Escola de educação especial ou a escola regular?

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Quando se tem um filho com algum tipo de transtorno do desenvolvimento e essa criança atinge a idade escolar, uma das maiores dúvidas dos pais é sobre o tipo de escola em que devem matricular o filho: o melhor seria a escola de educação especial ou a escola regular?

A decisão pode não ser fácil. E para escolher a melhor alternativa, diversos fatores precisam ser levados em consideração.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre esse tema e sobre qual a melhor alternativa para que o desenvolvimento da criança não seja prejudicado. Tendo em vista que é necessário ponderar bastante para decidir o que é melhor, se é a educação especial ou a escola regular.

Muitas vezes a ida da criança para uma escola de educação especial é necessária. Já em outras, a escola regular é a melhor opção. Para entender melhor, vamos aprofundar a discussão nos próximos tópicos.

A quebra de um ideal na escolha da educação especial ou a escola regular

Esse tema pode ser considerado muito polêmico. E é algo que pode representar uma decisão muito difícil para os pais de crianças com desenvolvimento atípico em idade escolar que é escolher enviar a criança para a educação especial ou a escola regular deve ser mantida.

Em algum momento, a criança vai atingir uma idade em que ela deverá ser tirada da escola regular. Isso acontecerá mesmo que ela tenha ficado lá desde quando entrou em idade escolar. Neste momento, é hora de transferir a criança para uma escola de educação especial.

Esse pode ser um momento no qual os pais podem sentir uma dor muito grande, uma vez que representa a quebra de um sonho.

Essa quebra do ideal do filho perfeito ocorre não apenas no momento do diagnóstico. Ela também pode se repetir quando a criança precisa deixar de frequentar a escola de educação regular e precisa ser matriculada em uma escola de educação especial.

É por isso que não é tão fácil escolher entre levar a criança para a educação especial ou a escola regular continuar sendo o ambiente educacional que essa criança frequenta.

O problema da escola especial no Brasil

Em nosso país as nossas escolas de educação especial, geralmente contam com uma estrutura que faz com que elas pareçam muito mais uma clínica ou um hospital, e não um ambiente escolar, como seria o ideal.

Dessa forma, muitas vezes essas crianças estarão frequentando um ambiente que não é tão legal assim para eles. Sendo esse um ambiente que não é capaz de atender de fato as necessidades delas.

Até mesmo os uniformes muitas vezes não são conjuntos que se assemelham a uniformes escolares, e sim lembram roupas hospitalares.

Desse modo, é realmente muito difícil escolher entre levar a criança para uma escola de educação especial ou a escola regular continuar sendo o ambiente onde ela estuda.

Entretanto, muitas vezes a gente não consegue manter algumas crianças com desenvolvimento atípico na rede regular de ensino. Infelizmente, em alguns momentos, é necessário que a criança passe a frequentar uma escola de educação especial.

É importante ressaltar, porém, que nem sempre esse momento chega para todas as crianças com transtorno do desenvolvimento. Entretanto, em alguns casos, vai ser sim necessário enfrentar o dilema de escolher entre a educação especial ou a escola regular.

A criança vai para escola especial. E agora?

É necessário avaliar o caso específico. Assim é possível perceber se para aquela criança continuar em uma escola regular pode estar trazendo mais prejuízos do que benefícios para o seu desenvolvimento.

A avaliação cuidadosa do caso e a decisão final sobre a questão de matricular a criança em uma escola de educação especial ou a escola regular cabe aos pais. Eles podem e devem contar com a orientação da equipe que faz o acompanhamento da criança, inclusive dos médicos.

A orientação de todas as pessoas envolvidas no cuidado da criança é muito importante. Assim, a família consegue tomar essa decisão da forma mais acertada possível, atendendo as necessidades reais e específicas daquele aluno.

educação especial ou a escola regular como escolher?

Outro ponto muito importante que precisa ser ressaltado é o de que, mesmo que a decisão final seja a de que a criança seja matriculada em uma escola de educação especial, esse aluno receba condições para continuar o seu processo de aprendizagem.

É fundamental que a família e a equipe que acompanha a criança não desistam desse processo de aprendizagem.

Considerações importantes sobre a escola de educação especial

Em primeiro lugar, é importante procurar e escolher uma escola especial que tenha um bom ambiente. No qual não tenha uma estrutura que pareça uma clínica ou um hospital, mas sim com um ambiente escolar.

As habilidades que serão ensinadas para o aluno na escola especial devem  ser compatíveis com a idade daquela criança ou adolescente. Assim como com o seu nível de cognição para que possa atender as suas necessidades.

É importante que essas crianças possam encontrar na escola especial um ambiente adequado para seu aprendizado. Esse ambiente precisa ser diverso do convencional, já que, no ambiente convencional, elas não conseguiram se adaptar.

Por algum motivo, essas crianças não se adaptaram a escola regular. Mas isso não significa que a escola especial precisa ser um ambiente clínico ou hospitalar.

Sendo assim, as crianças com transtornos do desenvolvimento precisam e merecem frequentar escolas de educação especial de qualidade.

Agora você já entendeu melhor a forma como a decisão de matricular uma criança com desenvolvimento atípico na rede de ensino deve ser tomada. E também conhece os aspectos que devem ser considerados para decidir se é melhor manter o aluno em uma escola de educação especial ou a escola regular.

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