Ensinar a criança a pedir pode ser um grande desafio para pais e educadores. Por isso, aprender a desenvolver e estimular os comportamentos adequados desde cedo muitas vezes é uma função conflituosa.
Mas não precisa se preocupar tanto. Pois, existem formas certas e técnicas práticas que podem ajuda nesse processo!
Para ensinar a criança a pedir, o treino do mando, que é a habilidade de pedir, conforme a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), deve ser conduzido de acordo com o seguinte passo a passo:
6 passos para ensinar a criança a pedir
Passo 1 – Identificar os reforçadores fortes
Os reforçadores fortes devem ser identificados, por meio da manipulação da operação motivadora, da privação e da saciedade. Por isso, deve ser verificado o que é reforçador para a criança e em qual momento aquilo é reforçador para ela.
Passo 2 – Selecionar a forma de resposta que a criança usará
Em seguida, deve ser verificado como a criança pedirá o que ela quer, vocalmente, ou por meio do uso de cartões, de softwares, com sinais… Contudo, é importante ressaltar que o foco deve ser sempre na função, e não na topografia (forma).
Passo 3 – Parear os adultos com a entrega de reforçadores
Em terceiro lugar, o pareamento do adulto com o reforçador deve ser realizado para mostrar que ele é o provedor daquilo, que quando a criança se comunicar com ele, coisas prazerosas para ela acontecerão.
Passo 4 – Ensinar a criança a pedir quando a motivação estiver alta
Para ensinar a criança a pedir, a motivação dela deve estar alta. Somente será possível ensinar habilidades para uma criança quando ela estiver bem motivada. Para isso, pode ser usada a estratégia da privação e da saciedade.
Passo 5 – Fazer uso de níveis de ajuda para que a criança peça
Os níveis de ajuda devem ser usados para estimular a criança a pedir. Caso ela dê a resposta falando, poderá ser dada uma dica vocal (a pessoa fala a palavra e ela repete, ou a pessoa começa a palavra e ela termina).
Se for usando um cartão, por exemplo, a pessoa dará a ajuda para ela pegar ou apontar o cartão.
Passo 6 – Fazer a retirada dos níveis de ajuda para que sejam espontâneos
Assim como os níveis de ajudam entram para auxiliar a criança, eles devem sair gradativamente, para que os comportamentos da criança de pedir sejam espontâneos, e não artificiais. Dessa forma, a ajuda deve ser sempre da mais intrusiva para a menos intrusiva.
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Por fim, se restou alguma dúvida sobre ensinar a criança a pedir de forma adequada, deixe o seu comentário. Caso você esteja enfrentando algum desafio nessa área, nos escreva para que possamos te ajudar mais.