Comportamento de pedir: Como você pode avaliá-lo?

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Quando falamos em comportamentos, devemos ter em mente a noção de que os macrocomportamentos, que são os comportamentos maiores (como o comportamento de pedir), devem ser divididos em microcomportamentos.

De fato, o comportamento de pedir envolve muitas habilidades que a criança precisa aprender para ter uma vida mais independente e autônoma.

Para avaliar a habilidade de pedir do aluno, as perguntas listadas abaixo devem ser respondidas e analisadas atentamente, de acordo com os comportamentos apresentados por ele.

Avaliando o comportamento de pedir: Ao que se deve estar atento?

  • O aluno indica itens específicos e atividades que ele quer ao apontar, puxar ou aguardar os itens e atividades específicas (sem usar palavras ou sinais)?
  • Se você perguntar: “O que você quer?” com o reforço presente e uma indução imitativa (palavra ou sinal), o aluno pedirá o item?
  • Ele pede itens ou eventos de reforço usando palavras ou sinais?
  • Se você perguntar: “O que você quer?”, o aluno pedirá um item ou uma atividade?

Mais questões para analisar

  • Quantos itens ou atividades específicas o aluno pode pedir espontaneamente usando uma resposta específica (palavra falada ou língua de sinais) quando os itens estão presentes?
  • Quantos itens ou atividades específicas o aluno pode pedir espontaneamente usando uma resposta específica (palavra falada ou língua de sinais) quando os itens não estão presentes?
  • Ele olha para as pessoas quando está pedindo itens, ações ou informações?
  • Ele solicita que outras pessoas realizem ações específicas?
  • Quando um item é necessário para completar uma tarefa, o aluno pede o item que falta?
  • Ele pode indicar que quer ou não um item ou atividade dizendo ou usando movimentos de cabeça para especificar “sim” ou “não”?
  • Ele pode pedir itens, ações ou informações usando uma frase?
  • Ele pode pedir ajuda (por exemplo, “Me ajude”)?
  • Ele é capaz de fazer novas solicitações para muitos novos objetos, ações ou informações após ser solicitado a pedir esses itens menos de cinco vezes?

Avaliando o comportamento de pedir com palavras simples

  • O aluno pede que os outros prestem atenção as suas ações (por exemplo, “Mamãe, olhe para mim”, “Veja isso”)?
  • O aluno pode pedir a outras pessoas para remover um item ou interromper uma atividade?
  • O aluno pode solicitar itens usando adjetivos (por exemplo, o cavalo grande)?
  • O aluno pode solicitar itens usando preposições (por exemplo, na caixa)?
  • De manhã, o aluno pede para assistir a um filme depois do almoço?
  • O aluno vê um objeto desconhecido e pergunta “O que é isso?” ou “O que ele faz?”
  • O pai diz: “Nós vamos sair para comer”, e o aluno pergunta: “Onde nós vamos?” O pai diz: “Coloque os sapatos”, e o aluno pergunta: “Onde estão meus sapatos?”
  • “De quem é a vez?”, “De quem é esse sapato?”, “Quem é?”
  • O aluno solicita itens ou ações que ele pode querer obter no futuro?
  • O aluno pede informações usando perguntas com “O que”?
  • O aluno pede informações usando perguntas com “Onde”?
  • O aluno pede informações usando perguntas com “Quem” ou “De quem”?
  • O aluno pode solicitar ações usando advérbios (por exemplo, me empurre rápido, caminhe silenciosamente)?
  • O aluno pode solicitar itens usando pronomes (por exemplo, eu quero seu chapéu)?
  • O aluno pede informações usando perguntas com “Qual”, ou “Quando, ou “Como”?
  • O aluno pede informações usando perguntas?
  • O aluno pede informações usando perguntas com “Por que”?
  • O aluno solicita espontaneamente objetos, ações ou informações ao longo do dia?

Aprendendo mais!

No processo de ensinar uma criança a pedir, é importante estar atenta a todas essas questões. Para algumas crianças, ensinar o comportamento de pedir pode não ser tão complicado. Porém, para outras, pode-se apresentar alguns desafios.

Aprender sobre Análise do Comportamento é muito importante, tanto para pais, quanto para professores e demais profissionais da área de educação. Aqui no IEAC você encontra diversos cursos sobre ABA, com os mais vários enfoques. Confira!

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