Importância da Avaliação para o Ensino das Habilidades

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O ensino das habilidades para crianças com atraso no desenvolvimento costuma gerar dúvidas sobre como deve ser feito esse programa de ensino e qual o protocolo mais adequado para ser utilizado.

Para esclarecer essas questões e tornar as decisões relacionadas a esse processo mais claras, trazemos esse artigo sobre a importância da avaliação no ensino das habilidades.

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Como iniciar a avaliação?

 Em toda etapa inicial de avaliação, deve ser verificado:

  • o que a criança já sabe e o que ela ainda precisa aprender;
  • quais repertórios (habilidades) estão fortes e quais estão fracos;
  • quais são as habilidades mais fáceis de serem atingidas.

Primeiramente, o ensino das habilidades deve sempre começar pelas mais simples. E aos poucos, conforme a criança for apresentando domínio das habilidades ensinadas, ir passando para os próximos níveis.

Quais os tipos de avaliações existentes para o ensino das habilidades?

As avaliações podem ser classificadas em dois tipos: Referenciadas por Critério e Referenciadas por Normas.

As Referenciadas por Critério são aquelas que fornecem uma revisão mais compreensiva das habilidades, comparando com critérios específicos para cada habilidade.

Essas avaliações são mais específicas e nos ajudam a traçar alvos de ensino. Por exemplo: ABBLS e AFLS.

Por sua vez, as Referenciadas por Normas são aquelas que selecionam uma amostra de habilidades específicas e comparam os resultados com outros indivíduos da mesma idade. Um exemplo desse tipo de avaliação são os testes de QI.

Quais os protocolos de avaliação existentes na Análise do Comportamento Aplicada (ABA)?

Os protocolos de avaliação normalmente são direcionados para um tipo de comportamento específico. Além disso, eles podem ser classificados em cinco modos diferentes, de acordo com a habilidade, conforme a seguir:

Comportamento Verbal

Protocolos de Habilidades de Comportamento Verbal: voltados para os comportamentos relacionados à linguagem, que influenciam ou são influenciados por ela. Por exemplo: Vb-Mapp e ABBLS, sendo que o segundo traz um nível de detalhamento maior do que o primeiro.

Habilidades Funcionais

Protocolos de Habilidades Funcionais: voltados para as habilidades básicas do dia a dia, de autoajuda, que levem a uma vida mais independente e autônoma. Por exemplo: AFLS e Essential Skills for Living.

Habilidades Sociais

Protocolos de Habilidades Sociais: voltados para os comportamentos sociais, como interagir com outras pessoas, ter empatia, prestar atenção quando o outro estiver falando. Por exemplo: Socially Savvy.

Programas de ensinos

Protocolos de Avaliação e Currículos de Intervenção: além da avaliação, esses protocolos já trazem programas de ensino prontos para ensinar à criança o que ela ainda não sabe. Por exemplo: PEAK e Social Skills Streaming.

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Habilidades socioemocionais

Protocolos de Habilidades Socioemocionais: voltados para as habilidades relacionadas com as emoções e com as relações sociais. Por exemplo: AIM e ACT para crianças autistas.

Qual protocolo de avaliação escolher?

Para escolher o protocolo de avaliação mais adequado para ensinar habilidades para uma criança com atraso no desenvolvimento, deverão ser consideradas as características e necessidades específicas dessa criança (idade, nível, repertório) e o que é mais importante para ela aprender.

Recomenda-se que seja utilizado mais de um protocolo, podendo ser um pouco de cada, para, dessa forma, tornar o processo de avaliação mais completo.

Mas, de forma geral, os protocolos mais importantes para serem usados com as crianças são: Habilidades de Comportamento Verbal, Habilidades Funcionais e Habilidades Sociais, nessa ordem de prioridade.

O importante é sempre levar em consideração que uma criança é diferente da outra e, portanto, as suas necessidades devem ser consideradas no momento de escolher os protocolos, com a finalidade de obter resultados mais eficazes com o programa de ensino elaborado.

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