Estratégias de ensino para crianças com síndrome de Down

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Alunos e crianças com síndrome de Down geralmente demonstram boas habilidades sociais, que podem ser construtivamente utilizadas para aumentar as oportunidades de aprendizado e ensino.

As crianças com Síndrome de Down geralmente são muito boas comunicadoras e desejam interagir socialmente desde a infância. É essa disposição de interagir que ajuda no desenvolvimento de habilidades de linguagem e comunicação. 

Porém, pode ser um desafio para pais e professores que ainda não têm um grande conhecimento sobre técnicas e estratégias práticas para o ensino e aprendizagem. Nesse artigo, você encontrará algumas dicas úteis.

Estratégias para ensinar a leitura para crianças com síndrome de Down

Alunos com síndrome de Down têm fortes modalidades de aprendizado visual. Por isso, ensinar a leitura para alunos com síndrome de Down deve ser caracterizada por uma forte ênfase no aprendizado visual.

Visualização

Ou seja, não use apenas os livros que contem páginas e mais páginas de palavras, com poucos desenhos e outros recursos visuais.

Pois então, esse é o momento de colocar a criatividade em prática. As crianças com síndrome de Down necessitam de demonstrações visuais, imagens e ilustrações.  Por isso, todas elas podem ser usadas com sucesso para auxiliar no ensino eficaz.

Dinâmica

Além disso, as demonstrações e atividades táteis também são muito atrativas para alunos com síndrome de Down. De forma que deixa o ensino muito mais dinâmico e atrativo para essas crianças. Despertando um interesse maior nelas e, consequentemente, tornando o ensino e o processo de aprendizagem mais fácil.

crianças com síndrome de down

A linguagem com crianças com síndrome de Down

Muitas vezes estamos já tão acostumados em tratar com crianças neurotipicas de determinado modo, que nos esquecemos de coisas simples para o processo de ensino de crianças com síndrome de Down.

Por isso, é necessário sempre enfatizar a importância de falar diretamente com o aluno, usando linguagem clara e frases curtas. Além disso, evite se expressar de forma ambígua, o que pode causar um pouco de confusão e frustração.

Em seguida, uma vez iniciado a comunicação, dê um tempo para que a criança consiga compreender a linguagem, processar essa informação e, só então, formular uma resposta.

Outras dicas práticas de ensino

  • Estruture oportunidades de aprendizado e ensino para capacitar o aluno a participar de tarefas com outros alunos, que podem atuar como modelos adequados;
  • Esteja ciente de que o aluno pode se tornar desnecessariamente dependente, por meio da disponibilidade de suporte individual excessivo. Por isso, esteja atento a esse fator e evite que isso ocorra;
  • Ensine diretamente os horários, as rotinas e as regras da escola para os alunos.

Usando ABA para crianças com síndrome de Down

Você sabia que é possível usar os métodos ABA (Análise do Comportamento Aplicada), mais especificamente o Comportamento Verbal, para melhor ensinar os indivíduos com Síndrome de Down?

Por isso, aprender ABA pode ser muito importante para quem busca estudar e desenvolver estratégias práticas de ensino e aprendizagem de crianças com síndrome de Down. Vamos explicar mais detalhadamente!

O que é ABA?

A abordagem sistemática para alterar o comportamento por meio da manipulação dos antecedentes (o que acontece logo antes de um comportamento ocorrer) e das consequências (o que acontece imediatamente após o comportamento ocorrer) é conhecida como Análise de Comportamento Aplicada (ABA).

A Análise de Comportamento Aplicada tornou-se amplamente conhecida como a terapia de escolha para indivíduos com autismo. Embora seja eficaz para o autismo, e um tremendo sucesso tenha sido demonstrado, é um mito que a ABA seja uma intervenção apenas para essa população.

Na verdade, como a ABA é a única abordagem científica empiricamente válida e documentada, ela é apropriada para qualquer alteração necessária no comportamento, e é bem-sucedida com muitos diagnósticos. Inclusive, os da síndrome de Down.

Entendendo como a ABA pode ajudar!

Indivíduos com Síndrome de Down têm deficiências específicas de fala e linguagem, incluindo atrasos significativos nessas habilidades.

Dessa forma, esses atrasos na linguagem podem causar isolamento social. Consequentemente, podem levar a um comportamento inadequado devido à incapacidade de expressar os seus desejos, as suas necessidades e opiniões.

Então, imagine a frustração de desejar interagir com as pessoas ao seu redor, mas sem ter a capacidade de produzir uma fala audível ou sem ter a capacidade de saber o que dizer em determinadas situações? Pois é, isso seria bastante frustrante e difícil.

A capacidade de comunicar-se claramente pode reduzir significativamente outros problemas que são comumente associados com a condição, incluindo depressão, ansiedade e um sentimento de isolamento e exclusão social.

O que pode ajudar

Por isso, proporcionar a essas crianças os métodos necessários para melhorar a sua fala permite que elas adquiram controle sobre situações sociais e emoções, o que leva a um maior envolvimento e inclusão.

Dessa forma, com o uso da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), você pode ajudar crianças com síndrome de Down a interagirem socialmente e desenvolver suas habilidades de linguagem.

Embora a ABA seja eficaz com a linguagem, também pode ser destinada às áreas como habilidades motoras finas e grossas, acadêmicas e habilidades para a vida. Por meio do uso do encadeamento, os comportamentos são divididos em etapas alcançáveis, que são ensinadas até que o indivíduo seja bem-sucedido em completar a habilidade por conta própria.

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