Promover a linguagem e comunicação em crianças com atraso no desenvolvimento

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Problemas de fala, normalmente, é o principal desafio que angustia os pais de crianças com atraso no desenvolvimento. E, além desta preocupação, uma criança que ainda não fala possui prejuízos no seu processo de aprendizado. Nesse artigo, vamos te mostrar como promover a linguagem e comunicação em crianças com atraso no desenvolvimento.

A partir do momento que seu filho não fala, o primeiro passo é entender como promover a linguagem em uma criança com atraso no desenvolvimento. Mas existem também medidas que você precisa tomar no dia a dia para ajudar a criança.

Ensinando a comunicação

Quando falamos de comunicação precisamos estar cientes de que se trata de algo muito abrangente, existindo diversas formas de se comunicar além da fala.

Pegar um objetivo, fazer contato visual para continuar uma interação, fazer uma escolha, um pedido, ou ainda correr de algo, afastar um item que ela não quer, e até mesmo chorar e protestar. Tudo isso é também uma forma de se comunicar.

É através da comunicação que conseguimos expressar nossas vontades, desejos e pensamentos.

Por isso que o primeiro passo para trabalhar a comunicação de uma criança é mostrando a ela o poder da comunicação. De forma que ela perceba que, quando se comunica, coisas boas acontecem, as pessoas conseguem entende-la, consegue atender seus pedidos e necessidades.

 O fator primordial da comunicação é a motivação. Ou seja:

  • Por que nos comunicamos?
  • O que motiva a criança?
  • Quais são seus interesses?
  • Como você pode tornar a interação com a criança divertida de forma que ela fique motivada para interagir?

No entanto, ao ensinar a comunicação você precisa permitir que a sua criança lidere. E isso se desenvolve de diversas formas, que você verá abaixo!

Criando um ambiente de comunicação

É um processo que necessita de muita paciência, por isso é importante observar, esperar e escutar. Você precisa conhecer as motivações da criança, entende-la – e tudo isso exige tempo e observação atenta.

Você também precisa estar no mesmo nível do olhar da criança ao falar com ela. Se você estiver em pé, abaixe o máximo possível para que seu olhar esteja no mesmo nível que o da criança.

Para que a comunicação dessa criança comece a ser desenvolvida é necessário que você resista ao antecipar as necessidades dela. Isso é muito comum com os pais e é uma ação natural, de oferecer tudo que a criança possa precisar ou desejar sem que ela se comunique, fale ou peça de alguma forma.

Você também precisa aprender a estimular a curiosidade das crianças, de modo que você possa dar a oportunidade que essa criança se expresse e se comunique com você.

É necessário também que os adultos responsáveis deixem a criança liderar, deixando que ela mostre quais são as motivações dela.

Isso é importante porque muitas vezes a criança está brincando com algo que foi dado por você, mas não é algo do gosto dela. Então, é importante colocar a criança nesta posição de liderança, em que ela mostre a você o que ela gosta/quer.

Você também precisa interpretar as tentativas de comunicações da criança, vendo a forma com que ela tenta se comunicar para entender quais são os objetivos dessa criança.

promover a comunicação de crianças

Ideias para promover a linguagem da criança

Existem várias coisas que os pais ou cuidadores destas crianças podem fazer para ajudar a promover a linguagem e comunicação dela. Separamos 3 ideias que realmente podem funcionar e são fáceis de adaptar.

  1. Coloque brinquedos favoritos da criança em caixas transparentes: o segredo nesta ideia está em deixar estas caixas sempre no alto, de modo que as crianças não consigam pegar a menor que peçam a sua ajuda. O objetivo aqui está em fazer com que a criança tenha que pedir, apontar, fazer um gesto para comunicar que deseja os brinquedos que estão fora de alcance, mas visíveis.
  2. Comece a cantar músicas e pause antes das partes principais: se a criança gosta de músicas, comece a fazer estas pausas para observar se a criança demonstra interesse em continuar.
  3. Ensinar a fazer Pedidos – Mandos: é necessário ensinar a criança a pedir as coisas que elas desejam, observando o que ele pede e como pede. Ao ensinar, o ideal é que você use uma comunicação simples de modo que você ensine apenas uma palavra-chave.

Ao ensinar a comunicação é necessário ter paciência e entender o tempo da criança. Da mesma forma que, ao começar a andar, foi necessário pegar em suas mãos e ter paciência em cada pequeno passo dado, aqui não é diferente.

Por isso, é importante fazer o simples bem feito do que buscar por meios mais complicados e difíceis que não vão funcionar.