À medida que o número de diagnósticos de Transtornos do Espectro Autista aumenta em todo o mundo, é inevitável que a experiência de pessoas vivendo com autismo – tanto pacientes, quanto suas famílias – se torne cada vez mais bem documentada. Consequente, há cada vez mais conteúdos sobre o assunto, como documentários sobre autismo.
É claro que não há um único melhor filme sobre TEA. Afinal, estamos falando de um espectro com uma ampla gama de sintomas, graus e circunstâncias. Consequentemente, temos uma ampla fonte de histórias. Ou terríveis, ou reconfortantes.
Portanto, cada documentário sobre TEA tem a oportunidade de fornecer uma visão das vidas das pessoas afetadas pela doença. Decerto, isso é algo que ajuda a contribuir para uma maior conscientização, compreensão e compaixão.
10 melhores documentários sobre autismo, da atualidade.
1. Best Kept Secret
Tanta ênfase tem sido colocada no apoio aos alunos com TEA nos sistemas de escolas públicas, nas últimas décadas, que é fácil ignorar o fato importante de que todos se formarão e deixarão esse sistema em algum momento.
Para os pais e os professores, que têm de zelar por esses alunos durante essa transição, é um evento pesado. Às vezes deprimente. Mas às vezes também pode ser reconfortante.
“Best Kept Secret” mostra uma professora de educação especial de Nova Jersey que corre contra o tempo para encontrar opções para os seus alunos, depois que eles se formarem.
2. Life, Animated
Este documentário, indicado ao Oscar, explora a história de Owen Suskind por meio de uma lente única: animação.
Owen, que foi diagnosticado com TEA aos 3 anos de idade, quando parou de falar, encontrou um caminho de volta para a comunicação verbal por meio de sua própria obsessão causada pelo TEA: filmes animados da Disney.
Logo após, mergulhando nesses mesmos filmes, seus pais encontraram um caminho para a comunicação com Owen.
À medida que Owen recupera a sua fala, ele também tem uma história para contar: “A Terra dos Companheiros Perdidos”, que se espelha em sua própria trajetória.
Suskind fornece a única narração para o filme, que consiste em um vídeo ao vivo dele e uma versão animada da sua história.
3. Sounding The Alarm
Este documentário foi produzido pela fundação de pesquisa e conscientização de TEA, Autism Speaks, e faz exatamente isso: fornece uma voz para uma dúzia de famílias e indivíduos afetados pelo TEA.
As dificuldades e os custos, tanto financeiros como pessoais, são mostrados com detalhes minuciosos nas palavras dos pais e cuidadores.
4. Aspergers The Movie
Embora a síndrome de Asperger tenha sido removida do léxico oficial do diagnóstico de Transtornos do Espectro Autista, isso não impediu que os Aspies, como muitos chamam a si próprios, com TEA de alto desempenho, se classificassem ligeiramente além dos outros com TEA.
Aspergers The Movie foi filmado por um deles e apresenta entrevistas com pessoas de todas as idades que têm síndrome de Asperger, que falam abertamente sobre os desafios e as vantagens de ser um Aspie. Se tornando assim, um dos melhores documentários sobre autismo.
5. Autism In Love
É provável que pessoas com autismo podem ter dificuldades para se comunicarem. Mas isso não significa que não tenham os mesmos impulsos e necessidades humanos que as outras pessoas.
Autism In Love examina como os adultos com TEA lidam com os seus relacionamentos românticos. Desde os desafios do namoro, quando as suas habilidades sociais e de comunicação são prejudicadas, até encontrar a pessoa certa e adaptar-se aos relacionamentos de longo prazo.
6. The Hummingbird
No momento em que um cineasta tem um filho que começa a ter convulsões e tem suspeita de ter TEA, a reação natural é ligar a câmera e documentar o processo.
Por fim, o resultado, filmado ao longo de 5 anos, mostra a jornada de uma mãe entrando em contato com uma filha que lentamente desaparece por trás do véu do autismo.
The Hummingbird não poderia, portanto, ficar fora dessa lista de documentários sobre autismo.
7. Kids With Cameras
Se parece natural que um cineasta adulto documente a sua perspectiva de criar um filho com TEA, então imagine o quão surpreendente seria colocar câmeras nas mãos de crianças com TEA e ensiná-las a serem cineastas.
Pois, é exatamente isso o que acontece em Kids With Cameras. Sete crianças com TEA de alto desempenho participam de um acampamento por cinco dias. Não apenas aprendem a filmar e editar, como também a apresentar os seus próprios filmes.
8. A Mother’s Courage
Um dos documentários sobre autismo de alto nível da lista, A Mother’s Courage segue uma jornada comum para muitos pais de crianças com TEA.
À procura de tratamentos, à procura de respostas, Margret se conecta com outras famílias tocadas pelo autismo e com vários especialistas na área, incluindo a Dra. Temple Grandin e o Dr. Simon Baren-Cohen.
Narrado por Kate Winslet e com uma trilha sonora de Sigur Rós e Björk, A Mother’s Courage é um dos documentários mais interessantes sobre o TEA disponível atualmente.
9. O Menino e o Cavalo (The Horse Boy)
O Menino e o Cavalo também apresenta os doutores Grandin e Baren-Cohen, mas a jornada que descreve é mais selvagem e mais externa do que a mostrada em A Mother’s Courage.
Em vez disso, o documentário segue um casal do Texas que, ao descobrir que o seu filho, Rowan, parece ter os sintomas de TEA diminuídos ao entrar em contato com cavalos. Dessa forma, eles realizam uma viagem à Mongólia para ficar entre os cavaleiros nômades das altas estepes e para consultar os xamãs que vivem com eles.
Após a viagem, os piores sintomas comportamentais de Rowan desapareceram.
10. Autismo – O Musical
Sim, você leu certo. É um documentário, mas é um documentário sobre um musical feito, em parte, por cinco crianças com autismo e seus pais.
O The Miracle Project foi criado para ajudar crianças autistas a se expressarem enquanto aprendem a se relacionar com os outros. A técnica consiste em usar o processo criativo encontrado ao participar de uma oficina teatral para encenar um musical.
Enquanto as crianças escrevem e ensaiam a produção original, as câmeras acompanham elas e os seus pais, ao longo de 6 meses, mostrando tanto os conflitos, quanto os triunfos.
De fato, assistir a documentários sobre autismo é algo muito importante. Principalmente, para pais que tem filhos com TEA. Afinal, você passa a conhecer mais sobre o autismo, em seus diferentes níveis e nuances. Consequentemente, isso ajuda a quebrar preconceitos e expandir suas perspectivas.
Então, você já assistiu algum desses documentários sobre autismo? Conhece algum outro que é excelente, mas não foi citado? Então, deixe aqui seu comentário!