No artigo de hoje, vamos falar sobre os conceitos básicos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e sobre a aplicação dos seus princípios no mundo da Fonoaudiologia, destacando a importância da presença desse profissional nas intervenções ABA. Você sabe qual a relevância da ABA e fonoaudiologia, juntas?
Os ABCs da ABA
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é baseada nos trabalhos de B. F. Skinner, voltados para o estudo dos comportamentos observáveis e das causas que reforçam esses comportamentos.
Os três conceitos básicos dentro da ABA, conhecidos como ABCs da ABA, são: Antecedente, Comportamento e Consequência.
Primeiro, o Antecedente refere-se ao que aconteceu no ambiente antes de o comportamento ocorrer; em seguida, o Comportamento refere-se à descrição clara e objetiva do comportamento observado; por fim, a Consequência refere-se ao que aconteceu após o comportamento.
No caso da Consequência, se o que ocorreu após o comportamento aumentou as chances de o comportamento ocorrer novamente no futuro, isso indica que se tornou um reforço. Mas, caso contrário, se diminuiu as chances de o comportamento voltar a ocorrer, então se tornou uma punição.
Vejamos um exemplo para explicar melhor os três conceitos.
Você está segurando uma bola e quer que a criança diga a palavra “bola”.
Antecedente: você segura a bola e diz “bola”.
Comportamento: a criança repete, “bola”.
Consequência, portanto, você entrega a bola à criança.
Portanto, neste caso, entregar a bola representa um reforço positivo, já que as chances de a criança repetir a palavra aumentam quando ela recebe a bola.
Por isso, compreender os ABCs da ABA é o primeiro passo para entender o mundo como um Analista do Comportamento Aplicado.
E no caso dos fonoaudiólogos, de que forma eles estão envolvidos com a ABA?
A ABA e Fonoaudiologia
De fato, a Fonoaudiologia tem um papel muito importante dentro da ABA.
Pois, assim como os profissionais de outras especialidades usam os princípios para ABA para ensinar, motivar e moldar o comportamento das crianças, o mesmo ocorre com os fonoaudiólogos.
Afinal, a presença dos fonoaudiólogos na equipe multidisciplinar que faz o acompanhamento das crianças é muito importante para garantir o desenvolvimento das suas habilidades de comunicação.
Esses profissionais usam os princípios da ABA para ajudar as crianças a compreenderem a linguagem, a dizerem as primeiras palavras e mesmo a encontrarem outras alternativas de comunicação.
Além disso, por meio da ABA, os fonoaudiólogos conseguem descobrir por que as crianças se comportam de determinadas maneiras, com a intenção de substituir os comportamentos desafiadores.
Por exemplo, no caso de uma criança que esteja acostumada a bater em outras crianças quando elas atrapalham o seu caminho, para eliminar esse comportamento problemático, é necessário ensinar e reforçar um novo comportamento, como mostrar para a criança como desviar das crianças quando elas estiverem no seu caminho.
Considerando-se que o desenvolvimento da comunicação é uma área que envolve fatores mentais e físicos, por isso a presença dos fonoaudiólogos nesse processo é fundamental.
E para que a contribuição desse profissional seja efetiva na equipe multidisciplinar, os objetivos devem estar claros para todos os envolvidos, bem como os princípios da ABA a serem seguidos.
A cada dia com o aumento do número de diagnósticos ou hipóteses diagnósticas de Transtorno do Espectro Autista, existe uma grande demanda por profissionais capacitados especificamente em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que possam acrescentar a sua formação de base, competências em Análise do Comportamento Aplicada potencializando assim os resultados de intervenção.
Por esta razão desde 2018 o Instituto de Educação e Análise do Comportamento oferece uma Pós Graduação completa em Análise do Comportamento para preparar profissionais na atuação não só no TEA, mas também para toda a população com transtornos do neurodesenvolvimento. E se você quer também fazer parte deste time de profissionais especialistas que estão sendo constantemente sendo requisitados no mercado por planos de saúde, seguros saúde, e no particular você deve começar agora mesmo seu processo de especialização.
Nós temos um grande número de profissionais fonoaudiólogos que tem buscado acrescentar a sua rica formação dentro do mundo da fonoaudiologia também a ciência Análise do Comportamento Aplicada. Nós Estados Unidos o número tem sido cada vez mais crescente de profissionais com dupla certificação em Análise do Comportamento Aplicada e Fonoaudiologia, uma das razões inclusive que o tratamento no TEA nos Estados Unidos acaba tendo uma melhor qualidade pois o acesso a serviços acaba sendo maior que no Brasil.
Texto baseado em: https://blog.asha.org/2012/02/07/the-abcs-of-aba-in-the-slp-world/