O que os pais precisam saber sobre o tratamento remoto de saúde mental e atendimento de crianças por telemedicina.
Se seu filho já está recebendo tratamento de saúde mental ou se você está trabalhando para encontrar um tratamento para ele, é provável que a crise do coronavírus tenha afetado seus planos.
Mas, embora as sessões presenciais não sejam possíveis no momento, muitos provedores estão oferecendo serviços de saúde mental online.
A crise fez com que muitos profissionais de saúde mental em todo o país começassem a atender pacientes virtualmente.
Para os pacientes que eles já estavam atendendo, fornece suporte e continuidade.
“O que estamos fazendo é realmente tentar manter as coisas o mais consistentes possível”, diz Joanna Stern, PsyD, psicóloga clínica do Child Mind Institute. “Há tantas coisas sobre as quais não temos controle, que estão mudando, então vamos manter esse ponto de contato.”
Mas a expansão dos serviços de telessaúde também significa que, se você mora em uma área com poucos profissionais de saúde mental, agora pode ter muito mais acesso aos cuidados para seu filho.
Aqui está um guia para aproveitar ao máximo a telessaúde para o tratamento de saúde mental do seu filho.
Como funciona a telessaúde?
A telessaúde é essencialmente uma sessão com um provedor de saúde que acontece por meio de tecnologia, e não pessoalmente. No tratamento de saúde mental, isso pode incluir uma avaliação diagnóstica ou uma sessão de tratamento.
As videochamadas são o meio mais comum, mas as sessões de telessaúde também podem acontecer por telefone ou por chat de texto.
Assim como o tratamento de saúde mental presencial, a telessaúde pode oferecer sessões para indivíduos, famílias ou grupos. Embora os detalhes do tratamento possam variar, as sessões de telessaúde geralmente estão disponíveis para a maioria dos problemas de saúde mental.
Quanto ao pagamento, muitos planos de saúde começaram recentemente a cobrir o tratamento de telessaúde. Em alguns casos, os serviços de telessaúde podem ser reembolsados pelos planos de saúde, mas não são totalmente cobertos.
Antes de iniciar as sessões de telessaúde, é sempre melhor verificar diretamente com sua seguradora para ter certeza de que as visitas serão cobertas e você não incorrerá em despesas inesperadas.
Alguns provedores também podem oferecer opções de pagamento em escala móvel para sessões de telessaúde.
Finalmente, os provedores que oferecem serviços de telessaúde devem seguir todos os regulamentos usuais para praticar sob sua licença. Isso significa que eles devem usar conexões seguras para sessões online. No entanto, sempre vale a pena checar com eles para ver quais medidas de segurança online eles adotam para manter suas sessões confidenciais.
Quais são alguns prós e contras da telessaúde para crianças?
Embora possa parecer estranho à primeira vista, o tratamento remoto da saúde mental pode, na verdade, ter algumas vantagens sobre as sessões pessoais. Por exemplo:
- Flexibilidade: sem tempo de viagem e local para se preocupar, pode ser mais fácil para você e seu filho agendar sessões em horários que funcionem bem para você. Além do mais, você não está limitado a ver apenas profissionais em sua área geográfica imediata, o que pode ser especialmente útil se você estiver procurando trabalhar com um especialista.
- Conforto: as crianças podem estar mais dispostas a se abrir quando podem conversar com um terapeuta no conforto de sua própria casa, em vez de em um escritório desconhecido.
- Apoio direto: dependendo do tipo de tratamento que você está procurando, pode ser útil agendar sessões em torno de atividades específicas que seu filho enfrenta. Por exemplo, a telessaúde permite que os especialistas em transtornos alimentares ofereçam apoio direto na hora das refeições.
Desvantagens do atendimento de crianças por telemedicina
- Linguagem corporal: o chat de vídeo pode replicar parte da sensação de conexão que vem da linguagem corporal, mas geralmente não é a mesma coisa. O Dr. Stern observa que, com a videoconferência, os provedores e clientes ainda são capazes de captar o tom de voz e as expressões faciais, mas que “você não consegue entender tanto a linguagem corporal completa”.
- Falta de privacidade: pode ser difícil encontrar um espaço tranquilo e privado em casa para seu filho se encontrar com um provedor. Além disso, eletrônicos, brinquedos e outras distrações podem tornar mais difícil para seu filho se concentrar na sessão.
- Questões técnicas: como em qualquer plataforma online, as sessões de telessaúde podem ter sua parcela de desafios tecnológicos. Você pode lidar com falhas de áudio ou vídeo lento, o que pode tornar a sessão menos produtiva.
Como aproveitar ao máximo as sessões de atendimento de crianças por telemedicina?
Com um pouco de preparação, você pode ajudar seu filho a obter tanto da telessaúde quanto das sessões presenciais. Aqui estão algumas dicas para manter em mente:
- Deixe seu filho saber o que esperar;
Antes de começar, converse com seu filho sobre o que é cuidado à distância e pergunte se ele tem alguma dúvida ou preocupação. Você também pode deixar seu filho saber que pode parecer estranho no início, mas dentro de algumas sessões deve parecer pelo menos um pouco normal. “Uma maneira de superar o constrangimento inicial é simplesmente continuar”, aconselha o Dr. Stern.
- Defina limites claros no atendimento de crianças por telemedicina;
Se você costuma estar presente durante a consulta de seu filho, você também pode comparecer virtualmente.
Mas se seu filho geralmente vê o provedor sozinho, é importante dar a ele o mesmo nível de privacidade agora. Providencie um quarto privado, se possível, e certifique-se de que os irmãos e outros membros da família não interrompem. Isso pode ser complicado se você estiver confinado a um apartamento pequeno, mas faça o possível para encontrar consertos.
Por exemplo, se seu filho precisa ter uma sessão em um espaço compartilhado, peça às outras pessoas presentes que coloquem fones de ouvido e se concentrem em outra atividade.
- Faça um teste;
Antes da primeira sessão, o Dr. Stern recomenda aos clientes que se certifiquem de que podem usar a plataforma designada no dispositivo que pretendem usar. Baixe o software se necessário e teste-o com antecedência, se possível. Assim, você não perderá minutos preciosos lidando com dificuldades técnicas.
- Conheça as regras básicas;
O provedor do seu filho provavelmente usará parte da primeira sessão para definir as diretrizes de como o atendimento remoto funcionará, e provavelmente fará sentido para você estar presente nessa conversa. Se for uma sessão de grupo, o provedor deve conduzir uma conversa sobre as regras em torno de coisas como fazer capturas de tela e compartilhar o que outros disseram.
- Manter o foco;
Stern diz que é importante abordar a telessaúde da mesma forma que faria com o atendimento presencial. “Qualquer coisa que você não faria em um consultório médico, você não faria por telessaúde”, diz ela. Isso significa que as crianças devem evitar coisas como comer uma refeição ou navegar pelas redes sociais durante seus compromissos, e você pode ajudar removendo as distrações e garantindo que as notificações estejam silenciadas. Na mesma linha, certifique-se de que seu filho saiba que deve começar na hora certa e permanecer durante toda a sessão.
- Forneça suporte;
Mesmo que seu filho esteja se reunindo com o provedor sozinho, às vezes ele precisará da sua ajuda. Em alguns tipos de terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), fazer a lição de casa (como anotações no diário ou exercícios mentais) é crucial.
Certifique-se de saber o que se espera que seu filho faça entre as sessões e, se necessário, faça um plano com ele para descobrir quando e como o farão.
Você também pode verificar com seu filho e seu provedor regularmente para ver como estão indo às sessões remotas.
Lembre-se de que você pode adaptar as sessões se necessário – por exemplo, se seu filho tiver problemas para se concentrar em casa, você pode estar presente em parte da sessão para orientá-lo ou talvez mudar para sessões mais curtas.
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