Quando falamos sobre intervenção pedagógica no autismo, é importante conhecermos a Instrução Direta, que corresponde a uma das importantes formas de intervenção nessa área.
A Instrução Direta é uma intervenção de ensino baseada em evidências, que faz parte da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). De acordo com alguns profissionais, a Instrução Direta é uma estratégia de intervenção poderosa e eficaz que pode melhorar o sucesso educacional e comportamental de todos os alunos.
Trata-se de um modelo sistemático de ensino com foco em um domínio sequenciado e incremental da competência baseada no currículo e na capacidade de aplicar habilidades generalizáveis para lidar com outras questões semelhantes.
Quais são os Princípios da Instrução Direta?
A Instrução Direta é uma intervenção projetada para focar fortemente nas interações entre um aluno e seu professor. Os principais componentes da Instrução Direta são: modelagem, reforço, feedback e aproximações sucessivas.
- todos os alunos podem ser ensinados e têm potencial para progredir;
- alunos com necessidades especiais ou com desempenho mais baixo devem ser ensinados em um ritmo acelerado para promover o alcance dos níveis de desempenho de seus colegas;
- todos os profissionais educacionais e comportamentais são capazes de aprender como implementar a Instrução Direta;
- a Instrução Direta é mais eficaz em ambientes estruturados e padronizados para reduzir a probabilidade de os alunos não compreenderem bem os materiais ou exercícios de aprendizagem, e poder aumentar a fluência de aprendizagem de novos materiais para o aluno.
Como a Instrução Direta é implementada?
A implementação da Instrução Direta envolve planos de aula planejados de forma detalhada, que inicialmente incorporam uma maior quantidade de orientação e estrutura e incluem estratégias para reduzir os níveis de ajuda com o tempo, visando promover mais autonomia e independência dos alunos.
A flexibilidade da Instrução Direta permite que os alunos acessem a aulas adequadas aos seus níveis atuais de desempenho e que os alunos sejam organizados em pequenos grupos de acordo com o repertório de habilidades apresentado por eles.
Como é Composto um Programa de Instrução Direta?
Um Programa de Instrução Direta bem organizado e eficiente, focado na intervenção pedagógica no autismo, deve ser composto por sete componentes principais.
- Apresentação das informações: devem ser fornecidas ao aluno informações relacionadas ao assunto, seguidas da apresentação de uma tarefa para avaliar se o aluno compreendeu a informação.
- Tarefas: devem incluir perguntas ou instruções que exigirão que o aluno responda, que estarão relacionadas às informações que foram apresentadas anteriormente.
- Cadeia de tarefas: o professor deve fornecer três ou mais tarefas em uma cadeia ininterrupta para analisar a aquisição pelo aluno das informações aprendidas.
- Exercícios: podem ser maiores do que uma cadeia de tarefas. Se algo estiver sendo ensinado pela primeira vez, os exercícios deverão incluir a apresentação de instruções e informações, antes de apresentar uma ou mais cadeias de tarefas.
- Sequências: ao completar a sequência, os exercícios serão apresentados sobre o mesmo assunto que for apresentado subsequentemente nas lições. O objetivo é que os termos e discriminações mais fáceis sejam aprendidos, seguido pela integração do assunto mais simples em sequências mais complexas.
- Aulas: uma aula é uma unidade que consiste em sequências que são concluídas no mesmo dia preferencialmente. Elas precisam ser organizadas e estruturadas da mesma forma nas unidades.
- Organização do Conteúdo: é essencial, pois o objetivo principal de cada unidade é fazer com que os alunos adquiram habilidades e conhecimentos e promovam respostas corretas.
Por ser uma modelo instrucional baseado em evidências e empiricamente validado, pesquisas apontam que a Instrução Direta pode trazer resultados muito significativos na intervenção pedagógica no autismo. Mas desde que esses sete componentes principais sejam seguidos com fidelidade.
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