Exemplos e Teorias do Desenvolvimento Infantil

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Hoje é domingo e quero falar com você sobre algumas Ideias Fundamentais de Como as Crianças Crescem e se Desenvolvem. As teorias de desenvolvimento infantil concentram-se em explicar como as crianças mudam e crescem ao longo da infância. Tais teorias centram-se em vários aspectos do desenvolvimento, incluindo o crescimento social, emocional e cognitivo.

O estudo do desenvolvimento humano é um assunto muito diversificado. Todos nós temos experiência pessoais com o desenvolvimento, mas às vezes é difícil entender como e por que as pessoas crescem, aprendem e agem de uma determinada maneira.

Por que as crianças se comportam de certas maneiras? O comportamento delas está relacionado à idade, relações familiares ou temperamentos individuais? Os psicólogos do desenvolvimento se esforçam para responder a essas perguntas, assim como para entender, explicar e prever comportamentos que ocorrem ao longo da vida.

Para entender o desenvolvimento humano, várias teorias diferentes do desenvolvimento infantil surgiram para explicar vários aspectos do crescimento humano.

Teorias do Desenvolvimento Infantil: Um Plano de Fundo

As teorias do desenvolvimento fornecem uma estrutura para pensar sobre o crescimento humano e a aprendizagem. Mas por que estudamos o desenvolvimento? O que podemos aprender das teorias psicológicas do desenvolvimento? Se você já se perguntou sobre o que motiva o pensamento e o comportamento humano, entender essas teorias pode fornecer informações úteis sobre os indivíduos e a sociedade.

Nossa Compreensão do Desenvolvimento Infantil Mudou ao Longo dos Anos

O desenvolvimento infantil que ocorre desde o nascimento até a idade adulta foi amplamente ignorado em grande parte da história humana. As crianças eram frequentemente vistas como pequenas versões de adultos e pouca atenção era dada aos muitos avanços nas habilidades cognitivas, no uso da linguagem e no crescimento físico que ocorrem durante a infância e a adolescência.

O interesse no campo do desenvolvimento infantil finalmente começou a surgir no início do século XX, mas tendia a se concentrar no comportamento anormal. Eventualmente, os pesquisadores se tornaram cada vez mais interessados em outros tópicos, incluindo o desenvolvimento infantil típico, assim como as influências sobre o desenvolvimento.

 

Estudar o Desenvolvimento Infantil nos Permite Compreender as Muitas Mudanças que Ocorrem

Por que é importante estudar como as crianças crescem, aprendem e mudam? Uma compreensão do desenvolvimento infantil é essencial porque nos permite apreciar plenamente o crescimento cognitivo, emocional, físico, social e educacional pelos quais as crianças passam desde o nascimento até o início da idade adulta.

Algumas das principais teorias do desenvolvimento infantil são conhecidas como grandes teorias; elas tentam descrever todos os aspectos do desenvolvimento, geralmente usando uma abordagem de fase. Outras são conhecidas como mini-teorias; elas se concentram apenas em um aspecto bastante limitado do desenvolvimento, como crescimento cognitivo ou social.

A seguir estão algumas das muitas teorias de desenvolvimento infantil que foram propostas por teóricos e pesquisadores. Teorias mais recentes descrevem as fases de desenvolvimento das crianças e identificam as idades típicas nas quais esses marcos de crescimento ocorrem.

Teoria de Freud do Desenvolvimento Psicossexual

Teoria psicanalítica originada com o trabalho de Sigmund Freud. Através de seu trabalho clínico com pacientes que sofriam de doença mental, Freud passou a acreditar que as experiências da infância e os desejos inconscientes influenciavam o comportamento.

De acordo com Freud, os conflitos que ocorrem durante cada uma dessas fases podem influenciar a personalidade e o comportamento ao longo da vida.

Freud propôs uma das mais conhecidas grandes teorias do desenvolvimento infantil. De acordo com a teoria psicossexual de Freud, o desenvolvimento infantil ocorre em uma série de fases focadas em diferentes áreas de prazer do corpo. Durante cada fase, a criança encontra conflitos que desempenham um papel significativo no curso do desenvolvimento.

Sua teoria sugeriu que a energia da libido estava focada em diferentes zonas erógenas em fases específicas. A falha em progredir através de uma fase pode resultar em uma fixação naquele ponto do desenvolvimento, o que Freud acreditava poder influenciar o comportamento adulto.

Então, o que acontece quando as crianças completam cada fase? E o que pode resultar se uma criança se sai mal durante um determinado ponto no desenvolvimento? Completar com sucesso cada fase leva ao desenvolvimento de uma personalidade adulta saudável. Não resolver os conflitos de uma fase em particular pode resultar em fixações que podem influenciar o comportamento adulto.

Enquanto algumas outras teorias sobre o desenvolvimento infantil sugerem que a personalidade continua a mudar e a crescer durante toda a vida, Freud acreditava que foram as primeiras experiências que desempenharam o maior papel na formação do desenvolvimento. De acordo com Freud, a personalidade já está amplamente definida aos cinco anos de idade.

 

Teoria de Erikson do Desenvolvimento Psicossocial

A teoria psicanalítica foi uma força enormemente influente durante a primeira metade do século XX. Aqueles inspirados e influenciados por Freud expandiram as ideias de Freud e desenvolveram teorias próprias. Destes neo-freudianos, as ideias de Erik Erikson tornaram-se talvez as mais conhecidas.

A teoria do desenvolvimento psicossocial de oito fases de Erikson descreve o crescimento e a mudança ao longo da vida, concentrando-se na interação social e nos conflitos que surgem durante as diferentes fases de desenvolvimento.

Embora a teoria de Erikson do desenvolvimento psicossocial tenha compartilhado algumas semelhanças com a de Freud, ela é consideravelmente diferente em muitos aspectos. Em vez de se concentrar no interesse sexual como força motriz no desenvolvimento, Erikson acreditava que a interação social e a experiência desempenhavam papéis decisivos.

Sua teoria de oito fases do desenvolvimento humano descreveu esse processo desde a infância até a morte. Durante cada fase, as pessoas enfrentavam um conflito de desenvolvimento que afeta o funcionamento posterior e o crescimento.

Ao contrário de muitas outras teorias do desenvolvimento, a teoria psicossocial de Erik Erikson se concentra no desenvolvimento durante toda a vida. Em cada fase, crianças e adultos enfrentam uma crise de desenvolvimento que serve como um grande ponto de virada. Administrar com sucesso os desafios de cada fase leva ao surgimento de uma virtude psicológica vitalícia.

Teorias Comportamentais do Desenvolvimento Infantil

Durante a primeira metade do século XX, uma nova escola de pensamento, conhecida como Behaviorismo (do inglês Behavior = Comportamento), surgiu para tornar-se uma força dominante dentro da psicologia. Behavioristas acreditavam que a psicologia precisava se concentrar apenas em comportamentos observáveis e quantificáveis, a fim de se tornar uma disciplina mais científica.

De acordo com a perspectiva comportamental, todo comportamento humano pode ser descrito em termos de influências ambientais. Alguns behavioristas, como John B. Watson e B.F. Skinner, insistiram que o aprendizado ocorre puramente através de processos de associação e reforço.

As teorias comportamentais do desenvolvimento infantil se concentram em como a interação ambiental influencia o comportamento e são baseadas nas teorias de teóricos como John B. Watson, Ivan Pavlov e B. F. Skinner. Essas teorias lidam apenas com comportamentos observáveis. O desenvolvimento é considerado uma reação a recompensas, punições, estímulos e reforços.

Dois tipos importantes de aprendizado que surgiram dessa abordagem do desenvolvimento são o condicionamento clássico e o condicionamento operante. O condicionamento clássico envolve o aprendizado ao emparelhar um estímulo natural com um estímulo anteriormente neutro. O condicionamento operante utiliza reforço e punição para modificar comportamentos.

Teoria de Piaget do Desenvolvimento Cognitivo

A teoria cognitiva diz respeito ao desenvolvimento dos processos de pensamento de uma pessoa. Ela também analisa como esses processos de pensamento influenciam a maneira como entendemos e interagimos com o mundo. Piaget propôs uma ideia que parece óbvia agora, mas ajudou a revolucionar a maneira como pensamos sobre o desenvolvimento infantil: as crianças pensam de maneira diferente dos adultos.

O teórico Jean Piaget propôs uma das teorias mais influentes do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria cognitiva procura descrever e explicar o desenvolvimento de processos de pensamento e estados mentais. Também analisa como esses processos de pensamento influenciam a maneira como entendemos e interagimos com o mundo.

Piaget então propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo para explicar as fases e a sequencia do desenvolvimento intelectual das crianças.

§  A Fase Sensorimotora: Um período de tempo entre o nascimento e os dois anos de idade, durante o qual o conhecimento da criança sobre o mundo é limitado às suas percepções sensoriais e atividades motoras. Os comportamentos são limitados a respostas motoras simples causadas por estímulos sensoriais.

 

§  A Fase Pré-Operacional: Um período entre as idades de 2 e 6 anos durante o qual uma criança aprende a usar a linguagem. Durante esta fase, as crianças ainda não entendem a lógica concreta, não podem manipular mentalmente as informações e são incapazes de considerar o ponto de vista de outras pessoas.

 

§  A Fase Operacional Concreta: Um período entre as idades de 7 e 11 anos durante o qual as crianças obtêm uma melhor compreensão das operações mentais. As crianças começam a pensar logicamente sobre eventos concretos, mas têm dificuldade em entender conceitos abstratos ou hipotéticos.

 

§  A Fase de Operacional Formal: Um período entre os 12 anos de idade até a idade adulta, quando as pessoas desenvolvem a capacidade de pensar sobre conceitos abstratos. Habilidades como pensamento lógico, raciocínio dedutivo e planejamento sistemático também surgem durante essa fase.

 

Teoria do Apego de Bowlby

Há uma grande quantidade de pesquisas sobre o desenvolvimento social das crianças. John Bowbly propôs uma das primeiras teorias do desenvolvimento social. Bowlby acreditava que os primeiros relacionamentos com os cuidadores desempenham um papel importante no desenvolvimento infantil e continuam a influenciar as relações sociais ao longo da vida.

A teoria do apego de Bowlby sugeria que as crianças nascem com uma necessidade inata de formar vínculos. Tais vínculos ajudam na sobrevivência, garantindo que a criança receba cuidados e proteção. Não só isso, mas esses vínculos são caracterizados por padrões comportamentais e motivacionais claros. Em outras palavras, crianças e cuidadores se envolvem em comportamentos projetados para garantir a proximidade. As crianças se esforçam para ficarem perto e conectadas a seus cuidadores, que, por sua vez, oferecem um porto seguro e uma base segura para a exploração.

Pesquisadores também expandiram o trabalho original de Bowlby e sugeriram que existem vários estilos de apego diferentes. As crianças que recebem apoio e cuidados consistentes têm maior probabilidade de desenvolver um estilo de apego seguro, enquanto aquelas que recebem cuidados menos confiáveis podem desenvolver um estilo ambivalente, evitativo ou desorganizado.

Teoria do Aprendizado Social de Bandura

A teoria do aprendizado social é baseada no trabalho do psicólogo Albert Bandura. Bandura acreditava que o processo de condicionamento e reforço não poderia explicar suficientemente todo o aprendizado humano. Por exemplo, como pode o processo de condicionamento explicar os comportamentos aprendidos que não foram reforçados através do condicionamento clássico ou do condicionamento operante?

Segundo a teoria do aprendizado social, os comportamentos também podem ser aprendidos através da observação e modelagem. Ao observar as ações dos outros, incluindo pais e colegas, as crianças desenvolvem novas habilidades e adquirem novas informações.

A teoria do desenvolvimento infantil de Bandura sugere que a observação desempenha um papel crítico no aprendizado, mas essa observação não precisa ser necessariamente a observação a um modelo “ao vivo”. Em vez disso, as pessoas também podem aprender ouvindo instruções verbais sobre como realizar um comportamento, assim como observar comportamentos reais ou fictícios de personagens exibidos em livros ou filmes.

Teoria Sociocultural de Vygotsky

Outro psicólogo chamado Lev Vygotsky propôs uma teoria de aprendizado seminal que se tornou muito influente, especialmente no campo da educação. Como Piaget, Vygotsky acreditava que as crianças aprendem ativamente e através de experiências práticas. Sua teoria sociocultural também sugeria que os pais, cuidadores, colegas e a cultura em geral eram responsáveis pelo desenvolvimento de funções de ordem superior.

Na visão de Vygotsky, o aprendizado é um processo inerentemente social. Através da interação com os outros, o aprendizado se integra na compreensão do indivíduo sobre o mundo. Essa teoria do desenvolvimento infantil também introduziu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é a lacuna entre o que uma pessoa pode fazer com ajuda e o que ela pode fazer sozinha. É com a ajuda de outros que as pessoas são capazes de aprender progressivamente e aumentar suas habilidades e escopo de compreensão.

Uma palavra de Verywell

Como você pode ver, alguns dos pensadores mais conhecidos da psicologia desenvolveram teorias para ajudar a explorar e explicar diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Embora nem todas essas teorias sejam totalmente aceitas hoje, todas tiveram uma influência importante em nossa compreensão do desenvolvimento infantil. Hoje, os psicólogos contemporâneos recorrem frequentemente a uma variedade de teorias e perspectivas para compreender como as crianças crescem, se comportam e pensam.

Essas teorias representam apenas algumas das diferentes maneiras de pensar sobre o desenvolvimento infantil. Na realidade, compreender completamente como as crianças mudam e crescem no decorrer da infância requer a análise de muitos fatores diferentes que influenciam o crescimento físico e psicológico. Genes, o ambiente e as interações entre essas duas forças determinam como as crianças crescem fisicamente e mentalmente.

Se você ficou até o final e também tem interesse nesse assunto, comenta com a gente suas experiências e dúvidas e fique ligado no nosso Blog, abordaremos mais sobre o Desenvolvimento Infantil este mês.

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Um Grande Abraço,
Michelli Freitas