As funções do Atendente Terapêutico (AT) consistem em auxiliar no tratamento de pacientes que apresentam diversos problemas de comportamento.
Hospitais psiquiátricos, centros médicos e centros educacionais geralmente empregam uma equipe multidisciplinar para ajudar os indivíduos com as habilidades básicas de vida e sociais, que incluem o AT.
Como um todo, o campo está focado na ciência e no comportamento humano a fim de aliviar comportamentos-problema nos indivíduos. Se você gostar das áreas de Psicologia e Análise do Comportamento, a função de AT pode ser uma boa opção.
O que um Atendente Terapêutico faz?
Esse profissional trabalha em ambientes clínicos para fornecer planos de tratamento para pacientes diversos, incluindo crianças autistas.
Como Atendente Terapêutico, você trabalhará para criar as mudanças mais impactantes para um paciente individual.
Também poderá trabalhar em escolas e residências para ajudar os pacientes a reduzir comportamentos-problema ou aprender novas habilidades.
Alguns exemplos de programas de tratamento que você poderá ajudar a implementar enquanto trabalhar com os pacientes são: desenvolvimento emocional, autogerenciamento, habilidades de segurança, desenvolvimento de jogos e lazer, participação em comunidade e capacidade de enfrentamento e tolerância.
Como um AT, também é possível que você auxilie pacientes em configurações individuais ou em grupo, compartilhe do progresso do paciente com pais e cuidadores, prepare os materiais do paciente, observe e registre os dados de comportamento do paciente.
Remuneração profissional
Dependendo de onde você começar a trabalhar, sua faixa salarial poderá variar. O salário também dependerá da sua experiência e capacitação. Atendentes terapêuticos com muitos anos de práticas podem ter salários bem maiores em relação ao profissional que está adquirindo suas primeiras experiências.
Além disso, seu salário poderá ser determinado pelo ambiente em que trabalhar. Alguns profissionais podem trabalhar em tempo integral ou parcial e, como hospitais e residências funcionam 24 horas por dia, muitos técnicos trabalham à noite, aos finais de semana e feriados.
Atuando no dia a dia como Atendente Terapêutico
Se a observação do comportamento humano te fascinar você, então você sempre estará interessado nesse setor, pois fará muito monitoramento. O trabalho é gratificante, mas também poderá ser desafiador, pois você deverá lidar com problemas de comportamento e déficits de habilidades com os pacientes.
Como você trabalhará com pacientes com sensibilidades e/ou problemas de desenvolvimento, terá que ficar alerta quando se tratar de interações. O que poderá funcionar em um dia poderá não funcionar no outro e sua disposição para ajustar-se e adaptar-se a isso será muito importante.
Além disso, devido às inúmeras pesquisas em andamento na área de saúde do comportamento, protocolos e procedimentos estão sujeitos a mudanças. Isso significa que sempre haverá maneiras novas e melhores de trabalhar com os pacientes.
Se você for um profissional comprometido, espera-se que tenha ciência de que a educação continuada será sempre uma tendência nesse setor.
Quais outras habilidades o Atendente Terapêutico deverá ter?
Como cada cliente é diferente, um técnico de comportamento deve ser flexível no atendimento às necessidades dos clientes a cada dia. Veja abaixo algumas delas.
Primeiramente, a paciência. O profissional precisará ter muita paciência para ajudar a ensinar habilidades e comportamentos apropriados repetidamente, e isso será uma constante no seu trabalho.
Segundo, tenha sempre uma mentalidade de trabalho em equipe. Como você trabalhará com diversos outros profissionais com outras formações, saber trabalhar em equipe será sempre essencial.
Terceiro, tenha uma natureza lúdica! Ao trabalhar com crianças autistas um espírito lúdico será sempre útil. Também tornará as situações mais leves quando você tiver de trabalhar com pacientes particularmente desafiadores.
Por fim, entenda a necessidade da compaixão. Os pacientes são pessoas com necessidades e limites emocionais. Ao serem empáticos e cuidadosos com os pacientes e seus familiares, os profissionais poderão construir relações de confiança saudáveis com eles.
Essa carreira exige muita energia, criatividade e dedicação, mas a recompensa de ver um paciente desenvolver-se com o treinamento adequado é sempre muito motivador e gratificante.
Você quer aprender mais? Conheça os nossos cursos e treinamentos!