Pedagogo e Atendente Terapêutico: Como Unir as Duas Profissões?

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Há algum tempo, vem aumentando o número de diagnósticos de crianças com autismo. Essa é uma realidade presente em todos os lugares, especialmente nas escolas. Porém, não há muitos profissionais capacitados para atender esta população no ambiente escolar. Vamos te mostrar como você pode ser um Pedagogo e Atendente Terapêutico, e quais são as vantagens de unir estas duas profissões.

Necessidade do mercado

Com o número crescente de crianças que, hoje, adquirem o diagnóstico preciso de autismo, surge também uma necessidade cada vez maior de diversos profissionais das áreas de saúde e educação que sejam capacitados para trabalhar com esta população.

Especialmente na escola, ser um profissional que tenha conhecimento e formação básica em pedagogia e também uma formação em uma área que o possibilite entender e trabalhar com crianças com atraso no desenvolvimento (como autismo) em ambiente escolar é um grande diferencial no mercado.

E uma das funções desempenhadas por um Atendente Terapêutico é justamente o acompanhamento da criança com autismo em ambiente escolar. Este profissional auxiliará a criança dentro da sala de aula, ajudando-a no que é preciso de acordo com seus objetivos.

Por isso, um Atendente Terapêutico que possui um diferencial de ter uma formação (ou estar se graduando) na área da educação pode ser bastante requisitado no mercado.

E todos nós sabemos que se destacar na área educacional pode ser difícil, quando você não possui uma área específica em que você é capacitado.

Por isso, a formação para Atendente Terapêutico pode ser extremamente útil para profissionais pedagogos.

Quanto mais procura há no mercado por profissionais qualificados nesta área, mais você pode ganhar, além de todo o desenvolvimento profissional que você adquire trabalhando nesta área.

Crescimento profissional de Pedagogo e Atendente Terapêutico

Trabalhando em ambiente escolar, você com certeza já aprende muito com a sua prática profissional. Porém, ao chegar um aluno com autismo ou outro tipo de atraso no desenvolvimento, pode ser muito difícil não saber o que fazer.

Em lives com alunos especialistas do IEAC, que são pedagogos e realizaram a formação em Atendente Terapêutico para expandir e aprofundar sua prática profissional, um ponto em comum que eles sempre citam é o seu crescimento como pedagogo após a formação.

Isso porque, ao estudar sobre Análise do Comportamento, você muda a forma como você enxerga seus alunos, analisando mais seu comportamento funcional e ajudando no ensino, de forma mais eficaz.

Este é um diferencial que traz grandes resultados não somente para os alunos autistas, mas também para seus alunos típicos. E um diferencial que cada vez mais as escolas e instituições de ensino buscam em profissionais que são, notoriamente, qualificados.

O que o pedagogo aprende na Certificação em Terapia ABA?

Como você já possui um conhecimento aprofundado da área de educação, com certeza a Certificação em Terapia ABA será ainda mais enriquecedora. Pois, você aprenderá a olhar seus alunos (especialmente as crianças com autismo) com outros olhos.

A Certificação em Terapia ABA é um guia completo para você dominar e aplicar a Terapia ABA na prática. Aprenda os conhecimentos, as ferramentas e as técnicas da Terapia ABA e torne-se um profissional certificado.

A Certificação em Terapia ABA é para você que deseja:

  • Realizar atendimentos a partir de técnicas, ferramentas e conhecimentos essenciais para um acompanhamento preciso que gere resultados.
  • Desenvolver as habilidades dos seus alunos e pacientes.
  • Participar ativamente do tratamento de familiares.
  • Melhorar a relação entre cuidadores e pessoas com TEA.
  • Aprender sobre os transtornos do neurodesenvolvimento.
  • Entender sobre inclusão das pessoas com deficiência.
  • Aprender técnicas de alfabetização.
  • Trabalhar como atendente terapêutico ou aplicador de programas.

Clique aqui para saber mais.