Apenas saber sobre Autismo não é suficiente – A importância do conhecimento sobre comorbidades nos Transtornos do Espectro Autista

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

No cenário da educação e da saúde, é fundamental que profissionais estejam preparados para lidar com a diversidade de indivíduos que encontram em sua prática diária. No contexto do autismo, esse conhecimento se torna ainda mais crucial. Além de compreender os aspectos específicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), é essencial que os profissionais  também adquiram conhecimentos sobre as comorbidades que frequentemente ocorrem em conjunto com o autismo. 

Neste artigo, exploraremos a relação entre o TEA e as comorbidades, destacando a importância de um conhecimento amplo e abrangente para proporcionar um suporte adequado a esses indivíduos.

O autismo e suas particularidades:

O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta o desenvolvimento em diversas áreas do desenvolvimento, principalmente na área da comunicação e interação social. Os autistas podem apresentar comportamentos repetitivos, dificuldades de comunicação verbal e não verbal, hipersensibilidade sensorial e interesses restritos. No entanto, o autismo não se manifesta da mesma forma em todos os indivíduos. Cada pessoa no espectro é única, com suas próprias características e necessidades.

As comorbidades e sua prevalência:

Além dos desafios relacionados ao autismo, é comum que as pessoas com TEA também apresentem outras condições de saúde mental, física ou comportamental, o que é conhecido como comorbidades. Estudos têm mostrado que as comorbidades são frequentes em indivíduos no espectro autista, afetando até 70% dos casos.

Entre as comorbidades mais comuns encontradas em conjunto com o autismo estão:

  • 1. Transtornos de ansiedade: Muitas pessoas com TEA sofrem de ansiedade, que pode se manifestar como preocupações excessivas, fobias, dificuldade em lidar com mudanças e situações sociais.
  • 2. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): O TDAH é caracterizado por dificuldades de concentração, impulsividade e hiperatividade, que podem ser observadas em indivíduos autistas.
  • 3. Transtornos do sono: Distúrbios do sono, como insônia e problemas de regulação do sono, são comuns em pessoas com TEA e podem afetar negativamente seu bem-estar geral.
  • 4. Transtornos do humor: Depressão e transtornos do humor, como transtorno bipolar, podem ocorrer em conjunto com o autismo.
  • 5. Transtornos alimentares: Alguns indivíduos com TEA podem desenvolver comportamentos alimentares seletivos, restritivos ou compulsivos, levando a problemas de saúde física e emocional.
A importância do conhecimento abrangente:

Compreender as comorbidades que frequentemente ocorrem em conjunto com o autismo é essencial para os profissionais da área da saúde e educação. Essa compreensão permite que eles ofereçam um suporte adequado e eficaz, considerando as necessidades holísticas dos indivíduos no espectro autista.

Ao obter conhecimento sobre as comorbidades, os profissionais estarão melhor equipados para identificar os sinais e sintomas associados e adotar abordagens de intervenção específicas. Além disso, esse conhecimento permitirá uma colaboração mais efetiva entre profissionais da saúde, e também da educação a fim de fornecer uma abordagem interdisciplinar e integrada.

A atuação profissional no campo do autismo exige não apenas um entendimento profundo sobre o Transtorno do Espectro Autista, mas também sobre as comorbidades que frequentemente acompanham o TEA. 

Essa compreensão mais ampla possibilita um suporte integral aos indivíduos autistas, considerando suas necessidades individuais e fornecendo intervenções adequadas para as comorbidades específicas que possam estar presentes. 

Portanto, é fundamental que os profissionais da área invistam na aquisição de conhecimentos abrangentes, a fim de promover uma prática mais inclusiva e efetiva em relação ao autismo e suas comorbidades, foi justamente por isso que nós do Instituto de Educação e Análise do Comportamento – IEAC criamos uma Pós-Graduação em transtornos do neurodesenvolvimento – do diagnóstico à intervenção. Não apenas pensando em comorbidades mas também em diagnóstico diferencial dentro dos transtornos.