Diploma em ABA: 10 trabalhos que você pode fazer

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Quando falamos em ter um diploma em ABA, a maioria das pessoas pensam que o trabalho se resume apenas em crianças com TEA. Nesse artigo, você vai descobrir 10 coisas diferentes que você pode fazer tendo um diploma em ABA.

“Por que não estamos agindo para salvar o mundo?”

B. F. Skinner, behaviorista e pai do condicionamento operante

A ABA é um campo em que 89% dos diplomados passam a trabalhar com adultos e crianças com distúrbios cognitivos e de desenvolvimento. Normalmente com aqueles que se enquadram no espectro de transtornos autistas.

Sendo assim, você pode achar difícil imaginar a aplicação de terapias de análise comportamental para produzir mudanças comportamentais positivas em qualquer outra área.

Você teria boas razões para achar que há poucas outras coisas tão atraentes quanto usar a ABA como método terapêutico e de intervenção educacional, projetada para ajudar crianças com TEA a desenvolverem habilidades sociais, a aprenderem juntas e com alunos neurotípicos, em sala de aula, e a se tornarem pessoas felizes, bem-sucedidas e funcionais da sociedade.

Realmente, o que poderia ser mais gratificante do que isso?

Com o que trabalhar tendo um diploma em ABA?

Mas, talvez, você não esteja familiarizado com todo o trabalho que os profissionais de ABA fazem.

Ao estudar a psicologia e o comportamento humano no nível de pós-graduação, os profissionais com um diploma em ABA adquirem um amplo conjunto de habilidades que se mostraram eficazes em promover e reforçar os comportamentos desejados em uma ampla gama de áreas.

Consequentemente, isso criou inúmeras maneiras de aplicar a análise do comportamento para estimular mudanças comportamentais positiva. E também para melhorar a qualidade de vida de indivíduos e segmentos mais amplos da população.

Exemplos:

diploma em ABA
via GIPHY
  • Indivíduos que sofram com vícios comportamentais. Como, por exemplo, os jogos online, os jogos de azar e os comportamentos sexuais de risco.
  • Pessoas em situação de risco, com problemas de saúde relacionados à obesidade e a um estilo de vida sedentário.
  • Trabalhadores corporativos e industriais, que busquem atingir o pico da produtividade, entre muitos outros.

Sendo assim, todos podem ser beneficiados com a análise comportamento.

Há mais liberdade e flexibilidade no campo ABA do que você jamais imaginou. Você escolheu um campo versátil, no qual o nível de crescimento e oportunidade é quase inédito.

Além disso, há uma demanda por profissionais com diploma em ABA quase dobrando a cada dois anos, nos últimos tempos.

Ao reunir essa lista, analisamos a disponibilidade de diversas oportunidades em diferentes setores do mercado, o potencial de renda e, é claro, a satisfação no trabalho.

Apresentamos aqui, em nenhuma ordem específica, a nossa escolha para apenas dez das muitas carreiras que permitem que você coloque o seu diploma em ABA em uso para salvar o mundo.

1. Coaches e treinadores de saúde e bem-estar pessoal que tornam as atividades físicas algo divertido

Talvez você não tenha se imaginado como a próxima Jillian Michaels ou o próximo Bob Harper. Mas isso é exatamente o que você poderia conseguir com o seu diploma em ABA.

Muitos dos coaches e treinadores de saúde mais bem-sucedidos do mundo estudaram Nutrição ou Ciência do Exercício e se formaram em um dos cursos dessas disciplinas.

No entanto, com um background em ABA, você será capaz de levar os seus clientes para o próximo nível.

Como funciona:

Dessa forma, indo além do ensino e da nutrição para realmente aplicar técnicas testadas e comprovadas. A fim de, com tudo isso, trazer o tipo de mudança comportamental necessária para alcançar e manter a forma da melhor maneira possível.

Acima de tudo, manter a forma é um jogo mental. E os terapeutas de ABA são treinados para ajudar as pessoas a eliminarem os hábitos não saudáveis. E isso enquanto ensinam e reforçam os saudáveis.

Além disso, indivíduos que escolhem estudar ABA geralmente fazem isso por um profundo desejo de ajudar os outros.

Qual a melhor maneira de ajudar os outros a melhorarem as suas vidas do que ajudando eles a alcançarem a saúde física e a mental?

Imagine a grande variedade de direções que você poderia seguir nessa carreira:

  • você poderia trabalhar em um centro fitness corporativo;
  • em um consultório de fisioterapia;
  • ou em uma academia de ginástica, ou trabalhar de forma independente, com clientes que possuam academias em suas casas.

2. Assistente de terapia ocupacional com diploma em ABA

Dessa forma, ajude as pessoas a alcançarem a independência.

Embora você precise de um diploma em Terapia Ocupacional para se qualificar para o exame Certified Occupational Therapist Assistant e obter uma licença OTA nos EUA, imagine o que você poderia agregar para essa profissão se também tivesse algum treinamento formal e diploma em ABA.

A terapia ocupacional existe para ajudar a habilitar e reabilitar indivíduos que sofram de uma variedade de deficiências físicas e mentais. De tal forma que atrapalham a capacidade de realizar efetivamente as atividades da vida diária.

Portanto, diz respeito a ajudar as pessoas a alcançarem um nível básico de liberdade e independência. A fim de que elas possam levar uma vida feliz, saudável e produtiva. Soa bastante semelhante aos objetivos da ABA, não é mesmo?

Os treinamentos formais em ABA e em OTA são as maneiras de tornar-se assistente de terapia ocupacional mais eficaz que o mundo já conheceu!

3. Ajude a salvar o mundo trabalhando no setor sem fins lucrativos

O setor sem fins lucrativos prospera porque indivíduos dedicados, de diversas origens, trazem a sua paixão para resolver problemas e melhorar vidas.

diploma em ABA
via GIPHY

Portanto, isso significa que não há requisitos de educação rigorosos e específicos para entrar nessa linha de trabalho.

O principal é que as pessoas sejam comprometidas e motivadas para produzir uma mudança positiva. Parece um campo perfeito para um analista de ABA.

Não é necessário ser formado em Administração de organizações sem fins lucrativos para ser um excelente diretor, gerente de caso ou administrador de programa.

O conhecimento que você adquirir no estudo da ABA será bem utilizado. Incentivando a mudança comportamental, que poderá ajudar a tornar o mundo um lugar mais seguro e mais equitativo para todos.

trabalhos com diploma em ABA

Os diferentes tipos de trabalhos

Você pode, por exemplo, criar programas e melhorar a saúde de populações em risco – em que o tabagismo, a alimentação precária e o vício no álcool e nas drogas têm maior probabilidade de ser uma força destrutiva na vida das pessoas.

Assim também como pode ajudar as pessoas a alcançarem a liberdade e a dignidade resultantes do desenvolvimento de habilidades empregáveis. A ABA, no setor sem fins lucrativos, tem tudo a ver com ajudar os outros e a ajudá-los a se ajudarem.

A vantagem do trabalho sem fins lucrativos é que existem inúmeras organizações de nicho que fazem um trabalho essencial em suas comunidades.

Sendo assim, se você realmente quiser salvar o mundo, esse pode ser um ótimo lugar para começar.

4. Fornecer aconselhamento comportamental e financeiro para dar às pessoas o poder da autodeterminação

Aconselhamento e ABA andam de mãos dadas quando se trata de trabalhar com crianças no espectro autista.

No entanto, você não está limitado a trabalhar com algum tipo específico de cliente ou de população de pacientes por causa do seu diploma em ABA.

Você é fascinado pelo conceito de dependência comportamental de coisas como jogos online ou sexo? Talvez a sua vida tenha sido tocada pelo vício químico, de alguma forma, e você queira uma chance de ajudar outras pessoas a melhorar?

diploma em aba
via GIPHY

Então, que tal o aconselhamento financeiro, em que você ajuda as pessoas a aprenderem os hábitos necessários para saírem de uma dívida incapacitante e alcançarem a liberdade financeira?

Já pensou em ensinar às pessoas técnicas para controlar as emoções autodestrutivas e, muitas vezes, perigosas como a raiva?

Essas são áreas incrivelmente gratificantes e que sempre terão oportunidades para aplicar os princípios da análise de comportamento.

diploma em ABA

5. Torne-se um Life Coach para os ricos e famosos

Recentemente, o campo de life coaching tem realmente se popularizado, já que mesmo as pessoas muito bem-sucedidas procuram se manter bem, ter resultados ainda melhores. Além disso, também buscam desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis ​​para que o estresse e as dificuldades pessoais não se tornem uma barreira para alcançarem todo o seu potencial.

Admita: em algum momento da sua vida, navegando na internet ou entre os canais de TV, você se pegou assistindo algo do Tony Robbins… E provavelmente, no fundo da sua mente, você disse “Sim, talvez haja algum sentido nisso”.

Entendendo mais sobre esse trabalho

Life coaches são como conselheiros, assessores, defensores e uma torcida inteira, tudo em um só. Claro, eles aconselham os seus clientes, mas isso nem sempre significa tê-los deitados em um divã.

Life coaching é uma forma muito mais ativa, pessoalmente envolvida e menos formal, de ajudar as pessoas a superarem as barreiras para o sucesso e maximizarem o seu desempenho.

Da mesma forma que um conselheiro, você ajudará os seus clientes a definirem objetivos pessoais e profissionais. E você pode trabalhar com isso, com o seu diploma em ABA.

Além disso, também fornecerá as ferramentas que os ajudarão a chegar lá, monitorará e avaliará o progresso deles ao longo do caminho. Por fim, será convidado para a festa quando for a hora de comemorar o sucesso deles!

6. Ganhe exposição no mundo da Psicologia, em primeira mão, antes de obter uma licença de psicólogo

Em quase todos os estados dos EUA, os analistas de ABA são licenciados e classificados como uma profissão separada da profissão dos psicólogos.

Na verdade, a maioria dos estados norte-americanos que possuem um processo de licenciamento para ABA tem um conselho de licenciamento independente e separado do Conselho Estadual de Psicologia.

diploma em ABA  e psicologia

Ou então tem, pelo menos, uma divisão dedicada e separada dentro do Conselho de Psicologia, exclusiva para o licenciamento e a regulamentação de analistas de comportamento.

Tanto na prática, quanto aos olhos da maioria das autoridades de licenciamento, esses campos são considerados distintos. Enquanto, ao mesmo tempo, os conceitos e os métodos usados ​​em cada um estão totalmente ligados.

Como unir esses interesses:

Por definição, os terapeutas de ABA não são psicólogos, mas usam muitos dos mesmos princípios.

Afinal de contas, BF Skinner, um dos pais da Psicologia Comportamental, e o responsável pelo desenvolvimento de conceitos como o condicionamento operante rotineiramente usado na terapia ABA, até hoje, é tão essencial na literatura psicológica quanto na literatura que descreve e define a ABA.

Mesmo que você não esteja pronto para se formar e se tornar um psicólogo licenciado, com um mestrado é possível começar a trabalhar como assistente de psicólogo e a ganhar experiência inestimável em Psicologia Clínica ou de aconselhamento.

Essa pode ser a sua última parada para se preparar para uma carreira recompensadora. Ou apenas uma maneira de ganhar experiência, enquanto trabalha para obter um doutorado em Psicologia com foco em ABA, a caminho para se qualificar para uma licença de Psicologia de sua preferência.

Para o profissional com um diploma em ABA, que é fascinado pela Psicologia, esse talvez seja o melhor lugar para começar.

7. Consultores de comportamento animal mantêm os amigos peludos em segurança e felizes

Aos amantes de animais: vocês estão com sorte.

O seu diploma em ABA pode te preparar para uma carreira em consultoria de comportamento animal.

Esse é um campo que se popularizou recentemente pela Dra. Temple Grandin (notavelmente, uma autista de alto desempenho), e até mesmo famosos treinadores de animais de estimação, como Cesar Millan.

Exemplos:

Animais domésticos, criação de animais em fazendas e animais em cativeiro, que vivem perto de pessoas, podem causar lesões sérias e caras a si mesmos, aos outros animais e, até mesmo, aos seus cuidadores humanos, caso certos comportamentos não sejam abordados e colocados em xeque.

Um cachorro temperamental pode ser bastante problemático em uma casa com crianças ou vizinhos nervosos. Mas imagine o tipo de estrago que um rebanho de gado pode causar em uma fazenda, como um garanhão agitado poderia arruinar um dia nas corridas, ou o que poderia acontecer quando um elefante no zoológico começasse a usar o seu peso descontroladamente.

O que pode ser feito nesses casos

É aqui que entram os especialistas em comportamento animal.

Você aplicará técnicas comportamentais aos animais para avaliar a causa do comportamento perigoso e destrutivo, a fim de atenuar os fatores agravantes e ajudar a impor bons hábitos – tanto nos próprios animais, quanto nas pessoas que cuidam deles.

Como a sociedade tomou a decisão coletiva de tratar humanamente todos os animais sob nossos cuidados, aprovando leis que tornam ilegais muitas práticas de manejo de animais, que eram comumente usadas apenas algumas décadas atrás, existe um mercado próspero e crescente para esse tipo de serviço.

Sendo assim, você pode trabalhar em muitos lugares diferentes.

Por exemplo:

  • pode considerar trabalhar em um consultório veterinário;
  • em um zoológico ou em outro centro de cuidados de animais, como um canil, um pet shop.
  • além disso, pode ofertar os serviços de consultoria de forma independente.

8. Os assistentes sociais são um bote salva-vidas para os menos favorecidos

O Serviço Social é um campo enorme, com inúmeras oportunidades para encontrar o nicho que lhe fará pular da cama todas as manhãs motivado.

Trabalhe como gerente de caso e ajude as crianças a encontrarem lares permanentes. Ou então, ajude dependentes químicos a se recuperarem. Ou então aja como um elo entre a polícia, os promotores e os menores delinquentes, que precisam de um objetivo para serem recuperados.

Se você já decidiu que o campo da ABA é para você, portanto você tem mais paciência e disposição, apesar dos contratempos.

Você, provavelmente, já descobriu que é do tipo que precisa viver para que os outros se sintam satisfeitos.

Bem, se esse for o seu caso, não há nenhuma outra profissão que testará a sua resolução, enquanto, ao mesmo tempo, lhe colocará no caminho para a realização pessoal, quanto o trabalho social.

Como funciona:

O trabalho social envolve habilidades de avaliação clínica e de gerenciamento, que aqueles com o coração e a mente para o trabalho de ABA nasceram para fazer.

Com um diploma em Serviço Social e mestrado em Psicologia, com especialidade em ABA ou credenciais acadêmicas semelhantes, você estará mais do que qualificado para ter uma licença para o trabalho social clínico ou não clínico.

Dessa forma, estará muito mais preparado para ajudar clientes a aprenderem a ter vidas felizes, sóbrias e produtivas.

serviço social para quem tem diploma em ABA

9. A pesquisa clínica contribui para o corpo de conhecimento ABA e ajuda a desenvolver novas tecnologias comportamentais

No fundo, você sente que o próximo grande avanço na ABA está perto? Você sente-se motivado a seguir em frente por sua sede de conhecimento?

Você quer contribuir para o crescente corpo de conhecimento usado para melhorar as práticas terapêutica? Deseja desenvolver tecnologias comportamentais mais eficazes?

A ABA deve sua existência às incontáveis ​​horas de pesquisas incansáveis que os psicólogos e os outros profissionais de ABA dedicaram ao campo. Dessa forma, é somente por meio de pesquisas cuidadosas, e da aplicação experimental de hipóteses, que conclusões podem ser encontradas e descobertas feitas.

Pois, foram as pesquisas que levaram à descoberta, amplamente aceita atualmente, de que a ABA é o único método efetivo para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista.

Isso ajudou a melhorar a vida de inúmeras crianças e famílias que lidam com TEA. Além disso, levou a uma grande mudança na comunidade psicológica. Já que a ABA se tornou a terapia universalmente recomendada para as crianças no espectro autista.

Por fim, teve um efeito muito tangível na política pública para implementar leis que garantam que as seguradoras de saúde cubram o custo da terapia ABA.

Como trabalhar com pesquisas e seu diploma em ABA

Universidades e hospitais contratam coordenadores de pesquisa e empresas de pesquisa para realizarem esse importante trabalho.

A sua pesquisa pode se concentrar no TEA ou em outras áreas em que a ABA seja aplicada, mas tenha certeza de que o trabalho que você realizar afetará a prática clínica e melhorará o modelo existente de ABA.

diploma em ABA

10. Terapeutas ABA em Gerenciamento de Comportamento Organizacional

A complacência mata. Até mesmo os comportamentos rotineiros, que podem prosseguir sem uma análise e gerenciamento cuidadosos, podem levar às lesões no local de trabalho, fatalidades ou, na melhor das hipóteses, acidentes dispendiosos e desperdício de tempo e recursos.

A solução? Gerenciamento de Comportamento Organizacional (GCO).

O GCO é responsável por salvar vidas por meio da análise cuidadosa e da correção de práticas comuns em ambientes industriais. Além de economizar bilhões de dólares na perda de produtividade causada por sistemas e processos de trabalho ineficientes.

Seja no ponto de produção, dentro da cadeia de suprimentos, nos pontos de distribuição ou no relativo conforto e segurança do escritório. Toda corporação que se preze faz um grande investimento em GCO. Ja que é um investimento que sempre se paga a longo prazo.

Então, você é fascinado pela perspectiva de analisar sistemas e processos de trabalho, em qualquer uma dessas áreas?

Gosta de descobrir novas maneiras de garantir a segurança do trabalhador? E tudo isso enquanto economiza dinheiro ao quebrar maus hábitos no local de trabalho e reforçar os bons?

Certamente você definitivamente nasceu para o GCO.

Novas perspectivas

Poucas pessoas sabem, mas com um diploma em ABA é possível que você trabalhe nas mais diferentes áreas.

Por esta razão desde 2018 o Instituto de Educação e Análise do Comportamento oferece uma Pós Graduação completa em Análise do Comportamento para preparar profissionais na atuação não só no TEA, mas também para toda a população com transtornos do neurodesenvolvimento. E se você quer também fazer parte deste time de profissionais especialistas que estão sendo constantemente sendo requisitados no mercado por planos de saúde, seguros saúde, e no particular você deve começar agora mesmo seu processo de especialização. 

Clique Aqui e conheça mais sobre a nossa Pos Graduação Lato Sensu, e a diferenciação dela no mercado.

Investir em uma qualificação e adquirir um diploma em ABA pode expandir completamente suas perspectivas profissional. Além disso, também pode ajudar você a encontrar ainda mais sentido no seu trabalho. Conheça mais!