Se você estiver se preparando para ensinar matemática para crianças com autismo, logo descobrirá que haverá muitos momentos emocionantes, além de alguns desafios ao longo do caminho.
No entanto, empregar estratégias específicas e conhecer seu aluno/filho/paciente em nível acadêmico pode ajudar a tornar a experiência agradável para vocês dois e ajudá-lo a superar quaisquer obstáculos como um profissional.
Este texto traz informações úteis que poderão beneficiar aqueles que desejam ensinar matemática para crianças com autismo. Sendo assim, você descobrirá por que alguns alunos com autismo se destacam em Matemática, o que procurar em um currículo de Matemática e como o Instituto de Educação e Análise do Comportamento (IEAC) pode ajudar o seu aluno com autismo a ter sucesso.
Autismo e Matemática
Evidências apresentadas nos últimos anos sugeriram que crianças com autismo podem ter certas habilidades mais fortes em Matemática. Um estudo publicado na revista científica Biological Psychiatry, em 2013, parece confirmar essa teoria.
Os pesquisadores descobriram que certas partes do cérebro das crianças com autismo são ativadas quando elas resolvem problemas de Matemática, e que elas tendem a usar abordagens diferentes ao resolver esses problemas quando comparadas a estudantes sem autismo.
No estudo, as crianças com autismo usaram o método da decomposição ao resolverem problemas de adição duas vezes mais do que os estudantes sem autismo. Esse método corresponde a dividir cada problema em problemas menores para encontrar a resposta.
Como ensinar Matemática para crianças com autismo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é amplo, portanto não existe realmente um método específico para ensinar Matemática para crianças com autismo.
Tal como acontece com os alunos em geral, cada criança tem sua maneira preferida de aprender, com seus pontos fortes e fracos. Logo, conhecer a criança em vários níveis lhe dará uma melhor visão sobre qual forma de ensino funcionará melhor para ela.
Para isso, o ensino de Matemática para alunos com autismo pode ser auxiliado seguindo estas estratégias:
- identifique o interesse da criança e use-o para ensinar conceitos de Matemática;
- capitalize seu estilo de aprendizado visual-espacial usando ferramentas de ensino multimídia;
- ensine conceitos de Matemática por meio de exemplos visuais e emparelhe-os com instruções verbais para aqueles que são parcialmente verbais ou não verbais;
- torne o ensino da Matemática divertido fazendo uso de jogos com cartões, aplicativos ou com um currículo diferenciado;
- use a tecnologia para ajudar os alunos cujas habilidades motoras não são tão desenvolvidas;
- elogie o mais rápido possível para manter os alunos motivados;
- além disso, use o formato de múltipla escolha em vez de perguntas de sim ou não.
Currículo de Matemática para alunos com autismo
De fato, ao ensinar Matemática para crianças com autismo, a escolha do currículo é fundamental. Mas encontrar um currículo de Matemática para estudantes no espectro não precisa ser uma tarefa árdua.
Por isso, empregar estratégias comprovadas e apoiadas em pesquisas pode ajudar a tornar o processo de ensino e aprendizagem de ambas as partes menos estressante e muito mais agradável.
Dessa forma, ao tentar encontrar o currículo de Matemática ideal para os alunos no espectro, pergunte a si mesmo:
- Quais são os pontos fortes do aprendizado de Matemática da criança?
- Posso modificar o currículo de Matemática para focar nesses pontos fortes?
- Além disso, como o currículo de Matemática trata as áreas de fraqueza da criança?
Responder a essas perguntas fornecerá uma enorme vantagem ao analisar os programas de Matemática para alunos com autismo.
Ensino de habilidades
O IEAC possui um currículo voltado para as habilidades de Matemática focado na aplicabilidade diária. A aplicação dessas habilidades no dia a dia tem como objetivo proporcionar mais independência e autonomia para as pessoas com algum atraso no desenvolvimento.
Como funciona
Esse recurso fornece um currículo de Matemática com duração de um ano que se concentra na construção de habilidades básicas. O currículo é estruturado visualmente, divide habilidades maiores em etapas menores, incorpora avaliações e utiliza a tomada de decisão baseada em dados. Por fim, existem 8 unidades incluídas, além de uma unidade de revisão!
Cada unidade inclui um pré-teste e um pós-teste, uma escala de classificação com componente de tomada de decisão com base em dados, gráfico, quadro para uso de pistas visuais e 20 atividades. Esse currículo foi projetado para que seja utilizada uma atividade por dia. Suas atividades de Matemática estão planejadas para o ano inteiro.
O nível 1 concentra-se no ensino de habilidades básicas. As habilidades incluídas nesta unidade são: identificação numérica e contagem de 1 a 10, formas, identificação de grande e pequeno, padrões simples e complexos, noções de dinheiro, noções de mais e menos e palavras numéricas de 1 a 10.
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