4 Etapas da Elaboração do Plano de Ensino Individualizado

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Você sabia que o processo de elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas? Nesse artigo te explicaremos como você pode entender e colocar em prática cada uma dessas etapas.

  1. Avaliar
  2. Elaborar objetivos
  3. Elaborar programas de ensino
  4. Coletar dados
elaboração do Plano de Ensino Individualizado

1ª etapa da elaboração do Plano de Ensino Individualizado

Na etapa de avaliação, é necessário identificar como avaliar e o que avaliar.

Atualmente, no Brasil, o modelo de avaliação adotado é muito ineficaz. Por isso, ele tem gerado grande descontentamento por parte dos familiares dos pacientes.

Para exemplificar, a criança passa por um fonoaudiólogo, que faz uma avaliação usando os instrumentos da área de Fonoaudiologia. O profissional traça os seus objetivos de ensino, e realiza de uma a três sessões de terapia por semana com o paciente, com duração entre 30 e 40 minutos, considerando somente a sua visão.

Exemplos:

Da mesma maneira, procedem o psicólogo, o terapeuta ocupacional, o psicopedagogo e os outros profissionais envolvidos.

Dessa forma, a criança passa grande parte do dia e da semana nas sessões de terapia, ficando muito cansada, e, ainda assim, os resultados nem sempre são satisfatórios.

Isso porque o modelo adotado no Brasil não é de intervenção intensiva, diferentemente da forma como é feita nos Estados Unidos, onde o modelo de intervenção é muito mais efetivo, por basear o PEI na Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

2ª etapa da elaboração do Plano de Ensino Individualizado

Em seguida, na segunda etapa, elaborar objetivos, é muito importante que os objetivos sejam claros e mensuráveis.

Portanto, deve ser identificado exatamente o que necessita ser melhorado no paciente dentro de cada habilidade.

Por exemplo, uma criança deverá pedir o que quer cinzo vezes por dia, ou deverá fazer nomeações de dez itens.

3ª etapa da elaboração do Plano de Ensino Individualizado

A terceira etapa, elaborar programas de ensino, corresponde aos procedimentos. Ou seja, como fazer, como ensinar, considerando os princípios da ABA.

Como funciona:

Dessa forma, os programas de ensino deverão ser bem detalhados, para que qualquer pessoa seja capaz de replicá-los. Portanto, para que a mão de obra seja barateada, possibilitando que pessoas não formadas também realizem os programas.

Essa é uma das características básicas da ABA, o fato de ser tecnológica, trazendo, portanto, formas de ensino que possam ser replicadas.

Desse modo, é muito importante que os programas sejam aplicados em diversos lugares, inclusive na escola.

4ª etapa da elaboração do Plano de Ensino Individualizado

Por fim, na última etapa, coletar dados, os dados dos programas de ensino deverão ser coletados e analisados para verificar se ele está sendo efetivo ou não.

Por isso, é necessário acompanhar, medir e registrar. Deverá ser verificado, por exemplo, quantas vezes foram necessárias aplicar o programa para a criança aprender o que foi ensinado.

Para que o PEI seja realizado de forma efetiva, essas quatro etapas devem ser cumpridas. O modelo de intervenção deve ser multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, todos os envolvidos devem ter os mesmos objetivos, seguindo os mesmos procedimentos, de acordo com a ABA.

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