Crianças autistas: a importância de ensinar a pedir

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Ensinar a pedir é uma das habilidades mais importantes a ser ensinada tanto para uma criança, quanto um adolescente ou um adulto com atraso no desenvolvimento.

Portanto, essa deve ser a primeira habilidade a ser ensinada, independentemente da idade do aluno.

De fato, para uma criança com desenvolvimento típico, a ação de pedir pode parecer algo bem simples, que ocorre naturalmente conforme ela vai crescendo e aprendendo a se comunicar.

Contudo, para uma criança com desenvolvimento atípico, essa pode ser uma habilidade muito difícil. Portanto, ela precisará ser ensinada, com bastante treino e paciência dos pais e profissionais envolvidos com a criança.

Ensinar a pedir e os desafios da comunicação

A fala é um dos tipos de comunicação, mas não o único. Por isso, não devemos ficar presos somente à fala. A comunicação deve ser ensinada, seja qual for o tipo de comunicação adotada, pois a criança precisa se comunicar de alguma forma.

É importante ressaltar que durante o ensino o foco deve ser sempre na função (pedir algo, nomear algo), e não na topografia (forma do pedido).

Para ensinar a pedir, deve haver uma intervenção intensiva em linguagem. Skinner estudou a linguagem como um comportamento, dando a ela o nome de comportamento verbal.

Hoje, contamos com muitos estudos científicos que comprovam a importância e a eficácia dos princípios e procedimentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o ensino do comportamento verbal, das habilidades de linguagem. Na ABA, a habilidade de pedir é chamada de mando.

A dificuldade de se comunicar

Quando uma criança não consegue falar ou comunicar o que ela quer, ou expressar algo que a esteja incomodando, essa dificuldade pode gerar nela alguns comportamentos problema, como chorar, jogar-se no chão ou atirar objetos.

O choro é a forma mais primitiva da criança pedir algo, quando ela ainda é um bebê. O bebê usa o choro para pedir algo ou demonstrar o que está sentindo, seja vontade de mamar, de dormir ou de trocar a fralda, por exemplo.

E no caso das crianças com atraso no desenvolvimento, elas também usam o choro para pedir algo, mesmo não sendo mais bebês.

A melhor forma de ensinar a criança a pedir é por meio dos reforçadores. Um reforçador é aquilo que aumenta a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente, podendo ser um alimento, um brinquedo, uma atividade, desde que seja algo prazeroso para a criança.

Considerando que saber pedir é algo que está diretamente relacionado com a autonomia e a independência da criança, o ensino dessa habilidade é fundamental para o seu desenvolvimento.

E saber identificar os reforçadores fortes para uma criança é fundamental para esse processo de ensino, afinal o reforço é diferente de pessoa para pessoa, por isso a importância de saber identificar o que é ou não motivador para a criança ao ensinar a pedir.