Ao começar a estudar sobre avaliações para intervenções ABA, uma dúvida muito comum surge sobre qual é a melhor: ABLLS ou VB-MAPP? Com muito anos de estudo na área, eu passei a preferir utilizar o VB-MAPP e, inclusive, esta é a abordagem que eu recomendo.
Vou te explicar a seguir porque acredito que o VB-MAPP é preferível em comparação com o ABLLS.
ABLLS ou VB-MAPP: Visualização e progressão gráfica
O primeiro fator que me fez escolher o VB-MAPP foi a visualização gráfica dos dados, que é muito mais claro no VB-MAPP do que no ABLLS. No VB-MAPP, a visualização dos gráficos possui mais estrutura de degraus/andadres nos marcos do desenvolvimento. Por sua vez, o ABLLS possui uma visualização mais poluída, que fica difícil de enxergar com clareza de imediato.
Da mesma forma, a progressão gráfica da ABLLS é muito mais complexa e o VB-MAPP possui também este diferencial que é básico, mas faz toda a diferença, pois a progressão é exposta visualmente de baixo para cima. Com isso, é muito mais intuitivo e fácil de localizar e identificar a progressão de imediato.
Vale a pena explicar que, quando tratamos de representações gráficas, o objetivo é que elas sejam sempre o mais intuitivas o possível, de modo que assim que você a visualiza, já consegue se localizar e identificar os pontos principais, entendendo todo o contexto do que está sendo representado.
Por isso, optar por uma avaliação que possui tanto sua visualização, quanto a progressão gráfica é uma grande vantagem para a facilidade da avaliação. Mas estes não são os únicos pontos.
Por que escolhi o VB-MAPP?
Além dos fatores expostos acima, o ABLLS possui passos em cada item de visualização que são divididos de forma muito pequena. Isso, na prática, dificulta bastante na hora de adequar os objetivos de ensino em um Plano de Ensino Individualizado (PEI).
Juntamente com este fator, há o de que os itens avaliados no VB-MAPP não estão em ordem de desenvolvimento.
Este foi, inclusive, um dos pontos estudados pelo próprio Dr. Sundberg, que ao escreveu o VB-MAPP. A primeira versão do ABLLS surgiu a partir dos estudos de Sundberg, pois as habilidades base da ABLLS são do trabalho realizado por ele em 1983.
No entanto, ao estudar as habilidades de desenvolvimento para ter uma avaliação que obedecesse à ordem cronológica do desenvolvimento infantil, o Dr. Sundberg criou o VB-MAPP.
Outro ponto que me ajudou neste processo de decisão entre ABLLS ou VB-MAPP foi o fato de que o ABLLS não fornece um manual com explicações sobre comportamento verbal ou operantes verbais. Isso porque, inicialmente, o ABLLS foi elaborado para ser usado com o apoio de outro livro, e não de forma independente.
De fato, o ABLLS não se trata de um currículo para intervenção na linguagem, mas um guia para a elaboração de um currículo. Ou seja, é por isso que o ABLLS é muito mais focado em todo o processo de avaliação e não na intervenção prática.
Um motivo que não pode deixar de ser analisado, em conjunto com isto tudo, é o fato de que nas folhas de registro do ABLLS não há espaço para que as pessoas consigam compreender o que cada tarefa quer dizer.
A organização das folhas de registro do ABLLS é em tabelas, então não há uma explicação clara sobre cada marco, diferente do VB-MAPP, que utiliza explicações e exemplos, promovendo muito mais clareza na aplicação.
O ABLLS também não fornece uma avaliação de barreiras para aquisição da linguagem ao aprendizado. Desta forma, não há esta avaliação em que a pessoa possa identificar os itens que são barreiras para o desenvolvimento da criança.
Do mesmo modo como falta esta avaliação de barreira, também não há um sistema de colocação, as análises da tarefa, que ajuda na elaboração dos objetivos de ensino. Com isso, fica já claro que quando se trata do PEI, o VB-MAPP fornece muito mais ferramentas que podem ser bastante úteis.
E também, o ABLLS não concede uma avaliação de transição, usada para descobrir qual o ambiente mais apropriado para o ensino para a criança – algo que é analisado não somente do ponto de vista de intervenção, mas também escolar.
Por fim, a ABLLS possui muitas habilidades para serem avaliadas, o que torna o processo de avaliação mais lento e atrasa o início da intervenção.
Foi analisando todos estes critérios, que tomei a decisão de trabalhar e aplicar o VB-MAPP. Caso você também queira aprender sobre, clique aqui e conheça o nosso curso especificamente voltado para o VB-MAPP e com duas certificações inclusões para o ensino de linguagem para crianças com atraso na fala ou autismo.