Deficiência Intelectual: Definição, Sinais e Comorbidades

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O que é deficiência intelectual?

Deficiência intelectual é um termo usado para indicar a presença de limitações na capacidade de um indivíduo de aprender e executar as atividades diárias como o esperado.

Ela faz parte do grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento, é iniciada no período de desenvolvimento e está relacionada com limitações significativas no comportamento adaptativo (ou seja, habilidades sociais e funcionais) e limitações significativas no funcionamento intelectual (aprendizagem, raciocínio e resolução de problemas).

O diagnóstico de deficiência intelectual normalmente é realizado pelos médicos. Mas as informações coletadas pelos demais profissionais durante a avaliação e o tratamento poderão ser muito úteis para o fechamento do diagnóstico.

A avaliação e o tratamento dos sinais de deficiência intelectual podem ser realizados em qualquer fase da vida do indivíduo, sendo que a intervenção precoce é fundamental para garantir aos pacientes ou alunos o desenvolvimento contínuo das habilidades em atraso e uma melhor qualidade de vida.

Os níveis de deficiência intelectual podem variar muito de um indivíduo para outro. A deficiência intelectual poderá fazer com que o indivíduo aprenda e se desenvolva mais lentamente do que seus pares da mesma idade.

Pacientes ou alunos com deficiência intelectual costumam ter dificuldade para deixar os outros compreenderem seus desejos e suas necessidades e também para cuidarem de si mesmos.

Pode levar mais tempo para um paciente ou aluno com deficiência intelectual aprender a falar, andar e desempenhar atividades diárias sem ajuda, como tomar banho, vestir-se, usar o banheiro, alimentar-se, entre outras.

Pós GRaduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento

Para muitos pacientes ou alunos, a causa da sua deficiência intelectual não é conhecida. Algumas das causas acontecem antes do nascimento, outras enquanto o bebê está nascendo ou logo após o nascimento, e outras não ocorrem até que o indivíduo seja mais velho, podendo incluir ferimentos graves na cabeça, acidente vascular cerebral ou certas infecções.

Quais são os sinais de deficiência intelectual?

Normalmente, quanto mais grave for o grau de deficiência intelectual, mais cedo os sinais poderão ser percebidos. No entanto, pode ser difícil dizer como as crianças pequenas serão afetadas mais tarde na vida.

Os principais sinais de deficiência intelectual são:

  • sentar, engatinhar ou andar mais tarde do que o esperado;
  • atraso na fala ou dificuldade para falar;
  • dificuldade para lembrar-se das coisas;
  • dificuldade para entender as regras sociais;
  • dificuldade para compreender os resultados de suas ações;
  • dificuldade para resolver problemas.

Outros transtornos que podem ocorrer junto com a deficiência intelectual

Alguns dos transtornos que normalmente ocorrem junto com a deficiência intelectual são:

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O TEA ou autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits no desenvolvimento das habilidades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos restritos e repetitivos.

Os atrasos no desenvolvimento das habilidades de linguagem e comunicação ou as limitações no funcionamento social podem indicar a presença de TEA, deficiência intelectual ou outras condições.

Essas semelhanças explicam por que os profissionais poderão ter dificuldade para fazer um diagnóstico de TEA ou de deficiência intelectual. A participação do fonoaudiólogo no processo de diagnóstico poderá ser muito útil para ajudar os demais profissionais a diferenciarem os sinais dos dois transtornos.  

As semelhanças entre o TEA e a deficiência intelectual incluem:

  • início no período de desenvolvimento;
  • dificuldade para compreender a linguagem não verbal (gestos, expressões faciais);
  • padrões de fala atípicos;
  • dificuldade com a interação social;
  • dificuldade para manter a atenção;
  • dificuldade para realizar atividades diárias e acadêmicas.

As diferenças entre o TEA e a deficiência intelectual incluem:

  • indivíduos com deficiência intelectual apresentam limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, enquanto indivíduos com TEA têm uma ampla gama de habilidades intelectuais e de comportamento adaptativo;
  • indivíduos com deficiência intelectual geralmente desenvolvem habilidades mais lentamente do que seus pares de desenvolvimento típico, enquanto indivíduos com TEA podem não seguir a progressão típica de desenvolvimento de habilidades em todos os domínios.

Paralisia Cerebral

A paralisia cerebral é um distúrbio motor que pode afetar a fala, a linguagem e a deglutição.

Dependendo da área do cérebro afetada e da gravidade, os pacientes ou alunos com Paralisia Cerebral poderão apresentar: distúrbios da fala e da linguagem, perda auditiva e dificuldade com a alimentação.

Síndrome de Down

A Síndrome de Down é uma síndrome genética associada à deficiência intelectual, caracterizada por limitações nas habilidades adaptativas e diferenças anatômicas no tamanho da língua (macroglossia relativa).

Outros sinais incluem: distúrbios da fala e da linguagem, distúrbios na voz, gagueira, perda auditiva e dificuldade no desenvolvimento de vocabulário.

Síndrome Alcoólica Fetal

A Síndrome Alcoólica Fetal é uma síndrome congênita resultante da exposição ao álcool no útero.

Os sinais podem incluir: atraso na aquisição de fala e linguagem, perda auditiva, problemas de linguagem receptiva e expressiva, e dificuldades de comunicação social.

Síndrome do X Frágil

A Síndrome do X Frágil é a causa hereditária mais comum de deficiência intelectual, e os déficits são mais graves nos meninos do que nas meninas.

Os sinais podem incluir: habilidades de fala e linguagem em atraso, dificuldades de articulação, fluência e habilidades motoras orais, e dificuldade com a interação social.

Outras condições que também podem ocorrer junto com a deficiência intelectual são:

Se você quiser saber mais sobre a deficiência intelectual e outros transtornos do neurodesenvolvimento, venha para a Pós-graduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento – Do Diagnóstico à Intervenção. Trata-se de uma formação inédita que te dará o alicerce teórico e prático desde o diagnóstico até a intervenção nos transtornos do neurodesenvolvimento. Você será qualificado para desenvolver uma prática diferenciada, baseada na melhor evidência científica e com toda a segurança que os pacientes ou alunos necessitam e merecem. Clique aqui para obter mais informações.