Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada para fonoaudiólogos

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

No artigo de hoje nós vamos falar um pouco sobre a nossa pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada.

Mas com o ponto de vista destinado para fonoaudiólogos que desejam se formar como especialistas em ABA, que oferecemos aqui no Instituto de Educação e Análise do Comportamento.

A especialização na área de Análise do Comportamento Aplicada garante ao profissional todo o arcabouço teórico que é preciso para se tornar um profissional Analista do Comportamento. Inclusive, para fonoaudiólogos já formados.

Então, nosso bate papo hoje é com você que já é graduado como fonoaudiólogo e quer realizar a pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada aqui no Instituto de Educação e Análise do Comportamento, o IEAC.

Uma reclamação dos profissionais da fonoaudiologia

Atualmente, muitos profissionais da fonoaudiologia costumam relatar que se sentem preteridos na área de acompanhamento de crianças com o desenvolvimento atípico, tais como os autistas.

Isso porque muitos pais, e até mesmo profissionais da saúde, como os médicos, acreditam que o trabalho do profissional da fonoaudiologia possa ser dispensável nesses casos. Assim, pensam que a única necessidade da criança é fazer uma terapia ABA.

Muitos pais têm deixado o fonoaudiólogo em segundo plano e investem exclusivamente na terapia ABA. Isso tem se tornado comum mesmo quando os pais não recebem nenhum tipo de informação de um profissional da medicina.

Mas, será que isso é realmente é necessário? Essa atitude é a mais correta?

A presença do fonoaudiólogo em equipes multidisciplinares

A importância da presença do fonoaudiólogo é um fator que depende do contexto de cada criança. Em seguida, também depende da própria capacidade do profissional enquanto fonoaudiólogo.

Entretanto, o que podemos dizer é que a presença do fonoaudiólogo na equipe multidisciplinar que faz o acompanhamento de uma criança com o desenvolvimento atípico é muito importante.

Por consequência, a presença de um profissional fonoaudiólogo garante um diferencial muito grande para o tratamento.

Entretanto, essa grande contribuição do profissional da fonoaudiologia só acontece de fato caso a equipe seja verdadeiramente engajada e que aceite fazer trocas.

Você pode estar se perguntando:

Por que um fonoaudiólogo deveria investir na pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada, aqui no Instituto de Educação e Análise do Comportamento, o IEAC?

Pois, então vou te explicar os principais motivos para você investir nessa qualificação.

pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada
Vintage image created by Tirachard – Freepik.com

As vantagens da pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada para fonoaudiólogos

Tornar-se um profissional fonoaudiólogo que, ao mesmo tempo, também é um analista do comportamento é algo muito interessante e enriquecedor para a sua carreira.

No contexto americano, é possível encontrar chefes de grandes centros de autismo que são qualificados como BCBA’s e são profissionais da fonoaudiologia. Além de serem também analistas do comportamento.

Dessa maneira, é possível perceber a grande importância dessas duas áreas de atuação no tratamento e no acompanhamento de crianças com desenvolvimento atípico.

Portanto, juntando as duas formações, encontramos profissionais muito importantes para esse campo.

Com a pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada, você pode ser um fonoaudiólogo e também analista do comportamento. E essa Pós-graduação você pode aqui aqui, no Instituto de Educação e Análise do Comportamento (IEAC).

Como a pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada pode te ajudar profissionalmente

É comum fonoaudiólogos serem cobrados para prestar serviços de intervenções em ABA. Especialmente, no trabalho com crianças com desenvolvimento atípico.

Esse é seu caso? Se for, uma pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada, aqui no Instituto de Educação e Análise do Comportamento (IEAC), pode ser a saída.

Através desses estudos, você se tornará um profissional da fonoaudiologia ainda mais completo. Afinal, terá também o título de analista do comportamento e poderá trabalhar como tal.

Além disso, os planos de saúde a cada dia vem expandindo o pagamento das intervenções em ABA também.

O que é mais um motivo para você investir em uma pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada aqui no IEAC.

Com certeza você já, como fonoaudiólogo, já deve ter ouvido falar sobre a Análise do Comportamento. E também já deve ter uma noção básica sobre essa ciência.

Caso ela seja uma uma área que faz sentido para você, também te convidamos a fazer a nossa pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada, aqui no IEAC.

Essa vai ser uma experiência enriquecedora para a sua vida profissional.

Depois de fazer a sua pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada no IEAC, com certeza você vai conseguir agregar ainda mais valor à sua prática profissional. Dessa forma, vai se tornar um profissional ainda mais completo do que você já é neste momento.

Isso porque com uma pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada você vai poder atuar profissionalmente sobre a ótica dessas duas visões. Tanto a da fonoaudiologia, quanto a da Análise do Comportamento.

Essa é uma grande chance de ter duas óticas científicas importantes para estudar, refletir e atuar profissionalmente.

Enfim, reiteramos o convite para que você, profissional da fonoaudiologia venha participar da nossa pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada aqui no Instituto de Educação e Análise do Comportamento, o IEAC.

pós-graduação em análise do comportamento aplicada

A importância do trabalho do fonoaudiólogo

Lembrando que não há menor necessidade de que o profissional da fonoaudiologia se sinta desprestigiado dentro de uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento de uma criança ou adolescente que aplica intervenções baseadas em ABA.

O fonoaudiólogo é um profissional e uma peça fundamental para o desenvolvimento de uma equipe multidisciplinar. Com o auxilio dele, é possível promover grandes avanços no tratamento de transtornos do desenvolvimento.

Além disso, como um Analista do Comportamento, o fonoaudiólogo pode se tornar um profissional ainda mais completo e qualificado para atuar nessa área.

Pois, você terá ainda mais conhecimento de causa para debater os planos de intervenção junto a uma equipe multidisciplinar.

Também poderá traçar estratégias e intervenções. Todas elas baseadas em evidências científicas para o acompanhamento e o tratamento de crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico.

Se você gostou das informações deste artigo, aqui em nosso blog você pode encontrar muito mais sobre a nossa pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada.

No nosso blog você encontra também muito conteúdo interessante sobre o acompanhamento de crianças com desenvolvimento atípico através da ABA. E também sobre a própria Análise do Comportamento Aplicada em si.

Para conferir tudo isso, basta conferir o arquivo aqui do blog. Lá você poderá ler nossos artigos anteriores e continuar acompanhando as nossas publicações.

Tem alguma dúvida sobre nossa pós-graduação ou o trabalho como fonoaudiólogo como analista do comportamento? Deixe o seu comentário que iremos te responder.