Saiba se o seu filho está recebendo a intervenção ABA correta

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Será que você saberia identificar se o seu filho está ou não recebendo a intervenção ABA correta?

A Análise de Comportamento Aplicada (ABA) tem sido amplamente utilizada como uma forma de tratamento para as crianças com atraso no desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Por meio da ABA, as crianças autistas desenvolvem habilidades que são essenciais para a vida diária e diminuem os comportamentos problemáticos relacionados ao transtorno.

A expansão da ABA

Contudo, com a expansão da ABA, surgiram abordagens diferentes para essa forma de tratamento. Dessa forma, o treinamento dos profissionais que realizam essa prática também passou a variar muito, bem como a sua forma de atuação.

Consequentemente, essa situação acabou tornando mais difícil para os pais das crianças que recebem a intervenção ABA, em casa ou em uma clínica médica, saberem se elas estão recebendo o tratamento adequado e eficaz.

Como reconhecer a intervenção ABA correta

Por isso, é muito importante os pais conhecerem os princípios da ABA e adquirirem muitas informações sobre essa forma de terapia para, dessa fora, evitar que os seus filhos sejam acompanhados por profissionais sem a devida qualificação e preparação.

Ou seja, é necessário que os pais saibam se seus filhos estão recebendo a intervenção ABA correta.

Portanto, para ajudar os pais, listamos a seguir alguns princípios da ABA, que devem ser considerados no momento de avaliar se a intervenção ABA realizada com seus filhos estão sendo feitas da forma correta.

Análise sobre a intervenção ABA

  • A intervenção ABA correta deve ser realizada e adaptada conforme a faixa etária, as características e as necessidades individuais da criança.
  • Antes de iniciar a intervenção, deve ser identificado o que a criança gosta e o que ela não gosta. Além disso, quais habilidades ela já domina e quais ainda não domina.

O foco da intervenção ABA correta 

  • O foco da intervenção deve estar não somente na eliminação dos comportamentos problemáticos, mas principalmente no desenvolvimento de novas habilidades.

O prosseguimento da intervenção

  • Durante as intervenções, devem ser realizadas regularmente coletas de dados sobre os comportamentos da criança, sobre as respostas dela às solicitações feitas pelo profissional e sobre o desenvolvimento dela em relação às habilidades.
  • Em seguida, os dados coletados nas sessões devem ser avaliados, de preferência com a participação dos pais, para saber como está sendo o progresso da criança e, quando necessário, para fazer mudanças na programação das intervenções.
  • A intervenção deve procurar identificar as razões que causam os comportamentos problemáticos, afinal sempre há uma razão para a criança agir de determinada maneira. Por exemplo: uma criança com dificuldade para expressar o que sente ou deseja pode passar a agredir si mesma ou os outros por não saber lidar com seus sentimentos.

Os demais profissionais envolvidos na intervenção

intervenção ABA correta
via GIPHY
  • Todos os profissionais envolvidos na intervenção da criança (fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicopedagogos, musicoterapeutas…) devem adotar a mesma forma de trabalho, ou seja, de acordo com os princípios da ABA.

Conhecendo mais sobre ABA

A intervenção ABA é maravilhosa para crianças com atraso no desenvolvimento. Conhecer um pouco mais sobre o assunto fará toda diferença na vida do seu filho e na forma como ocorre a intervenção. Você já pensou em estudar de forma mais aprofundada a Análise do Comportamento Aplicada?

Uma especialização na área pode ser algo muito interessante para você. Quer saber mais como você pode aprofundar seus conhecimentos em ABA? Então, clique aqui e conheça nossos cursos e treinamentos.

Por fim, se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Aproveite e compartilhe esse conteúdo com outros pais que também têm filhos fazendo intervenção ABA. Esse artigo pode ser muito útil para eles também.