Sintomas da dislexia

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

A dislexia apresenta sintomas difíceis de detectar até que a criança comece a escola. Um professor pode ser o primeiro a perceber os sinais, especialmente se o estudante tiver dificuldade para ler, soletrar e seguir as instruções na sala de aula.

Os sintomas da dislexia mudam em diferentes idades e fases da vida. Cada criança com dislexia tem pontos fortes únicos e enfrenta desafios distintos. No entanto, existem alguns sinais gerais de que indicam a necessidade de ajuda extra na escola.

Dislexia nas crianças na fase pré-escolar

Crianças com dislexia têm problemas para processar a linguagem. Pré-escolares que têm esse distúrbio de aprendizagem estão atrás de seus colegas em habilidades de linguagem. Eles demoram mais para falar e escrever do que seus amigos e, às vezes, confundem as letras e as palavras.

Crianças em idade pré-escolar com dislexia podem apresentar sinais que incluem:

  • Achar difícil aprender ou lembrar as letras do alfabeto;
  • Pronunciar de forma errada as palavras familiares;
  • Ter problemas para reconhecer as letras;
  • Incapacidade de reconhecer padrões de rima.

Dislexia em alunos do ensino fundamental

Os sinais de dislexia tornam-se mais evidentes no ensino fundamental. Crianças com esse distúrbio têm mais dificuldade do que seus colegas de classe para aprender a ler e escrever.

Alunos do ensino fundamental com dislexia:

  • Leêm mais devagar do que outras crianças de sua idade;
  • Não conseguem dizer a diferença entre certas letras ou palavras;
  • Dificuldade de conexão das letras com os sons que elas fazem;
  • Escrevem as letras ou números ao contrário;
  • Têm dificuldade em pronunciar as palavras quando lêem;
  • Nem sempre conseguem entender o que leram;
  • Escrevem devagar;
  • Escrevem palavras com erros ortográficos;
  • Acham que as palavras na página parecem borradas ou saltitantes;
  • Lutam para seguir uma série de instruções.

Dislexia após o ensino fundamental

As crianças sem ajuda no ensino fundamental podem começar a ter problemas no ensino médio, à medida que as demandas aumentam. Eles podem se isolar socialmente, pois fica mais difícil para eles se comunicarem com seus colegas. Alunos do ensino fundamental e médio com dislexia:

  • Tem problemas para escrever com clareza;
  • Demoram muito para terminar a lição de casa ou completar os testes;
  • Tem caligrafia bagunçada;
  • Falam devagar;
  • Evitam ler em voz alta;
  • Usam as palavras erradas;
  • Não consiguem lembrar os nomes das palavras.

Sintomas de dislexia em adultos

As pessoas que não foram diagnosticadas com dislexia quando crianças podem descobrir mais tarde na vida. Os adultos que têm dislexia podem encarar muitas dificuldades:

  • Ler, ler em bom ritmo ou envolver-se em atividades que envolvam leitura;
  • Soletrar, memorizar ou lembrar palavras;
  • Tomar notas ou copiar coisas;
  • Compreender ditados ou piadas comuns que envolvem dar um significado diferente a um conjunto de palavras como “na reta final” ou “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”;
  • Fazendo matemática, aprendendo outro idioma ou lembrando números como senhas ou números PIN;
  • Manter-se organizado e cumprir prazos.

A dislexia costuma co-ocorrer muitas vezes com outros transtornos do neurodesenvolvimento, e justamente por entendermos que um profissional para atuar com a dislexia necessita compreender do desenvolvimento infantil, e também sobre outros possíveis transtornos do neurodesenvolvimento.

Por isso um profissional que atue com a dislexia precisa de uma formação completa, e é exatamente isso que o profissional que vem se formar conosco no Instituto de Educação e Análise do Comportamento irá ter na Pós-graduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento – da avaliação a intervenção,

Clique Aqui e inicie sua formação agora.