Alunos e crianças com síndrome de Down geralmente demonstram boas habilidades sociais, que podem ser construtivamente utilizadas para aumentar as oportunidades de aprendizado e ensino.
As crianças com Síndrome de Down geralmente são muito boas comunicadoras e desejam interagir socialmente desde a infância. É essa disposição de interagir que ajuda no desenvolvimento de habilidades de linguagem e comunicação.
Porém, pode ser um desafio para pais e professores que ainda não têm um grande conhecimento sobre técnicas e estratégias práticas para o ensino e aprendizagem. Nesse artigo, você encontrará algumas dicas úteis.
Estratégias para ensinar a leitura para crianças com síndrome de Down
Alunos com síndrome de Down têm fortes modalidades de aprendizado visual. Por isso, ensinar a leitura para alunos com síndrome de Down deve ser caracterizada por uma forte ênfase no aprendizado visual.
Visualização
Ou seja, não use apenas os livros que contem páginas e mais páginas de palavras, com poucos desenhos e outros recursos visuais.
Pois então, esse é o momento de colocar a criatividade em prática. As crianças com síndrome de Down necessitam de demonstrações visuais, imagens e ilustrações. Por isso, todas elas podem ser usadas com sucesso para auxiliar no ensino eficaz.
Dinâmica
Além disso, as demonstrações e atividades táteis também são muito atrativas para alunos com síndrome de Down. De forma que deixa o ensino muito mais dinâmico e atrativo para essas crianças. Despertando um interesse maior nelas e, consequentemente, tornando o ensino e o processo de aprendizagem mais fácil.
A linguagem com crianças com síndrome de Down
Muitas vezes estamos já tão acostumados em tratar com crianças neurotipicas de determinado modo, que nos esquecemos de coisas simples para o processo de ensino de crianças com síndrome de Down.
Por isso, é necessário sempre enfatizar a importância de falar diretamente com o aluno, usando linguagem clara e frases curtas. Além disso, evite se expressar de forma ambígua, o que pode causar um pouco de confusão e frustração.
Em seguida, uma vez iniciado a comunicação, dê um tempo para que a criança consiga compreender a linguagem, processar essa informação e, só então, formular uma resposta.
Outras dicas práticas de ensino
- Estruture oportunidades de aprendizado e ensino para capacitar o aluno a participar de tarefas com outros alunos, que podem atuar como modelos adequados;
- Esteja ciente de que o aluno pode se tornar desnecessariamente dependente, por meio da disponibilidade de suporte individual excessivo. Por isso, esteja atento a esse fator e evite que isso ocorra;
- Ensine diretamente os horários, as rotinas e as regras da escola para os alunos.
Usando ABA para crianças com síndrome de Down
Você sabia que é possível usar os métodos ABA (Análise do Comportamento Aplicada), mais especificamente o Comportamento Verbal, para melhor ensinar os indivíduos com Síndrome de Down?
Por isso, aprender ABA pode ser muito importante para quem busca estudar e desenvolver estratégias práticas de ensino e aprendizagem de crianças com síndrome de Down. Vamos explicar mais detalhadamente!
O que é ABA?
A abordagem sistemática para alterar o comportamento por meio da manipulação dos antecedentes (o que acontece logo antes de um comportamento ocorrer) e das consequências (o que acontece imediatamente após o comportamento ocorrer) é conhecida como Análise de Comportamento Aplicada (ABA).
A Análise de Comportamento Aplicada tornou-se amplamente conhecida como a terapia de escolha para indivíduos com autismo. Embora seja eficaz para o autismo, e um tremendo sucesso tenha sido demonstrado, é um mito que a ABA seja uma intervenção apenas para essa população.
Na verdade, como a ABA é a única abordagem científica empiricamente válida e documentada, ela é apropriada para qualquer alteração necessária no comportamento, e é bem-sucedida com muitos diagnósticos. Inclusive, os da síndrome de Down.
Entendendo como a ABA pode ajudar!
Indivíduos com Síndrome de Down têm deficiências específicas de fala e linguagem, incluindo atrasos significativos nessas habilidades.
Dessa forma, esses atrasos na linguagem podem causar isolamento social. Consequentemente, podem levar a um comportamento inadequado devido à incapacidade de expressar os seus desejos, as suas necessidades e opiniões.
Então, imagine a frustração de desejar interagir com as pessoas ao seu redor, mas sem ter a capacidade de produzir uma fala audível ou sem ter a capacidade de saber o que dizer em determinadas situações? Pois é, isso seria bastante frustrante e difícil.
A capacidade de comunicar-se claramente pode reduzir significativamente outros problemas que são comumente associados com a condição, incluindo depressão, ansiedade e um sentimento de isolamento e exclusão social.
O que pode ajudar
Por isso, proporcionar a essas crianças os métodos necessários para melhorar a sua fala permite que elas adquiram controle sobre situações sociais e emoções, o que leva a um maior envolvimento e inclusão.
Dessa forma, com o uso da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), você pode ajudar crianças com síndrome de Down a interagirem socialmente e desenvolver suas habilidades de linguagem.
Embora a ABA seja eficaz com a linguagem, também pode ser destinada às áreas como habilidades motoras finas e grossas, acadêmicas e habilidades para a vida. Por meio do uso do encadeamento, os comportamentos são divididos em etapas alcançáveis, que são ensinadas até que o indivíduo seja bem-sucedido em completar a habilidade por conta própria.
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