Analista do Comportamento: Saiba como você pode ser um!

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O analista do comportamento é um profissional que atua sob a ótica de uma visão de mundo e de homem que está em consonância com o behaviorismo radical proposto por B. F. Skinner.

Para se tornar um analista do comportamento, esse profissional deve ter recebido algum tipo de formação relacionada a esse tipo de conhecimento. Seja na graduação, na pós ou na especialização.

Há bastante polêmica em torno do tema de quem pode ser considerado um Analista do Comportamento. Nesse artigo, falaremos um pouco sobre isso.

O que é Análise do Comportamento?

Antes de entender como ser um Analista do Comportamento, falaremos um pouco sobre o que é a Análise do Comportamento. Assim você poderá entender o que esse profissional faz.

Em primeiro lugar, é importante salientar que a Análise do Comportamento não se trata de um método ou uma técnica.

Mas, sim, de um braço da Ciência do Comportamento que se destina ao estudo, a compreensão e a explicação do comportamento humano dentro dos mais diversificados contextos.

Dentro da Análise do Comportamento é possível encontrar a Análise do Comportamento Experimental e a Análise do Comportamento Aplicada. Sendo ambos dois tipos de atuações diversas nas quais pode estar inserido um profissional Analista do Comportamento.

Aquele que se interessa pela Análise do Comportamento Experimental, é um profissional que irá se dedicar ao estudo do comportamento humano a partir de experiências em laboratório. Sendo, desta forma, um trabalho mais relacionado ao mundo acadêmico.

Já aquele que se interessa pela Análise do Comportamento Aplicada, também conhecida por ABA (abreviação em inglês para Applied Behavior Analysis), pode ser descrito como o profissional que está preocupado em estudar e compreender os comportamentos humanos que podem ser vistos com certo grau de relevância social.

Além disso, estuda também, procurando ser capaz de compreender, analisar e explicar, como se dá a interação entre a forma como as pessoas se comportam, o ambiente ao redor delas e como funciona o processo de aprendizagem.

Isso significa que os profissionais da Análise do Comportamento Aplicada são os responsáveis pelo estudo, a compreensão e aplicação prática de intervenções que são baseadas na produção científica da Ciência do Comportamento.

Desta forma, um Analista do Comportamento, é um profissional que atua de forma a aplicar os conceitos da Análise do Comportamento para estudar, compreender e explicar o comportamento humano sob variados aspectos.

analista do comportamento

A profissão de Analista do Comportamento

Um profissional analista do comportamento é um profissional que tenha recebido uma educação especifica. 

Essa educação deve ter sido voltada para os princípios, métodos e técnicas relacionadas a Ciência do Comportamento, mais especificamente, a Análise do Comportamento.

E ela pode ter sido aprendida através da graduação, pós ou um curso de especialização.

Esse profissional pode atuar em qualquer tipo de contexto. Afinal, a Análise do Comportamento é uma ciência que se preocupa em entender, explicar e teorizar sobre o comportamento humano. Logo, pode ser aplicada em qualquer contexto onde o mesmo possa ser observado.

Um analista do comportamento é um profissional preparado para atuar a partir de intervenções baseadas na Análise do Comportamento que podem ser aplicadas a contextos diversos.

Como, por exemplo, a educação, os esportes, a tecnologia, o lazer, as organizações e empresas.

Isso se deve ao fato, de como já dissemos, a Ciência do Comportamento, estar preocupada em estudar o comportamento humano.

Desta forma, é possível dizer que, onde haja pessoas emitindo algum tipo de comportamento, é possível que o Analista do Comportamento atue aplicando os seus conceitos, métodos e técnicas.

Além de especializações e pós-graduações, também é possível se tornar um profissional Analista do Comportamento através de cursos de formação. 

Esses curso podem ser considerados mais compactos, através do qual também é possível obter esse tipo de formação profissional.

Uma vez que a profissão, no contexto nacional, ainda carece de regulamentação. Portanto, mais importante que um diploma é a base teórica e a experiência necessária para que tais  intervenções sejam realizadas de maneira adequada.

analista do comportamento estudo

Regulamentação da Profissão de Analista do Comportamento

No contexto nacional, não há uma regulamentação oficial sobre quem tipo de profissional é o Analista do Comportamento. No nosso país, essa profissão ainda está dentro de um processo para que haja a sua regulamentação.

Diferente, por exemplo, do contexto dos Estados Unidos da América. Lá a BOAR – BehaviorAnalyst Certification Board – e a BCBA – Behavior Analyst Certification Board – que regulamentam a profissão de Analista do Comportamento naquele país.

Apenas psicólogos podem ser Analistas do Comportamento?

Como já dissemos, a profissão de Analista doComportamento não é regulamentada no país.

Entretanto, no Brasil, já é possível encontrar em diversas instituições de ensino espalhadas pelo território nacional que já oferecem para seus estudantes o título de Analista do Comportamento no momento da conclusão do curso.

Tais cursos de pós-graduação, inclusive, podem ser realizados por quaisquer pessoas que já tenham concluído um curso superior anteriormente. E isso é independente da sua área de formação.

Existem algumas instituições de ensino, entretanto, que restringem seus cursos de pós-graduação em Análise do Comportamento. Dessa forma, apenas profissionais graduados na área da saúde ou da educação podem fazer.

Embora seja importante salientar que, no contexto brasileiro, não há nenhuma restrição ou nenhuma legislação que aponte que apenas os profissionais graduados em Psicologia possam se tornar um Analista do Comportamento.

Desta forma, a profissão de Analista do Comportamento não é considerada um direito ou uma prioridade relegada apenas aos graduados na área da Psicologia.

Isso significa que, no Brasil, qualquer pessoa pode ser considerada como um profissional Analista do Comportamento. Isso, claro, desde que procure uma pós-graduação ou uma especialização.

Mas, pode sim, se tornar um profissional independentemente de sua área de formação na graduação.

Aqui no IEAC você encontra muito mais conteúdos sobre a Análise do Comportamento. Portanto, se você tem interesse no assunto, continue acessando ao site.

Caso tenha alguma dúvida ou deseje acrescentar algo, deixe um comentário!