ensino Individualizado é importante você conhecer os 4 domínios envolvidos na etapa de avaliação do PEI.
O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.
A etapa de avaliação é muito importante dentro do PEI, e o modelo a ser adotado, de acordo com a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), engloba quatro grandes domínios, conforme apresentados a seguir:
Habilidades Básicas para avaliação do PEI
- Cooperação e efetividade do reforço (como é o nível de cooperação da criança, ela faz algo quando é pedido, como ela lida com os reforçadores);
- Performance visual (ou seja, a criança faz pareamentos, consegue juntar os semelhantes, consegue montar quebra-cabeças);
- Linguagem receptiva (ou seja, a criança consegue entender o que é dito para ela, como pegar algo ou fazer algo);
- Imitação;
- Imitação vocal (ou seja, criança repete algo que foi dito para ela, ela repete sons, onomatopeias);
- Pedidos (ou seja, criança consegue pedir o que quer, mesmo que não seja vocalmente);
- Nomear itens;
- Intraverbal (ou seja, acriança consegue conversar, responder o que foi perguntado para ela);
- Vocalização espontânea (ou seja, a criança emite sons);
- Sintaxe e gramática (ou seja, a criança faz uso de pronomes, adjetivos, advérbios, consegue montar frases);
- Brincar e lazer (relacionados com o desenvolvimento da linguagem, a criança faz menos estereotipias e menos movimentos repetitivos, tem mais oportunidades de ensino no ambiente natural);
- Interação social (ou seja, a criança consegue comunicar-se);
- Seguir instruções em sala de aula (ou seja, a criança compreende o que a professora fala, mesmo não falando diretamente para ela, ela consegue guardar as coisas na mochila, ela compreende o momento de sair para o intervalo);
- Respostas generalizadas (ou seja, a criança consegue desempenhar o que ela fez nas sessões de terapia em diversos lugares).
Habilidades Acadêmicas para avaliação do PEI
- Leitura;
- Matemática;
- Escrita;
- Soletrar.
Habilidades de Autoajuda ou Funcionais para avaliação do PEI
- Vestir-se;
- Alimentar-se;
- Auto cuidado;
- Banheiro.
Habilidades Motoras para avaliação do PEI
- Grossas (movimentos amplos, pular, saltar);
- Finas (movimentos com as mãos, com os dedos, escrita).
A realização do Plano de Ensino Individualizado é muito importante, porém é um processo complexo. Sendo assim, é necessário compreender as etapas e saber o que consiste cada uma delas é fundamental.
No nosso curso Guia do Comportamento Verbal você aprende como realizar um Plano de Ensino Individualizado passo a passo. Clique aqui para saber mais!