As conversas em quadrinhos para crianças autistas foram criadas por Carol Gray, consultora de pessoas autistas e autora de diversas publicações sobre o autismo. Elas são uma ótima opção para facilitar a compreensão das conversas do dia a dia pelas crianças autistas.
Como a capacidade de interagir socialmente e de compreender os sentimentos das outras pessoas costumam ser habilidades pouco dominadas pelas crianças autistas, as conversas em quadrinhos para crianças autistas podem ser uma boa alternativa para facilitar a comunicação.
O que são as conversas em quadrinhos para crianças autistas?
Trata-se de representações visuais das conversas com o objetivo de mostrar para a criança:
- O que é falado em uma conversa;
- Como funciona a interação entre as pessoas durante uma conversa;
- Como as pessoas se sentem durante uma conversa;
- Quais são as intenções das pessoas durante uma conversa.
Mas para representar as interações sociais nas conversas, são usados símbolos e figuras e, para representar os sentimentos são usadas cores. Além disso, há materiais como papel, lápis, giz de cera, marcadores, aplicativos de computadores, tablets, dentre outros recursos.
Como as conversas em quadrinhos para crianças autistas ajudam
Quando uma criança autista vê uma conversa representada visualmente, fica mais fácil para ela identificar e compreender os elementos mais abstratos da comunicação. Como, por exemplo, os sentimentos e outros conceitos de difícil entendimento.
Desse modo, as conversas em quadrinhos também podem ser usadas para planejar situações futuras. Pois, ajudam para preparar a criança para o que ela ainda irá passar. Portanto, diminuindo a ansiedade que poderia ser causada pela expectativa com uma situação desconhecida.
Além disso, as conversas em quadrinhos podem ser usadas para mostrar como uma determinada situação é percebida por uma criança autista.
Sendo assim, podem ser feitas várias perguntas sobre uma determinada situação e a criança autista deverá responder às perguntas falando e desenhando, conforme o seu entendimento da situação.
E, para situações mais longas e complexas, caso a criança tenha dificuldade para acompanhar todas as sequências do evento, os desenhos podem ser numerados conforme a ordem dos acontecimentos.
Como elaborar as conversas em quadrinhos:
- Determine qual situação será representada;
- Tenha em mente o objetivo a ser atingido com a representação;
- Use uma linguagem simples, positiva e esclarecedora;
- Elabore a quantidade de quadrinhos necessária para que a situação seja compreendida pela criança;
- Providencie os recursos que serão usados para elaborar os quadrinhos.
As conversas em quadrinhos são uma alternativa bem interessante para fornecer às crianças autistas uma compreensão melhor das situações sociais, de uma forma simples, divertida e lúdica.
Usando essa ferramenta, pais, cuidadores, professores e profissionais terão mais uma opção para ajudar as crianças com atraso no desenvolvimento a diminuírem as barreiras relacionadas à interação social e a desenvolverem novas habilidades de comunicação.
Quer aprender mais sobre esse assunto? Então, clique aqui!
Texto baseado em: https://www.autism.org.uk/about/strategies/social-stories-comic-strips.aspx