O que é ABA? Confira o guia definitivo sobre o assunto!

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Você sabe dizer o que é ABA, a Análise do Comportamento Aplicada? Se ainda não sabe, não se preocupe. No artigo de hoje aqui no blog você vai conferir um guia definitivo que conta com todas as informações mais relevantes sobre esse tema.

A Ciência do Comportamento é aquela que pretende compreender e explicar como as pessoas se comportam. E é daí que vem a Análise do Comportamento Aplicada,

A Análise do Comportamento Aplicada, por sua vez, a partir dos princípios e técnicas da Ciência do Comportamento, preocupa-se em entender e explicar os comportamentos humanos que sejam socialmente relevantes. Com a finalidade de aumentar o repertório comportamental da pessoa em tratamento.

Confira nas próximas linhas um Guia Definitivo sobre o que é ABA, a Análise do Comportamento Aplicada.

O que é ABA?

Para entender o que é ABA, é importante saber que a sigla se refere à expressão em inglês Applied Behavior Analysis. Traduzindo para o português, significa Análise do Comportamento Aplicada.

Quando falamos em Análise do Comportamento, estamos falando sobre uma ciência que estuda o comportamento. No caso da Análise do Comportamento Aplicada, o objetivo é estudar o comportamento humano que é socialmente relevante.

Nesse ponto é que as maiores dúvidas começam a despontar e onde surgem muitas confusões.

Campos da Análise do Comportamento

A Análise do Comportamento Aplicada estuda o comportamento humano socialmente relevante.

Essa é a ABA, que vem configurando em um tratamento de ponta em casos de crianças com desenvolvimento atípico. Seja o autismo, ou outros tipos de problemas que possam gerar atrasos no desenvolvimento.

Entretanto, temos também a Análise do Comportamento que envolve um campo de estudo maior.

Podendo ser, por exemplo, representada pelos pesquisadores de laboratório, que estudam o comportamento humano através de experimentos. Aqui estamos falando da Análise Experimental do Comportamento.

Principais diferenças

A Análise Experimental do Comportamento trabalha através de experimentos em ambientes controlados. Usando sujeitos experimentais como os ratos e os pombos.

Já aqueles que estão envolvidos com a Análise do Comportamento Aplicada trabalham mais com as questões humanas. Dessa forma, utilizam os estudos feitos em laboratório para que possam ser aplicados no cotidiano.

Essa aplicação poderá ocorrer com crianças, em empresas, com os idosos, que é uma área que inclusive vem crescendo muito. Ou seja, existe uma série de aplicações e de implicações.

Logo, o campo de estudo de crianças com desenvolvimento atípico constitui apenas uma parcela do todo muito maior do qual a Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA, faz parte.

ABA é método

Quando falamos sobre o que é ABA, é importante ressaltar também que a Análise do Comportamento Aplicada, a ABA, não é um método.

Um método é algo fechado, que chega pronto para que eu aplique tal método para realizar determinada coisa.

Em relação à Análise do Comportamento Aplicada, não é possível fazer isso, uma vez que a ABA não é um método fechado, pelo contrário, se trata na realidade de uma ciência que é bastante ampla.

Por exemplo, é possível encontrar profissionais Analistas do Comportamento com um domínio alto da ABA para as empresas, que, por sua vez, não tem conhecimento nenhum sobre a forma como essa ciência atua em relação ao desenvolvimento infantil. E vice-versa.

Embora os princípios e procedimentos sejam os mesmos, as especificidades que serão trazidas por cada área, dependendo do público que atende, mudam a forma de se trabalhar com a ciência da Análise do Comportamento Aplicada.

Quem pode ser Analista do Comportamento?

No Brasil, passamos por um “boom” de diagnósticos de autismo nos últimos anos. O que não foi diferente em outros países, como é o caso dos EUA, que é o berço da Análise do Comportamento.

Entretanto, por lá esse boom nos diagnósticos de autismo ocorreu no ano de 1987.

No momento em que esses diagnósticos passam a acontecer, os pediatras e neuropediatras passaram a indicar aos pais que seus filhos realizassem uma Intervenção ABA, o que acarretou em uma demanda muito grande de profissionais especializados nesse campo.

Entretanto, nas Universidades do país, o único curso que oferta aos alunos um conhecimento, ainda que raso, sobre a Análise do Comportamento, é o curso de Psicologia.

Ainda assim, o número de alunos dos cursos de Psicologia que decidem atuar no campo da Análise do Comportamento é muito pequeno.

Desta forma, de maneira geral, as pessoas podem, no Brasil, começar a se informar sobre o tema e realizarem alguma qualificação profissional nesse sentido, apenas em cursos de pós-graduação.

Cursos de qualificação em ABA

Nesses cursos, profissionais das mais diversas áreas podem adquirir o conhecimento e a qualificação necessária para se tornarem especialistas em Análise do Comportamento Aplicada. Isso é importante para suprir a essa demanda no mercado. Embora, seja algo que ainda está ocorrendo em pequena escala.

Entretanto, até que todos esses profissionais possam terminar os cursos de pós-graduação em Análise do Comportamento voltada para o autismo, ainda temos um número grande de crianças que necessitam desse tipo de atendimento.

Para suprir essa demanda, cursos de formação sobre o tema, com duração de um final de semana até 8 meses, surgiram para formar profissionais que possam atender a essas crianças.

Nesse cenário, ainda podemos adicionar o fato de que no país ainda não temos uma regulamentação acerca da profissão de Analista do Comportamento.

Além disso, a Análise do Comportamento também não faz parte das atribuições que são restritas ao profissional da Psicologia, bem como nenhum conselho de nenhuma outra profissão.

Isso faz com que a atuação como Analista do Comportamento acabe se tornando, infelizmente, uma terra de ninguém.

No artigo de hoje você conferiu um Guia Definitivo sobre a Análise do Comportamento Aplicada. E, então, já sabe o que é ABA e entende um pouco melhor sobre essa ciência que visa a compreensão e a explicação acerca da forma como as pessoas se comportam.

A cada dia com o aumento do número de diagnósticos ou hipóteses diagnósticas de Transtorno do Espectro Autista, existe uma grande demanda por profissionais capacitados especificamente em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que possam acrescentar a sua formação de base, competências em Análise do Comportamento Aplicada potencializando assim os resultados de intervenção.

Por esta razão desde 2018 o Instituto de Educação e Análise do Comportamento oferece uma Pós Graduação completa em Análise do Comportamento para preparar profissionais na atuação não só no TEA, mas também para toda a população com transtornos do neurodesenvolvimento. E se você quer também fazer parte deste time de profissionais especialistas que estão sendo constantemente sendo requisitados no mercado por planos de saúde, seguros saúde, e no particular você deve começar agora mesmo seu processo de especialização. 

Clique Aqui e conheça mais sobre a nossa Pos Graduação Lato Sensu, e a diferenciação dela no mercado.