Dicas práticas para desfraldar crianças autistas

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Desfraldar crianças autistas pode ser um grande desafio. Mas com essas dicas, o processo pode ser mais simples!

O treinamento no banheiro pode significar algo bastante diferente para nós, com filhos que são crianças no espectro.  Enquanto uma criança típica pode demorar até os 6 anos, uma criança no espectro pode demorar até os 9 ou 10 anos para finalmente ser totalmente treinado no banheiro.

Isso pode ser feito e, felizmente, existem alguns recursos muito bons por aí para ajudar. E para te ajudar nesse momento, temos algumas dicas práticas que realmente funcionam para desfraldar crianças autistas.

Limpe um bloco de tempo livre do estresse

As famílias precisam estar livres de fatores estressantes adicionais, como uma mudança, doença, um novo bebê, divórcio ou qualquer outra mudança importante na vida familiar.

Os pais devem se sentir prontos para assumir o compromisso com o treinamento no banheiro e não sentir a pressão de familiares, amigos e outras pessoas.

Esse pode ser um longo processo emocional, por isso é melhor se você não estiver tentando fazê-lo enquanto manipula outros fatores estressantes da vida.

Procure sinais de prontidão para ir ao banheiro

Como você sabe quando seu filho está pronto para começar o treinamento no banheiro? A idade cronológica não deve ser um fator. Crianças com autismo geralmente apresentam atrasos significativos no desenvolvimento, portanto, procure sinais de prontidão.

Dois sinais absolutos de prontidão são permanecerem secos a noite toda e pedirem para serem trocados quando estiverem sujos ou molhados.

Isso pode ser indicado verbalmente ou através de uma sugestão, como a obtenção de uma fralda limpa ou a fralda é removida pela criança.

Como você sabe quando seu filho está pronto para treinar no banheiro?

Os sinais de prontidão para o treinamento são:

  • A criança fica seca por 1 a 2 horas de cada vez ou se permanecer seca a noite toda.
  • A criança tem um desenvolvimento cognitivo de 18 a 24 meses. Não confunda isso com a idade cronológica.
  • A criança formou movimentos intestinais.
  • Os pais estão emocionalmente prontos e a equipe profissional ao redor da criança está a bordo.
  • A criança tem 4 anos sem condições médicas que impeçam esse processo.
  • Medicamente, não há razão para não iniciar o treinamento no banheiro.
  • Não há estresse adicional em casa. Não é hora de treinar no banheiro durante uma mudança, divórcio, morte na família ou doença grave. Aguarde até que as coisas se estabilizem.

Como você garante o sucesso do treinamento no banheiro?

Para tornar o treinamento do banheiro um sucesso:

  • Todos os envolvidos com a criança precisam fazer parte do planejamento – pais, avós, se estiverem envolvidos, e qualquer pessoa de apoio.
  • O mesmo idioma e rotina devem ser usados em todos os ambientes para não confundir a criança. Mantenha o visual compatível da mesma forma.
  • Crie um bom ambiente de banheiro onde a criança se sinta segura. Se a criança estiver usando o banheiro normal, use um banquinho para que ela consiga se equilibrar, caso seus pés não alcancem o chão ainda.  Use uma inserção do assento do vaso sanitário se a abertura do vaso for muito grande.
  • Tenha alguns brinquedos no banheiro para relaxar e se distrair.
  • Crie um sistema de recompensa para manter altos os níveis de motivação e mostrar progresso.

Desfraldar uma criança autista pode ser uma tarefa bastante difícil e não desanime! Pode levar semanas até você começar a perceber que está obtendo algum resultado, mas no final das contas o esforço valerá a pena!

Se você quer aprender e ter materiais para te ajudar no desfralde bem como outras habilidades de independência e autonomia, entra agora mesmo no Workshop Ensino de Habilidades de Independência e Autonomia.