Cortar o cabelo pode parecer algo bem comum para a maioria de nós. Contudo para uma criança com atraso no desenvolvimento, como o autismo, essa pode ser uma tarefa muito estressante e trabalhosa. Mas, de um modo geral, cortar o cabelo de crianças é um desafio.
O mesmo pode acontecer com crianças de desenvolvimento típico bem pequenas, com 1, 2 ou 3 anos de idade, elas podem sentir-se incomodadas com o corte de cabelo e por terem de permanecer muito tempo paradas enquanto o cabeleireiro realiza o corte.
Mas, para os pais de crianças com atraso, cortar o cabelo dos seus filhos tende a ser um transtorno bem maior, mesmo quando as crianças já estiverem maiores, entre 7 e 10 anos de idade, ou quando forem adolescentes.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com 9 dicas para ajudar os pais a tornar o corte de cabelo uma tarefa mais simples, fazendo com que a criança permaneça mais calma e lide melhor com a situação.
1. Faça uso de histórias sociais
Descreva para o seu filho detalhadamente a situação que ele passará. Ou seja, conte como será o processo de cortar o cabelo, o que ele deve esperar que aconteça durante o corte e como ele deverá se comportar no salão.
2. Faça uso de reforçadores poderosos
Escolha um item que a criança goste muito e que a deixe feliz e mais receptiva para seguir as suas demandas. Então, diga que você entregará para ela depois que ela cortar o cabelo, podendo ser um brinquedo novo, um boneco, um alimento.
3. Faça o pareamento com algo positivo
Torne a experiência de cortar o cabelo algo positivo para o seu filho, realizando o pareamento da situação com itens ou brincadeiras divertidas. Assim, ele se sentirá motivado e confortável.
4. Vá ao salão em dias mais calmos
Dê preferência para levar o seu filho ao salão de cabeleireiros em dias em que o ambiente esteja mais vazio e calmo. Ou seja, com menos pessoas e menos barulho, mais no início da semana, para você poder lidar melhor com possíveis comportamentos inadequados.
5. Nunca segure na hora de cortar o cabelo de crianças
Algo que não deve ocorrer no momento de cortar o cabelo de crianças com atraso no desenvolvimento é segurar ou forçar a criança para cortar o cabelo.
Isso torna a experiência aversiva e poderia desencadear um trauma na criança que dificultaria ainda mais o processo em situações futuras.
6. Evite usar maquininhas
As máquinas usadas pelos cabeleireiros para cortar os cabelos fazem muito barulho, o que certamente incomodaria o seu filho, além da questão sensorial da máquina na cabeça, que também seria um problema. Então, opte por usar tesoura.
7. Busque cabeleireiros que trabalhem em condições adversas
É importante que o profissional que vá cortar o cabelo do seu filho esteja acostumado a realizar essa tarefa com a criança sentada, em pé, em diversos locais do salão ou mesmo andando pelo salão.
8. Leve o seu filho várias vezes no mesmo salão
É interessante visitar o salão com mais frequência para o seu filho acostumar-se com o ambiente e com as pessoas, para que ela veja o irmão ou outras crianças cortando o cabelo.
9. Não passe muito tempo sem cortar o cabelo
Corte o cabelo do seu filho com uma certa regularidade para não correr o risco de ele se desacostumar, o que poderia tornar a tarefa mais difícil das próximas vezes.
Cortar o cabelo de crianças com atraso no desenvolvimento é um desafio e tanto! Mas, seguindo essas dicas esse processo pode ser mais tranquilo e menos traumático para a criança.
Aproveite e assista esse vídeo:
Grande parte dessas dicas estão baseadas nos princípios da terapia ABA. Entender mais sobre a Análise do Comportamento pode ajudar em muitos outros aspectos e situações do cotidiano. Quer aprender mais sobre isso? Então clique aqui!