Sinais da Discalculia

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Quais são os sinais da Discalculia?

Discalculia não é o mesmo que ansiedade matemática, mas pessoas com discalculia podem reagir fortemente a atividades envolvendo matemática. Por exemplo, podem ficar chateadas ou frustradas ao jogar jogos de tabuleiro!

Tenha em mente que todas as pessoas podem ocasionalmente ter dificuldades com a matemática. Aqueles com discalculia terão mais dificuldades do que seus pares, e suas dificuldades continuarão ao longo do tempo.

Com base nos parâmetros abaixo fique de olho em quaisquer sinais potenciais de discalculia e, em seguida, discuta suas preocupações com o estabelecimento educacional de seu filho ou com seu empregador para os adultos.

Pré escola

Tem dificuldade para aprender a contar, luta para conectar um número a um objeto, como saber que “3” se aplica a grupos de coisas como 3 bolos, 3 carros ou 3 amigos. Bem como tem dificuldade para reconhecer padrões como do menor para o maior ou do mais alto para o mais baixo.

Ensino fundamental

  • Tem dificuldade em aprender e recordar fatos numéricos básicos, como ligações numéricas, por exemplo 6 + 4 = 10.
  • Ainda usa os dedos para contar em vez de usar estratégias mais avançadas, como a matemática mental.
  • Má compreensão dos sinais +, -, x e ÷, ou pode confundir esses símbolos matemáticos.
  • Luta para reconhecer que 3 + 5 é o mesmo que 5 + 3, ou pode não ser capaz de resolver 3 + 26 ‒ 26 sem calcular.
  • Tem problemas com valor posicional, muitas vezes colocando números na coluna errada.
  • Pode não entender a linguagem matemática ou ser capaz de elaborar um plano para resolver um problema de matemática.
  • Acha difícil entender expressões matemáticas como maior que e menor que.
  • Tem problemas para manter a pontuação em esportes ou jogos.
  • Tem dificuldade em calcular o custo total dos itens e pode ficar sem dinheiro.
  • Pode evitar situações que exijam compreensão de números, como jogos que envolvam matemática.

Ensino médio

  • Esforça-se para entender informações em tabelas e gráficos.
  • Tem dificuldade em encontrar abordagens diferentes para o mesmo problema de matemática, como somar o comprimento e a largura de um retângulo e dobrar a resposta para calcular o perímetro (em vez de somar todos os lados).
  • Luta para aprender e entender métodos de raciocínio e procedimentos de cálculo em várias etapas.
  • Tem problemas para medir itens como ingredientes em uma receita simples ou líquidos em uma garrafa.
  • Falta de confiança em atividades que exigem compreensão de velocidade, distância e direções, e pode se perder facilmente.
  • Tem dificuldade em aplicar conceitos matemáticos ao dinheiro, como calcular o troco exato.

Vida adulta

Dificuldade em contar de trás para frente, assim como em lembrar fatos básicos. Muito lento para fazer cálculos com habilidades aritméticas mentais fracas. Um mau senso de números e estimativas. Dificuldade em entender o valor posicional. Usa somente a adição e apresenta altos níveis de ansiedade com a matemática.

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