Benefícios da Terapia ABA para crianças autistas

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Existem diversos benefícios da terapia ABA para crianças e adultos autistas. Mas, antes de conhecer os benefícios da terapia ABA é importante entender sua base e fundamento.

O que é ABA?

A Análise do Comportamento Aplicada – ABA (Applied Behavior Analysis, em inglês) é uma ciência baseada em evidências, estudos e testes, que pode ser aplicada em diversas áreas.

O objetivo da ABA é estudar o comportamento humano, atuando na identificação e no tratamento dos comportamentos problemáticos, bem como no ensino de novos comportamentos, sendo a utilização no Transtorno do Espectro Autista (TEA) apenas uma de suas possibilidades de aplicação e utilização desta ciência para estudo de comportamentos.

Isso porque, diferentemente das crianças de desenvolvimento típico que adquirem as habilidades do dia a dia de forma natural, para as crianças autistas a maioria dos comportamentos precisa ser ensinada, de forma intensiva e contínua.

Como surgiu a Análise do Comportamento Aplicada – ABA?

Tudo começou em 1987, nos Estados Unidos, quando Ole Ivar Lovaas publicou um artigo sobre sua pesquisa realizada com crianças autistas que receberam intervenção baseada nos princípios da ABA.

Os resultados da sua pesquisa foram muito positivos, representando uma nova perspectiva para o tratamento dos autistas, pois até então eles eram vistos pela sociedade como loucos, sendo muitas vezes internados em sanatórios e hospitais psiquiátricos.

A partir da pesquisa de Lovaas, começaram a surgir muitos estudos sobre a eficácia da ABA para o tratamento do autismo, sendo hoje a forma de terapia mais indicada para as crianças autistas.

Como a intervenção ABA deve ser realizada?

Um dos benefícios da terapia ABA é que ela pode ser realizada tanto no ambiente doméstico como em uma clínica médica, durante o maior período de tempo possível. Mas, deve seguir quatro etapas:

  1. Avaliar a criança;
  2. Traçar objetivos de tratamento;
  3. Fazer programas de ensino;
  4. Registrar dados de resultados do tratamento.

Além disso, recomenda-se que a intervenção seja realizada diariamente, ao menos 2 horas por dia. Também é importante que sejam feitas estimulações contínuas com situações do dia a dia da criança, pois quanto mais estimulada e ensinada ela for, melhores resultados serão obtidos com o tratamento.

Benefícios da terapia ABA para habilidades

Quanto às habilidades a serem ensinadas, isso dependerá das características e necessidades particulares da criança, ou seja, do seu repertório, podendo ser trabalhadas, dentre outras, habilidades de:

Qual a importância da participação familiar na intervenção ABA?

Os familiares são aqueles que convivem diariamente com a criança autista. Ou seja, que estão acostumados com os seus comportamentos, que sabem quais habilidades a criança domina e quais ela ainda precisa aprender.

Por isso, a participação dos pais é muito importante tanto durante a fase de avaliação e diagnóstico da criança, como durante o tratamento.

benefícios da terapia aba

Pesquisas apontam que melhores resultados são alcançados quando há participação ativa da família, justificando a necessidade de o terapeuta ABA treinar os pais e mostrar como identificar os comportamentos a serem trabalhados e como estimular os seus filhos.

Ainda que não haja cura para o autismo, há alternativas de tratamento para amenizar os sintomas e proporcionar aos pacientes uma melhor qualidade de vida, sendo a intervenção ABA a mais indicada. E a participação dos pais nesse processo faz muita diferença!

A cada dia com o aumento do número de diagnósticos ou hipóteses diagnósticas de Transtorno do Espectro Autista, existe uma grande demanda por profissionais capacitados especificamente em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que possam acrescentar a sua formação de base, competências em Análise do Comportamento Aplicada potencializando assim os resultados de intervenção.

Por esta razão desde 2018 o Instituto de Educação e Análise do Comportamento oferece uma Pós Graduação completa em Análise do Comportamento para preparar profissionais na atuação não só no TEA, mas também para toda a população com transtornos do neurodesenvolvimento. E se você quer também fazer parte deste time de profissionais especialistas que estão sendo constantemente sendo requisitados no mercado por planos de saúde, seguros saúde, e no particular você deve começar agora mesmo seu processo de especialização.

Clique Aqui e conheça mais sobre a nossa Pos Graduação Lato Sensu, e a diferenciação dela no mercado.