Os reforçadores e a operação motivadora (OM)

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Entender o que são os reforçadores é crucial para aprender como disciplinar adGVequadamente uma criança. Nesse artigo você aprenderá o que é reforço e operação motivadora, com dicas práticas e aplicáveis para a educação.

O que é um reforço?

Reforço é tudo aquilo que aumenta a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente. De fato, o reforço é diferente de pessoa para pessoa, é algo individual, afinal todos temos ordem de prioridade do que é reforçador para nós.

Ao falar de reforço, devemos ter em mente a questão da privação e da saciedade.

Exemplos:

Pois, quando somos privados de fazer ou obter algo, isso pode contribuir para aumentar o nosso desejo por aquilo.

Ou, caso contrário, quando nos saciamos muito com algo, podemos perder temporariamente o interesse por aquilo.

Por exemplo, no caso de uma criança que brincou com um brinquedo por muito tempo, provavelmente esse brinquedo já não terá mais o mesmo valor reforçador para ela depois de um tempo (saciedade).

Contudo, se o brinquedo for tirado dela durante um longo período, provavelmente ela sentirá vontade de brincar com ele novamente, ele será um forte reforçador (privação).

O reforçador vai além do gostar, é aquilo que mantém o comportamento.

O que é uma operação motivadora (OM)?

A operação motivadora (OM) é qualquer coisa que altera temporariamente o valor do reforçador.

Por exemplo, quando pedirmos para tomar água, a vontade de tomar água é a operação motivadora, neste caso.

Como descobrir o que é reforçador para as crianças?

Para algumas crianças, pode ser uma tarefa fácil descobrir o que é reforçador para elas, mas para outras isso pode ser um grande desafio. Por isso, quanto menor a criança, normalmente mais difícil será identificar o que é reforçador para ela.

A seguir, apresentamos quatro estratégias para ajudar a descobrir o que é reforçador para as crianças.

Estratégias

  1. Olhar para itens desprezados. Por exemplo, a comida e a bebida (necessidades primárias), ou itens não convencionais, como uma panela, algo que não seja um brinquedo.
  2. Observar a criança quando ela está sozinha. O que ela olha, cheira, manuseia, pega?
  3. Conduzir uma avaliação de preferências. Colocar amostras de itens, um de cada vez, ou vários itens juntos, e ver qual deles a criança escolhe. Então, observar como a criança lida com os itens, o interesse dela nos itens.
  4. Identificar novos reforçadores, em vários momentos do dia. Podem ser coisas (sons, cheiros, brinquedos), ações (fazer cócegas, jogar a criança para o alto, balançar a criança) ou locais onde a criança goste de ir.

Como estabelecer os reforçadores sociais?

Para estabelecer os reforçadores sociais, a pessoa que estiver em contato com a criança, trabalhando com ela, deve ser pareada com a entrega do item ou com a realização da atividade.

Deve-se evitar que a criança pare as atividades prazerosas por conta dessa pessoa. Por exemplo, a criança estava dormindo no carro antes de chegar na clínica, ou a sua mãe tirou o brinquedo dela para entrar na sessão de terapia.

os reforçadores

É muito importante mostrar para a criança que a vida é melhor com aquela pessoa do que sem. Então, a criança deve correr para ela, e não fugir dela.

Dessa forma, os reforçadores devem ser manipulados a favor dessa pessoa, para que a criança veja a pessoa, e não somente o que está sendo entregue para ela.

Devem ser usados reforçadores poderosos, quando ou enquanto a criança estiver olhando para a pessoa, tais como os elogios, as mudanças na expressão facial, as mudanças no tom de voz e as mudanças posturais.

Deseja aprender mais?

Então, você deseja aprender mais sobre reforçadores e outras técnicas e práticas? Conheça o nosso curso de ABA (Análise do Comportamento) para pais!