Como trabalhar a ecolalia e melhorar a comunicação de autistas

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

A dificuldade com a comunicação é um dos principais sinais apresentados pelas crianças autistas, prejudicando a forma como elas interagem com as pessoas e ao ambiente ao seu redor. A ecolalia corresponde à repetição de palavras, frases e comportamentos de outras pessoas.

Segundo pesquisadores, se trabalhada corretamente, pode ser uma alternativa para melhorar a capacidade de comunicação dessas crianças.

Como trabalhar a ecolalia?

Inicialmente, deve ser realizada uma avaliação abrangente da linguagem para determinar as habilidades e fraquezas comunicativas da criança. Por sua vez, isso ocorre através de protocolos de avaliação.

Com base no resultado dessa avaliação, deverá ser determinado o que será ensinado à criança para desenvolver a sua comunicação.

Em seguida, deverá ser realizada a modelagem da comunicação pelo uso de ecolalia da criança. É importante ter em mente o nível de desenvolvimento da criança antes de selecionar as estratégias a serem usadas.

ecolalia e comunicação de autistas

Como transformar a ecolalia em uma comunicação significativa:

  • Evite usar frases e perguntas que resultem em ecolalia. Por exemplo, em vez de perguntar à criança “Você quer água?”, escolha uma frase que produza uma resposta correta, como “Estou com sede”;
  • Ensine a resposta correta às perguntas, por exemplo, pergunte à criança “O que é uma rosa?”. Em seguida responda “Flor”;
  • Diga uma frase incompleta e pause para ver se a criança finaliza. Por exemplo, diga “Quero beber _____”. Então, veja se a criança completa com a palavra “suco”, enquanto você mostra um copo de suco;
  • Faça perguntas para uma outra pessoa, quando vocês estiverem perto da criança. Então, quando essa pessoa responder corretamente, faça um elogio e entregue um reforçador. Em seguida, realize o mesmo procedimento com a criança, de forma que ela repita o comportamento da outra pessoa e também responda às perguntas;
  • Use as sugestões para ajudar a criança a vocalizar. Por exemplo, quando você perguntar à criança “O que você quer?”  e ela repetir a pergunta “O que você quer?”, diga a ela que a resposta correta é “Quero o brinquedo”. Depois de dar a resposta, espere a criança repetir as suas palavras e entregue o brinquedo;

Toda resposta correta da criança deve ser reforçada, para aumentar as chances de ela vocalizar novamente essas mesmas palavras no futuro, em outras situações, com outras pessoas.

  • Recompense a criança pelas respostas corretas. Por exemplo, se você perguntar para ela “Você quer comer um chocolate?” e ela disser “Comer um chocolate”, você deve imediatamente entregar o chocolate. Mas se ela responder incorretamente, primeiro você deve corrigi-la antes de entregar o chocolate;
  • Use cartões para praticar o pareamento de palavras com as respectivas imagens. Por exemplo, ao ensinar a criança a dizer “Isto é um gato”. Então, mostre o cartão com a imagem de um gato e diga a palavra “Gato”. Faça isso até que a criança consiga emitir as respostas espontaneamente;
  • Use palavras e frases simples para comunicar-se com a criança. A fim de evitar que ela repita o que você disse por não compreender o que foi dito, e sempre aguarde a criança processar as informações para responder.

O universo do desenvolvimento infantil comunicação é muito vasto. Por isso, nós desenvolvemos vários cursos e treinamentos para profissionais que precisam se qualificar nessas áreas e pai que desejam aprender mais para ajudar no desenvolvimento de seus filhos. Quer aprender mais? Então, clique aqui!

Texto baseado em: