ABA é ciência? Entenda o que é a Análise do Comportamento

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

A Análise do Comportamento Aplicada, ou seja, ABA é constantemente confundida como um método. Na verdade, a ABA é ciência. Sim! E hoje eu vou explicar direito por que esse estudo é considerado uma ciência – e deve ser levado muito a sério!

O que é ciência?

“Ciência é uma abordagem sistemática para buscar e organizar um conhecimento sobre o mundo natural. A  ciência busca atingir a compreensão de um fenômeno através do estudo”.

Livro Applied Behavior Analysis – 2 edição – John O. Cooper, Timothy E. Heron, Wiliam L. Heward.

Portanto, a ciência busca através de uma abordagem científica. Ou seja através de métodos de pesquisa, responder e analisar questões determinadas. Mas não usando a própria intuição, crenças, valores. Dessa forma, atua por meio de métodos definidos e fora de qualquer questão pessoal para prover sua própria verdade.

O método científico tem como preceito básico que todas as proposições que estejam sendo estudadas que elas sejam submetidas a testes empíricos. Ou seja uma ideia é estudada sob condições que admitam confirmação ou refutação.

aba é ciência

Por que ABA é ciência?

A Análise do Comportamento é uma ciência que buscar estudar o comportamento humano socialmente relevante. Tendo isso em vista, tudo que é sugerido pela ABA, como as intervenções ABA para crianças com atraso no desenvolvimento – por exemplo, autistas – foi submetido a testes empíricos e é fruto de pesquisa científica, com rigor metodológico.

Outros tipos de intervenções

Um ponto polêmico são as outras  abordagens usadas para crianças com TEA. Como por exemplo, o SonRise, um tipo de intervenção interacionista criada nos EUA, pelos pais de uma criança autista como forma de tratamento para criança autista.

Você entende que esse tipo de abordagem não tem pesquisas, ou pelo menos não em número suficiente que embase sua efetividade. Portanto, não é ciência, visto que não foi submetido a testes empíricos, ao rigor metodológico da abordagem científica.

O mesmo ocorre com o Floortime, outra abordagem usada para o tratamento de crianças autistas, mas esta vai mais pela linha do desenvolvimento motor e sensorial da criança. Mas você entende que Desenvolvimento Motor e Sensorial faz parte do Desenvolvimento Infantil, logo terá que fazer parte da minha intervenção de qualquer maneira se estou trabalhando com atraso no desenvolvimento.

Como garantir a efetividade das intervenções?

Falar sobre o fato de que a ABA é ciência é importante especialmente para alertar pais e familiares de crianças com atraso no desenvolvimento.

Quando alguém te falar de qualquer abordagem, forma de trabalho e intervenções, você precisa pedir pelos dados e pesquisas. Essas pesquisas são relatadas e com dados importantes sobre o método que foi usado no estudo, como chegou-se a determinadas conclusões, os resultados daquela pesquisa e etc.

Não acredite somente no que as pessoas dizem. Busque os dados e as pesquisas. Para os que sabem inglês, busquem pesquisas estrangeiras, para acompanhar os avanços que cientistas e pesquisadores tem feito fora do Brasil.

E quando nós da Análise do Comportamento, por exemplo, fazemos um programa de intervenção para uma criança nós nos baseamos em pesquisas científicas. Afinal, pessoas sérias testaram essas técnicas, observaram os resultados e hoje existe uma confiabilidade para o que estamos colocando em prática.

Quer estudar ABA?

Você também quer aprender sobre a Análise do Comportamento? Isso é possível! Aqui no IEAC temos diversos cursos, desde treinamentos para pais, como pós-graduação em ABA. Além disso, oferecemos cursos especializados para profissionais de área da educação, da saúde e afins. Clique aqui e conheça tudo!