O que é o comportamento verbal e desenvolvimento da linguagem?

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O termo “comportamento verbal” pode ser confuso, talvez porque seja usado para significar várias coisas diferentes, e o campo carece de consenso sobre algumas das aplicações desse termo.

Nesse artigo, você confere o que é conhecimento como comportamento verbal e como funciona o desenvolvimento da linguagem.

Entendendo o comportamento verbal

Em 1957, B. F. Skinner escreveu um livro chamado Verbal Behavior (Comportamento Verbal), no qual introduziu uma ideia controversa – que linguagem é comportamento! Ele usou o termo “comportamento verbal” em vez de “linguagem” para deixar este ponto muito claro.

Seu livro não era sobre como tratar pessoas com autismo, mas alguns analistas do comportamento ficaram muito interessados ​​no livro de Skinner e como ele pode se aplicar à maneira como ensinamos linguagem para crianças com autismo.

Uma das coisas mais interessantes sobre a abordagem de Skinner à linguagem é a maneira como ele a dividiu em diferentes tipos com base na maneira como são aprendidos.

Ele chamou os diferentes tipos de linguagem de “operantes verbais” e deu-lhes nomes específicos.

Para olhar mais de perto, imagine alguém perguntando a um pai ou professor sobre as habilidades de linguagem de Brandon, dizendo: “Brandon tem (ou conhece) a palavra “biscoito”… Ele sabe o que “biscoito” significa?”. A resposta a esta pergunta é mais complicada do que pode parecer!

Em termos da abordagem de Skinner para a linguagem como comportamento, você gostaria de obter mais informações sobre as situações específicas em que Brandon mostra que sabe o que “cookie” significa, como:

  • Pedindo um biscoito quando ele quiser (um “mando”)
  • Contar a outra pessoa quando vê um biscoito (um “tato”)
  • Repetir “biscoito” quando alguém disser “biscoito” (um “ecóico”)
  • Responder “biscoito” em resposta a uma pergunta (um “intraverbal”)
  • Apontar para um biscoito quando alguém pede a ele (“comportamento do ouvinte”)

São muitos tipos diferentes de biscoitos!

Alguns analistas do comportamento usam a análise da linguagem de Skinner porque acham que isso os ajuda a identificar melhor todas as partes do “significado”. Ou seja, ensinar todos os “biscoitos” que uma criança precisa aprender!

Crianças com desenvolvimento típico podem aprender todos esses “significados” tão rapidamente que não é importante distingui-los.

No entanto, algumas crianças com atrasos de linguagem podem precisar aprender cada um deles individualmente.

Mas este é apenas o termo “comportamento verbal”. O termo “programa de comportamento verbal” significa algo um pouco diferente…

comportamento verbal

Como funciona o programa de comportamento verbal?

Enquanto você navega pelo campo da análise comportamental aplicada (ABA), tenho certeza que você vai (ou já) descobriu que não há dois programas exatamente iguais.

Isso ocorre porque 1) cada criança é diferente e 2) cada analista do comportamento é diferente.

As características que os programas ABA de alta qualidade compartilham são mais importantes do que suas diferenças. Os programas que se descrevem como baseados na ABA devem ter o compromisso de usar uma abordagem científica para entender por que as pessoas fazem o que fazem e ajudá-las a fazer mudanças significativas em suas vidas. Os programas de intervenção para crianças com autismo baseados em ABA provavelmente compartilharão estas características:

  • O programa é dirigido por profissionais que são BCBAs, têm formação em nível de pós-graduação em ABA e vasta experiência no tratamento do autismo;
  • Todos os tipos relevantes de habilidades são sistematicamente ensinados;
  • Os comportamentos são analisados ​​e ensinados usando os princípios de aprendizagem;
  • Os professores se unem a itens e atividades preferidos para tornar as interações reforçadas;
  • Os dados são coletados sobre o progresso do aluno em uma base regular e são usados ​​para tomar decisões sobre o domínio e para orientar a resolução de problemas;
  • Pesquisa impulsiona programas e procedimentos de ensino;
  • O progresso é medido em termos de comportamento observável;
  • Existem protocolos escritos que descrevem como os programas são ensinados;
  • O treinamento contínuo, prático e sistemático é fornecido para professores e terapeutas por um analista do comportamento.

Dito isso, você pode descobrir que alguns programas ABA para crianças com autismo dão mais ênfase a certas técnicas de ensino e coleta de dados (por exemplo, treinamento de fluência, treinamento experimental discreto ou programações de atividades).

Embora esses diferentes procedimentos tenham dados para apoiar seu uso, no momento há poucas pesquisas comparando procedimentos analíticos do comportamento para nos dizer quais são mais eficazes do que outros para crianças individualmente.

No entanto, uma das coisas únicas sobre os programas ABA é que a coleta frequente de dados permite que um analista do comportamento faça mudanças rapidamente quando uma criança não está progredindo com um determinado procedimento de ensino.

Técnicas usadas nos programas de comportamento verbal

  • Garantir que cada um dos operantes verbais seja cuidadosamente ensinado;
  • Dando atenção especial ao uso de reforço de forma estratégica e eficaz, incluindo esforços para emparelhar instrutores com reforço;
  • Mandamento de ensino no início da programação;
  • Usando sinais para ensinar a falar;
  • Usando um procedimento de emparelhamento para aumentar as vocalizações;
  • Usando um sistema de coleta de dados “cold probe” (os dados são coletados apenas na primeira tentativa de uma habilidade todos os dias).

Saiba também que muitos analistas do comportamento que executam programas que outras pessoas podem chamar de “programas de comportamento verbal” podem não rotulá-los como tal. Eles podem apenas chamar o que fazem de um programa baseado em ABA. E dois “programas de comportamento verbal” nunca serão iguais.

Então… Qual é o resultado final? Em vez de procurar um determinado tipo de programa para seu filho, estou inclinado a recomendar a procura de um programa que se descreva como totalmente baseado nos princípios e métodos da ABA (não eclético), seja abrangente, tenha treinamento de equipe excelente e contínuo e supervisão, e é supervisionado por indivíduos com treinamento avançado em ABA e ampla experiência no tratamento do autismo.

Se você deseja aprender mais sobre ABA, pode conferir aqui nossos cursos e treinamentos.

Referência bibliográfica:

Sidener, T. (2010). Clinical corner: What is “VB” (“verbal behavior”)? Is it different from ABA, and does my child need it to learn language? Science in Autism Treatment, 7(3), 6-7.