O que faz o Atendente Terapêutico no ambiente escolar?

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Qual a função do atendente terapêutico no ambiente escolar? Como ele deve acompanhar as crianças com autismo? No que ele pode ajudar?  Todas essas são dúvidas muito comuns!

O Atendente Terapêutico é um profissional extremamente necessário para acompanhar toda criança com autismo no ambiente escolar.

Por ser uma profissão que não é muito popular ainda, muitas pessoas possuem diversas dúvidas e até mesmo alguns profissionais podem ficar confusos sobre o que realmente é a sua função ou não.

Para ajudar a esclarecer essas questões, fizemos esse artigo explicando tudo sobre a atuação do Atendente Terapêutico no ambiente escolar.

Necessidade do Atendente Terapêutico no ambiente escolar

Uma criança com autismo precisa de alguém para acompanha-la na escola, especificamente um profissional que possa estar ao seu lado ajudando-a com cuidados especiais.

É um fato que as escolas possuem um enfoque grande para desenvolver a independência e autonomia das crianças.

Evidentemente, muitas vezes a criança com atraso no desenvolvimento não possuem a capacidade de uma criança com desenvolvimento típico. E isso pode ser muito desafiador tanto a para a criança com autismo, quanto para a própria escola.

Vamos supor a seguinte situação: a professora separa um momento para todo mundo beber água. Ao comando dado pela professora, as crianças pegam seus copos ou garrafinhas de água e conseguem beber a agua sozinhas. Mas a criança com autismo não.

Isso pode acontecer por dois motivos: a dificuldade da criança para entender o que foi dito, ou seja, possuir uma boa compreensão da linguagem, ou por ela não possuir  o comportamento de imitação, não sendo capaz de imitar aquilo que as outras crianças já fazem.

A mesma situação pode se repetir em outros contextos, quando a professora pedir para as crianças pegarem suas agendas e levarem até ela, ou quando ela pedir que abram o caderno na tarefa de casa para realizar a correção.

As crianças neurotípicas conseguem fazer isso a partir do comando dado pela professora, mas as crianças com autismo possuem dificuldades na compreensão (linguagem receptiva) e também grande dificuldade no comportamento de imitação.

Por isso, elas precisam de alguém que esteja ao seu lado, ajudando-as para que elas consigam executar aquilo que já está sendo executado pelas outras crianças na sala de aula.

Isso significa que a maior necessidade do Atendente Terapêutico no ambiente escolar se dá pela necessidade da criança com autismo precisar de alguém que a acompanhe e esteja ali por conta dela exclusivamente.

 Afinal, a professora não consegue estar a todo o momento disponível apenas para uma criança, pois ela possui uma classe inteira para dar atenção. Então, ela não consegue acompanhar aquela criança com autismo da forma que precisa ser feito.

atendente terapeutico escola

O que faz um Atendente Terapêutico no ambiente escolar?

A função do Atendente Terapêutico é fornecer apoio para acompanhar a criança.

Isso significa estar ajudando nas questões mais simples de cuidado e também na instrução do que está sendo realizado acadêmica e pedagogicamente.

É necessário estar muito atento para isso e, na relação do AT com o cliente, deixar claro as funções do profissional e o que se espera dele.

O AT atua nessas funções que podem ir para além do acadêmico, atendendo as demandas e necessidades que a criança possui dentro daquele período de tempo que está naquele ambiente, no caso, no ambiente escolar.

Por isso, é importante que o Atendente Terapêutico tenha conhecimento sobre ensino de habilidade e independência. Por exemplo, como ensinar a criança a lavar as mãos? Como ensinar a ir ao banheiro sozinho? Como quebrar a seletividade alimentar da criança?.

Tudo isso é uma bagagem de conhecimento que o Atendente Terapêutico precisa ter! Pois, ele não é um profissional que vai ficar apenas na sala de aula, ele vai acompanhar a criança em todo o período que ela estiver na escola, ajudando-a em suas necessidades.

Mas claro que existe também o aspecto pedagógico, que é igualmente importante.

Quando a professora dá uma instrução para a turma, muitas vezes essa criança com autismo não tem a capacidade de prestar atenção para uma demanda que está sendo dirigida para a turma inteira.

Para que ela preste atenção em você é necessário que a pessoa dê a instrução a ela diretamente, Às vezes a criança precisa, inclusive, de uma ajuda física, por exemplo, que você pegue em sua mão e a ajude.

Isso torna o trabalho do Atendente Terapêutico ainda mais importante!

Desafios do Atendente Terapêutico no ambiente escolar

Uma coisa é certa: a partir do ensino fundamental o trabalho do Atendente Terapêutico começa a ficar muito mais desafiador, quando tratamento do aspecto pedagógico.

Isso é natural, pois quanto mais a criança cresce, mais evidente se tornam os atrasos que ela possui diante das crianças com desenvolvimento neurotípico.

Desta forma, o Atendente Terapêutico terá mais um desafio de ensinar muito mais coisas em um período de tempo cada vez mais curto. Além disso, a partir do ensino fundamental a quantidade de conteúdos apresentados para a criança é cada vez maior!

Com isso, surge ainda outro desafio: a adaptação do conteúdo.

Os atrasos na linguagem, que crianças com autismo possuem, afetam muito o aprendizado, tornando-o mais difícil. Portanto, torna-se necessário adaptar os conteúdos às capacidades atuais da criança.

Essa adaptação deve ser, por lei, feita pela escola. Mas não é assim que funciona na prática, até por uma questão de qualidade. Pois, a escola muitas vezes não possui profissionais que tenham uma formação para isso – e as adaptações devem ser feitas de acordo com as capacidades da criança.

O Atendente Terapêutico pode fazer a adaptação, mas isso deve ser feito em outro horário fora do horário em que está acompanhando a criança. Na escola, tudo já deve estar pronto e organizado.

Essa é outra demanda e também um desafio que o profissional precisa estar preparado para cumprir, mas algo que deve ser bem conversado e alinhado com os clientes, os pais/responsáveis da criança que o AT estará acompanhando.

 O Atendente Terapêutico é um profissional cada vez mais requisitado e necessário no ambiente escolar para auxiliar crianças com autismo e também outros tipos de atraso no desenvolvimento.

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