Ler para crianças: Pais e filhos interagem melhor com livros impressos

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Um estudo recente publicado na revista americana Pediatrics apontou que, ao ler para crianças, a melhor forma de interação é através dos livros impressos, e não dos eletrônicos.  

Os e-books costumam fazer sucesso entre as crianças pequenas. Isso se dá por conta de trazerem uma variedade grande de recursos, como sons, luzes, botões para pressionar. No entanto, esse estudo mostrou que a preferência maior das crianças ainda é pelos livros impressos.

No caso dos adultos, por outro lado, a preferência maior tem sido pelos e-books. Tendo em vista que eles normalmente são mais baratos e podem ser lidos facilmente em qualquer lugar, em dispositivos eletrônicos. Além disso, há a questão de não ocuparem espaço, como os livros impressos.

Como foi realizado o estudo?

O estudo contou com a participação de 37 pares de pais e filhos pequenos. Cada par foi filmado em um laboratório lendo três histórias diferentes, e o tempo para leitura foi de cinco minutos para cada história.

As histórias foram lidas em três suportes diferentes:

  • um livro impresso com ilustrações;
  • um tablet com efeitos visuais e sonoros aprimorados; e
  • um tablet sem efeitos aprimorados.

Durante o momento de ler para crianças, foram analisadas as interações dos pais com as crianças, como fazer perguntas sobre as histórias, falar sobre o que estava sendo lido, apontar para elementos e personagens das histórias.

Após a observação das leituras, foi constatado que os pais e as crianças tiveram um envolvimento melhor quando leram os livros impressos, as crianças fizeram mais comentários e interagiram mais com seu pais.

ler para crianças
via GIPHY

Efeitos de ler para crianças com dispositivos digitais

No entanto, as histórias lidas nos tablets, os comentários das crianças foram mais relacionados ao uso dos tablets. Por exemplo, com perguntas sobre onde pressionar o botão, como deslizar para a próxima página e outras.

Segundo a pesquisa, o fato de as histórias disponibilizadas nos tablets apresentarem mais distrações, como botões para pressionar, sons e explicações, provavelmente foi o motivo da menor interação entre as crianças e os seus pais.

Com os livros impressos, por sua vez, foram os próprios pais que emitiram os sons e as explicações. Desse modo, acabou gerando um contato mais próximo e uma troca de informações maior entre eles e os seus filhos.

O objetivo de apresentarmos esse estudo foi fornecer aos pais orientações sobre a prática da leitura com os seus filhos. Ou seja, sobre as vantagens envolvidas na leitura de histórias nos dois tipos diferentes de suportes, livro impresso ou livro eletrônico.

Mas, independentemente do suporte a ser escolhido, o mais importante é ficar claro que sentar para ler um livro com as crianças é uma experiência que não só estimula o aprendizado das crianças, mas também fortalece os laços afetivos e estimula a interação entre pais e filhos.

Aqui no IEAC estamos sempre atentos para o avanço da ciência e trazendo novidades sobre estudos na área da educação. Quer saber mais e conhecer também nossos cursos? Clique aqui!

Texto baseado em: https://abcnews.go.com/Health/toddlers-engage-print-books-tablets/story?id=61935415