Inclusão de autistas: Certificação a favor do autismo em parques

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Hoje, apresentamos um artigo que trata de uma certificação recebida por um parque aquático localizado no estado da Flórida, nos Estados Unidos, o SeaWorld Orlando. Pois, essa certificação é um exemplo muito importante sobre os importantes passos em favor da inclusão de autistas na sociedade.

Entenda o caso

Trata-se de uma certificação em favor do autismo, visto que agora o parque apresenta uma variedade de ferramentas e recursos que contribuem para minimizar o estresse dos autistas. Portanto, proporcionar mais bem-estar aos portadores do transtorno e seus familiares.

É importante termos contato e nos espelharmos nesse tipo de acontecimento. Afinal os Estados Unidos são referência nas questões relacionadas aos autistas.

O parque SeaWorld Orlando recebeu a sua certificação no Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril de 2019, do Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (International Board of Credentialing and Continuing Education Standards – IBCCES), que é um líder internacional em certificação de autismo em diversos setores.

O que é essa certificação de inclusão de autista?

Os funcionários do SeaWorld Orlando receberam treinamento sobre como lidar com as crianças, incluindo aquelas com atraso no desenvolvimento, como o autismo.

Dessa forma, eles receberam informações sobre autismo, habilidades de comunicação e consciência emocional e social, e o treinamento será repetido de dois em dois anos.

Em relação às atrações oferecidas pelo parque, foram instaladas ferramentas para estimularem os cinco sentidos e as habilidades sensoriais.

Foram, também, incluídos recursos pensando no bem-estar dos autistas, como quartos para eles relaxarem um pouco. Além disso, também tem banheiros com vasos sanitários manuais em vezes de automatizados e uma área mais tranquila, com menos estimulações do que as outras áreas do parque.

Além disso, o parque oferece fones de ouvido para minimizar os ruídos, para aqueles que apresentam muita sensibilidade sonora, e os autistas não precisam esperar fisicamente nas filas para curtir as atrações do parque.

inclusão de autistas em parques

Os benefícios

A obtenção da certificação representou uma importante conquista para os donos do parque e, ao mesmo tempo, mais uma oportunidade de entretenimento para os autistas.

Agora, os familiares das pessoas com atraso no desenvolvimento poderão visitar o parque com mais tranquilidade e segurança. Tendo em vista que usufruirão de um espaço adequado e adaptado, contando com o apoio de uma equipe treinada.

Seria muito importante que os parques do nosso país também recebessem certificações como essa, pois isso representaria não somente um grande avanço em relação aos direitos das pessoas com necessidades especiais, mas também a inclusão desse público nos espaços de diversão e convívio social.

Como contribuir para a inclusão de autistas

Em termos de inclusão de autistas, ainda estamos muito atrasos. De fato, muito disso se deve a falta de conhecimento sobre as pessoas não somente com autismo, mas com outros tipos de atraso no desenvolvimento.

Tendo em vista isso, a solução para resolver essa questão é justamente buscar conhecimento sobre o assunto. Afinal, quanto mais pessoas – especialmente profissionais de diversas áreas – tiverem conhecimento sobre o assunto, mais inclusão haverá.

Aqui no IEAC temos diversos cursos sobre ABA voltados para diversas áreas. Conheça um pouco mais e colabore com conhecimento.