Curso de pós-graduação e curso de extensão: qual a diferença?

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Uma dúvida que costuma surgir quando falamos de cursos de formação acadêmica/profissional é sobre as diferenças existentes entre os curso de pós-graduação e os curso de extensão.

Portanto, para esclarecer essa dúvida, trazemos este artigo com informações sobre os dois tipos de cursos. Assim, você compreende suas características principais e obrigatoriedades.

Curso de pós-graduação

Os cursos de pós-graduação lato sensu podem ser ministrados por instituições públicas ou privadas que estejam registradas no Ministério da Educação (MEC). Ou seja, que possuam credenciamento e/ou autorização para isso.

Essas instituições podem oferecer ou não, além dos cursos de pós-graduação, cursos de licenciatura e bacharelado.

Além delas, os cursos de pós-graduação também podem ser oferecidos por instituições parceiras que tenham convênios com instituições credenciadas pelo MEC.

Esses cursos podem ser presenciais, semipresenciais ou à distância, conforme a oferta e a conveniência da instituição, bem como de sua autorização junto ao MEC.

curso de pós-graduação

Como deve ser o curso de pós-graduação

Eles devem apresentar uma carga horária de no mínimo 360 horas. Além de ter um quadro docente composto por pelo menos 30% de mestres e/ou doutores. Mas podem ter ou não ter como obrigatórios, para fins de conclusão, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as supervisões práticas.

De fato, esses critérios dos cursos de pós-graduação variam conforme o Plano Pedagógico Curricular (PPC) da instituição, que deve ser preenchido com dados como docentes, módulos, cargas horárias, métodos de avaliação, dentre outros.

Por meio do curso de pós-graduação, obtém-se o título de especialista, que difere do título obtido junto ao conselho profissional de uma determinada área, que é fornecido conforme os critérios específicos de cada conselho.

Portanto, no caso dos cursos de pós-graduação em áreas multidisciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares que ainda não contam com a regulamentação da profissão, como é o caso da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o especialista que obteve o diploma junto ao MEC não necessariamente poderá obter o certificado de especialista junto ao conselho profissional.

Confira esse vídeo de nosso canal!

Cursos de extensão

Os cursos de extensão, também conhecidos como cursos de aperfeiçoamento, cursos de formação, treinamentos, imersão, workshop, dentre outras nomenclaturas, são aqueles que independem de registro e regulamentação junto ao MEC.

Por sua vez, esses cursos não apresentam uma carga horária mínima pré-definida pelo MEC, como nos cursos de pós-graduação.

Além disso, podem ser ministrados por qualquer pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, e a modalidade de ensino pode ser presencial, semipresencial ou a distância.

Ainda que não seja necessário seguir as normas estabelecidas pelo MEC para ministrar os cursos de extensão, as diretrizes dos cursos devem respeitar os direitos do consumidor, o código civil e as questões criminais.

As vantagens de realizar um curso de extensão, dentre outras, são:

  • Possibilidade de obter um título de especialista junto ao conselho profissional;
  • Maiores chances de conquistar uma vaga de emprego;
  • Obter pontos nas provas de títulos dos concursos públicos;
  • Possibilidade de obter uma promoção de cargo e/ou um aumento salarial no serviço público ou em uma empresa privada.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre os cursos de pós-graduação e os cursos de extensão, clique aqui para conhecer todos os cursos que oferecemos.

*Texto de Diogo Freitas.