Mudanças nos Critérios Diagnósticos do Autismo

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Em Março de 2022 foi lançada uma nova versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM V, TR, publicado pela Associação Americana de Psiquiatria. E dois ajustes nos parâmetros diagnósticos foram realizados.

As pequenas alterações acrescentam clareza e sutilezas à maneira como o documento de referência define o autismo, mas especialistas afirmam que é improvável que elas afetem a prática diagnóstica.

“Estou satisfeita em saber que não estão considerando grandes modificações na definição do autismo neste momento”, afirma Laura Carpenter, professora de pediatria e psiquiatria na Medical University of South Carolina em Charleston. “A divulgação de grandes revisões pode levar anos para ser concluída e, portanto, só deve ser feita quando for absolutamente necessário.”

O DSM-5, lançado em 2013, estabeleceu que o diagnóstico de autismo requer “déficits persistentes na comunicação social e na interação social em vários contextos, manifestados pelos seguintes aspectos”: deficiências na reciprocidade socioemocional, nos comportamentos não verbais comunicativos utilizados para interação social, e no desenvolvimento, manutenção e compreensão de relacionamentos.

A primeira revisão do DSM-5-TR acrescenta duas palavras a essa descrição: “manifestados por todos os seguintes itens”.

Essa adição pode ajudar a dissipar “uma séria ambiguidade” que tem confundido muitos médicos e profissionais da área do diagnóstico, em relação à necessidade de presença de alguns ou de todos esses déficits para um diagnóstico, de acordo com Michael First, professor de psiquiatria clínica na Universidade de Columbia, que atua como consultor editorial e de codificação para o DSM-5.

A segunda modificação substitui uma única palavra que descreve os “especificadores” que podem acompanhar o diagnóstico de autismo. Enquanto o DSM-5 instrui os médicos, e outros profissionais, a especificar se o autismo de uma pessoa está “associado a outro transtorno do neurodesenvolvimento, mental ou comportamental”, a versão do DSM-5-TR diz: “associado a um problema de neurodesenvolvimento, mental ou comportamental”. A nova versão ainda orienta  que os profissionais utilizem códigos de diagnóstico adicionais quando apropriado, mas não requer mais que os especificadores sejam condições diagnosticadas.

Essa segunda mudança agora permite que os profissionais identifiquem problemas concomitantes, como automutilação, que não “atingem o nível de um distúrbio”, explica First.

A primeira revisão reflete de forma mais precisa o que o grupo de trabalho do DSM-5 sempre teve em mente, segundo First. “Recebemos e-mails de pessoas dizendo: ‘Não entendo como interpretar isso'”, comenta ele. “Essas são as pessoas que se deram ao trabalho de escrever para nós, então é difícil saber qual é o impacto real” nos números de diagnóstico e prevalência.

Embora não existam dados concretos, o impacto provavelmente tenha sido mínimo, de acordo com Catherine Lord, renomada professora de psiquiatria e educação na Universidade da Califórnia, Los Angeles.

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