O momento comportamental (behavioral momento) é um procedimento dentro da análise do comportamento que é quando você deseja dar tarefas para a criança realizar.
Entretanto, é claro que tem que ser atividades que ela já sabe fazer. Inicialmente, demandas fáceis e aos poucos aumentar a dificuldade.
Nesse momento você cria um conjunto de comportamentos, é realmente um momento comportamental.
Você tem que apresentar atividades que ela gosta de fazer, que você tem certeza que a criança vai fazer.
Em seguida, colocar demandas que podem ser mais difíceis. Mas, sem que ela perceba, o momento comportamental é uma técnica onde você cria um estímulo para a criança realizar o que é necessário.
Confira nesse artigo o que significa o momento comportamental, como funciona e evite tanto esforço e decepção ao longo prazo.
O que é momento comportamental?
Momento comportamental é um método que consiste em uma cadeia de comandos de alta probabilidade para aumentar comportamentos compatíveis, uma estratégia eficaz e feita com solicitações de baixa probabilidade, chamado também de impulso comportamental.
Faz parte do procedimento ABA, que é um recurso eficaz para o progresso da criança com atraso no desenvolvimento.
Entendendo melhor
Você incentiva a criança a realizar as demandas que você quer que ela faça. Mas começa pelas atividades que ela gosta de fazer.
Dessa forma, é importante iniciar pelas atividades que a criança quer fazer, não somente as que você acha que ela deve fazer.
O processo é longo, mas você pode ter a certeza do resultado. Pois, diferente de muitos pais ou profissionais que ainda erram nesse requisito fundamental, forçando o desenvolvimento da criança com coisas que não estimula no momento comportamental as demandas são feitas dessa maneira.
Esse procedimento auxilia na motivação da criança para responder e interagir, o que é a maior dificuldade.
O cuidado para não solicitar demandas difíceis é importante. Pois imagine você no lugar da criança, você consegue se sentir motivado a fazer coisas difíceis?
É bem provável que não. Portanto, o momento comportamental é exatamente isso, é não começar pelas coisas que podem ser muito complicadas.
Então, se a criança tiver problemas na comunicação, acadêmica, convívio social, habilidades motoras ou comportamento, é fundamental o apoio que vai ajudar manter a criança sempre estimulada e motivada para aprender.
Como funciona?
No método momento comportamental você apresenta de três a cinco atividades em sequência.
Sendo assim, você começa nas tarefas de alta probabilidade (tarefas fáceis). Em seguida, você apresenta a demanda de baixa probabilidade. Dessa forma, essa é a atividade que você pretende apresentar que não acontece sempre.
As atividades de baixa probabilidade são aquelas que a criança se recusa a fazer, mas que é necessária para ela.
De tal modo, você deve incluir aos poucos e mostrar entusiasmo. Pois assim como a criança conseguiu resolver as outras demandas, então são possíveis as próximas tarefas.
Estudos foram feitos para comprovar os resultados desse método momento comportamentais.
Dessa forma, podemos mostrar alguns passos podem ajudar como guia nesse procedimento de aplicar a estratégia de momento comportamental.
Os primeiros passos
O primeiro passo é separar os comportamentos de probabilidade alta. Logo, faça uma lista com os comportamentos comportamentos que ocorrem com frequência e em curto tempo.
É importante ter uma lista também das tarefas que sempre são feitas de forma completa em todas as vezes que foram pedidas.
O segundo passo é passar as demandas rápidas. Dessa forma, devem mostrar as atividades uma atrás da outra, com um tempo curto de espaço.
Depois de três a cinco atividades de probabilidade alta, oferece-se um elogio a cada demanda finalizada.
Terceiro passo é separar a atividade que é o seu alvo. Então, a probabilidade baixa deve ser apresentada depois de finalizar as tarefas fáceis.
Quarto passo é intensificar as tarefas no mesmo instante em que a criança finalizar a demanda de baixa probabilidade.
Quando a criança cumpriu com as demandas, proporciona um desenvolvimento maior de muitos comportamentos.
Dicas especiais
Caso você esteja em dúvida de como fazer uma demanda e qual modo certo de falar, veja algumas dicas:
- Tenha paciência para que você consiga a atenção da criança, espere até que ela olhe para você;
- Use uma expressão clara;
- As demandas devem ser pronunciadas, declaradas e não solicitadas;
- Fique perto e tente manter contato visual se for possível.
Se você quer que a criança faça uma demanda, veja um exemplo comum do dia a dia:
Exemplo:
“Oi João!” (tente contato visual) “Bem legal os brinquedos” (tente abraçar ou dar um aperto de mão), “Agora arrume seus brinquedos”.
O contato visual e ter contato físico com outro ser humano são pequenos passos do desenvolvimento da criança autista.
É indispensável observar como a criança se comporta diante de pequenas atitudes como abraçar, apertar a mão e outros gestos que podem ser fáceis para uma criança ou pode ser muito difícil para outra.
Logo, tudo isso faz parte do momento comportamental.
Benefícios da técnica
A técnica funciona de forma eficaz, visto que as crianças autistas quando veem um adulto chegando perto acham que é para impedir de continuar se divertindo.
Lembre-se sempre de elogiar as atividades fáceis, assim como as mais difíceis. Pois a criança está em processo de construção comportamental.
Caso a criança não queira mais fazer as demandas que são fáceis, é importante parar e voltar ao início do processo.
É uma jornada de persistência para você e a criança entenderem quais os sinais dela ajuda a você parar antes que a situação fique complicada.
O procedimento de momento comportamental ajuda em simples tarefas que antes eram difíceis de realizar.
Quando a criança vir que ela está tendo sucesso em pequenas demandas que para você é fácil, é bem mais provável realizar comportamentos difíceis.
Todo o procedimento deve ser usado para:
- Aumentar a motivação;
- Conquistar a atenção;
- Qualquer tarefa ou comportamento que seja difícil e de baixa probabilidade.
Utilizar esse método evita que o processo de desenvolvimento na criança seja algo ruim para ela.
No momento comportamental se aprende a fugir de tudo que a criança pode achar ruim.
A abordagem é totalmente diferente, é relacionada a cócegas, elogios, cumprimentos, a coisas boas e etc.
Agora você tem informações que podem te ajudar nas demandas com a criança, o momento comportamental tem ferramentas preciosas que todos devem praticar.
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Mas, caso você tenha ainda alguma dúvida, deixe o seu comentário. Ficaremos felizes em poder te ajudar!