Adaptação do conteúdo didático: O que levar em consideração?

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

No artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre como deverá ser realizada a adaptação do conteúdo didático no caso do ensino voltado para crianças com desenvolvimento atípico.

Essa é uma questão de muita relevância quando se trata de ensinar para esse perfil de alunos.

Entender a forma como o conteúdo de aula deve ser adaptado é muito importante para o desenvolvimento da criança.

Qual seria a maneira ideal para se adaptar esse conteúdo? Devemos levar em consideração o repertório comportamental da criança, de acordo com o seu desenvolvimento atual? Ou o conteúdo em sala de aula é que deve ser levado em consideração?

 Para entender melhor a questão, confira os próximos tópicos que trazemos neste artigo sobre a adaptação do conteúdo didático.

O conteúdo deve ser o mesmo da turma?

 A dica de hoje está relacionada o curso do Instituto de Educação e Análise do Comportamento – IEAC que trata de Adaptação Curricular para Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. 

É comum surgirem algumas dúvidas quando falamos sobre inclusão de crianças com desenvolvimento atípico na rede regular de ensino.

A ideia de fazer a adaptação do material didático e do currículo para essas crianças pode ser um pouco dificil de ser entendida. Por isso, é muito importante esclarecer os principais questionamentos que esse tema levanta. 

Há quem acredite que o material a ser colocado para a criança deve ser exatamente o mesmo que está sendo feito em sala de aula para o nosso aluno que possui dificuldades de aprendizado ou desenvolvimento atípico.

E, na verdade, as coisas não são e sequer precisam ser colocadas dessa forma. Visto que essa criança possui características e necessidades especiais em relação ao seu processo de aprendizagem. E isso não apenas escolar, mas de forma geral.

Frequentemente, tanto para a escola, quanto para a família deste aluno, pode ser muito difícil entender que nós não precisamos, quando estamos realizando a adaptação de uma tarefa ou um material para essas crianças, oferecer a ela exatamente aquilo que consta dentro de um planejamento convencional da turma.

É importante ressaltar que esse planejamento convencional leva em consideração o desenvolvimento típico.

Por isso, ele não corresponde às necessidades e às capacidades de uma criança que possui dificuldades na aprendizagem.

Muitas vezes, o nosso aluno com desenvolvimento atípico ou outro tipo de dificuldade na aprendizagem não possui pré-requisitos para conseguir acompanhar esse planejamento convencional.

Aliás, se assim o fosse, a adaptação do conteúdo didático não seria necessária.

adaptação do conteúdo didático

Entendendo as particularidades

É comum que este aluno possua pré-requisitos para compreender questões gramaticais, por exemplo.

Pode acontecer que esse aluno ainda esteja aprendendo sobre as vogais, enquanto a turma, da qual ele faz parte e está de acordo com a idade dele, já está um pouco adiante no conteúdo programático.

E esse seria um avanço que a criança com desenvolvimento atípico ou atrasos de aprendizagem ainda não alcançou.

Pode acontecer muitas vezes que este aluno ainda não tenha alcançado os pré-requisitos necessários para que se trabalhe com ele o mesmo conteúdo que está sendo trabalhado com o restante da turma.

Levando isso em consideração, é necessário ressaltar a importância de desenvolver um plano de ensino individualizado para a criança com desenvolvimento atípico ou outro tipo de dificuldade em relação ao aprendizado.

Não é necessário trabalhar com esse aluno questões gramaticais mais complexas, sendo que ele ainda está aprendendo as vogais. Nesse ponto, não deve ser levado em consideração o fato de que a turma da qual ele faz parte já está um pouco mais avançada em relação a esse conteúdo.

Desta forma, é sempre necessário estar atento ao fato de que nem sempre aquele conteúdo que vem sendo trabalhado com a turma de forma geral, necessita ser trabalhado com o aluno que possui dificuldades de aprendizado ou desenvolvimento atípico.

 Por que o repertório comportamental da criança deve ser considerado para a adaptação do conteúdo didático?

É muito importante que a escola, os pais, os terapeutas e todos aqueles que estejam envolvidos com o tratamento, o desenvolvimento, o acompanhamento e o processo de aprendizagem dessa criança estejam atentos a isso e tenham essa questão muito clara em suas mentes.

Caso contrário, o risco de cometer erros na escolha das melhores intervenções a serem utilizadas no processo de aprendizagem da criança sejam cometidas é muito grande.

Outro risco, é acabar errando no processo de adaptação do conteúdo didático. E por consequência passar a cobrar do aluno com desenvolvimento típico e dificuldades de aprendizagem algo que vá muito além do repertório comportamental que essa criança possui nesse momento.

adaptação do conteúdo didático

A importância do plano de ensino individualizado

É importante que a adaptação do conteúdo didático das aulas sejam realizados levando em consideração o que está presente no repertório comportamental dessa criança. Dessa forma,essa adaptação atenda às necessidades que essa criança tem.

Sendo assim, a melhor maneira de ensinar uma criança que possui dificuldades de aprendizagem ou desenvolvimento atípico é através do plano de ensino individualizado.

Isso porque é o plano de ensino individualizado que vai oferecer para esse aluno os materiais e conteúdo que ele necessita aprender. Ele levará em consideração o seu repertório comportamental no momento atual. E assim ele atende as necessidades e as capacidades que essa criança possui.

Manter a criança em uma turma na escola que esteja dentro de sua faixa etária é importante para o seu desenvolvimento. Entretanto, o conteúdo a ser passado para essa criança deve corresponder às suas necessidades e as suas capacidades no momento.

Agora você já sabe se a melhor forma de se proceder a adaptação do conteúdo didático e do planejamento de ensino de uma criança com desenvolvimento atípico deve ser levando em consideração o repertório da criança ou o conteúdo programático da turma.

Se você gostou deste artigo, pode saber mais sobre a Análise do Comportamento, o acompanhamento de crianças com desenvolvimento atípico e a nossa pós-graduação em ABA aqui do Instituto de Educação e Análise do Comportamento – IEAC, aqui no nosso blog.

A adaptação do conteúdo didático pode gerar muitas dúvidas. Isso é absolutamente comum. Sendo assim, se você ainda tiver alguma questão que não compreendeu bem, pode comentar aqui no blog que tentaremos ajudar. Aproveite e compartilhe também esse artigo com seus amigos, pode ser muito útil para outros pais ou professores.