Você sabe como funciona o processo de avaliações dentro da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)? Avaliar uma criança, adolescente, e fazer um levantamento de todas as suas habilidades é de suma importância. É a base de um processo de intervenção, de estimulação adequado.
Afinal, se eu não sei qual caminho seguir na rota de estimulação, qualquer caminho serve não é mesmo?! Portanto, nós muitas vezes vamos por rumo, pelo que parece ser mais crítico. Ou seja, aquilo que está gritando nas habilidades que a criança não possui. Porém seguindo por essa rota eu corro dois riscos majoritariamente:
- Ensinar algo que a criança já sabe;
- Ou então ensinar algo que ela não tem pré-requisito para para aprender naquele momento.
As avaliações dentro da Análise do Comportamento Aplicada
Por muitos anos, a ABA estudou, pesquisou e fez um levantamento das habilidades mais importantes que precisam ser avaliadas. Dessa forma, buscaram entender qual é a ordem certa. Ou seja, o que vem antes, o que vem depois, e como podemos utilizar essas informações para facilitar nosso trabalho e, principalmente, ajudar as crianças.
Existem, então, alguns protocolos de avaliações dentro da Análise do Comportamento Aplicada. E os principais são:
Vb-Mapp
Essa é uma avaliação do BCBA-D Mark Sundberg.
É a Avaliação de Comportamento Verbal, que possui 5 componentes:
Avaliação de marcos, que busca fazer um levantamento de habilidades de linguagem e de comportamentos que influenciam a linguagem ou são influenciados por ela. São aproximadamente 170 habilidades avaliadas, somente dentro da Avaliação de marcos.
Além disso, temos a Avaliação de barreiras. Esta busca identificar quais as barreiras dentre as 24 mais comuns que estão prejudicando o desenvolvimento desta criança.
Em terceiro lugar, há a Avaliação de transição. O foco dela é decidir qual o ambiente de aprendizagem mais apropriado para esta criança.
Em seguida, a Task Analysis (Análise de Tarefas) que divide uma habilidade maior em pequenos pedaços para que possamos ensinar do mais fácil ao mais difícil.
Por fim, existe o Plano de Ensino Individualizado, o que eu devo ensinar com base em cada nível que a criança estiver.
Nesse vídeo eu explico melhor sobre como funciona a Vb-Mapp:
ABBLS
Essa é uma avaliação do BCBA-D James Parttignton.
A ABBLS é uma avaliação semelhante ao Vb-Mapp, é a avaliação de habilidades básicas de linguagem e de aprendizado.
É uma avaliação que avalia 544 habilidades, em 25 áreas diferentes. Ela avalia muitas habilidades que são as mesmas do Vb-Mapp, mas ela avalia habilidades e também “quebra” uma habilidade maior em pequenos pedaços para que possamos identificar em qual parte a criança começa a falhar.
Muitas vezes as nossas crianças com atraso no desenvolvimento não estão prontas para aprender, sabia? Não tem pré-requisitos nem para aprenderam, nem param sentadas numa cadeira, não olham para um adulto, e aí como eu vou ensinar qualquer coisa para uma criança assim?
Então eu preciso dar alguns passos atrás e voltar para ensinar as habilidades pré requisitos para depois seguir. Por isso, essas avaliações dentro da Análise do Comportamento Aplicada são tão importantes!
AFFLS
É uma avaliação que também é do Dr. James Parttington e que busca avaliar habilidades de vida funcional. Ela compreende 5 cadernos dentre os quais são avaliadas diversas áreas que tem haver com a independência da criança e adolescente.
- Habilidades na escola: 1) seguir instruções na escola; 2) transição entre as aulas; 3) esperar na fila; 4) comer na escola.
- Habilidades de vida independente: 1) noções de segurança; 2) resolução de problemas; 3) identificar problemas; 4) preparação de comida; 5) receber convidados; 6) reparos em casa; 7) habilidades sociais.
- Habilidades vocacionais: 1) uso de cartões de ponto; 2) preparação para habilidades de emprego; 3) participar de entrevistas; 4) se vestir de forma apropriada; 5) avisar quando está doente; 6) receber direções; 7) arranjar transporte; 8) se adequar aos horários de trabalho; 9) entender seu pagamento; 10) organizar comida para levar ao trabalho.
Peak Relational System
Essa é uma ferramenta de avaliação e um currículo guia para ensinar habilidades básicas e avançadas de linguagem numa perspectiva analitíca comportamental. PEAK contém 4 livros separados, com 4 módulos separados se referindo a 4 dimensões do Comportamento.
- Treino Direto: São as habilidades bases da linguagem: Contato Visual, pedir itens, perguntar com perguntas usando: ”O que”, “Quando”, “Onde”, além de outras habilidades sociais básicas.
- Generalização–:É um tipo de habilidade muito comum nos programas de ensino, fazer com que as crianças levem os conceitos básicos aprendidos para diversos lugares, pessoas, e diferentes estímulos. Esse módulo foi feito para construir as habilidades de generalização, reduzir ou eliminar cenários de aprendizado memorizados.
- Equivalência: Foi feito para ensinar formação de conceitos e comportamento perceptual. Esse módulo explora experiências multisensoriais que ocorrem quando experienciamos o mundo ao redor de nós. Portanto, é um ótimo módulo para reduzir problemas de compreensão de texto.
- Transformação: Criado para ensinar conceitos abstratos de igual, diferente, opostos, comparações, hierarquias, tomar perspectiva. É um módulo que começa de forma básica, como pareamento de formas, e vai para conceitos mais abstratos e lógicos.
Protocolos de habilidades sociais
Dentro das avaliações dentro da Análise do Comportamento Aplicada, temos os protocolos de habilidades sociais. Fazer levantamento mais especificamente de habilidades socais é de suma importância para que possamos ter clareza do que ensinar e em que momento ensinar.
Existem vários publicados nos EUA, mas no Brasil não temos essas ferramentas. Contudo, nós da Análise do Comportamento usamos esses protocolos. Bom dentre os da Habilidades Sociais vou citar aqui para vocês o Social Savvy. Que avalia as habilidades citadas abaixo:
- Demonstrar interesses conjuntos aos das outras pessoas: habilidades relacionadas a mostrar interesses compartilhados;
- Brincar social: engajar em vários níveis de brincar interativo;
- Habilidades sociais e emocionais: identificar suas emoções próprias e dos outros;
- Linguagem social: usar a linguagem para responder a alguém, iniciar e manter interações sociais;
- Comportamento em sala e em grupo: habilidades relacionadas a seguir instruções, regras;
- Linguagem social não verbal: o uso da comunicação não verbal como parte da interação social.
Outros protocolos das avaliações dentro da Análise do Comportamento Aplicada
Além destes protocolos mais complexos, que muitas vezes também são currículos de intervenção, temos algumas entrevistas, escalas, avaliações mais curtas com os mais diversos objetivos dentre eles: identificar comportamentos problemas, identificar reforçadores e etc.
Alguns deles:
- FAI – Entrevista de Análise Funcional com o foco nos professores. Ou seja, um instrumento para tratar dos comportamentos problemas, que direciona o professor a responder perguntas voltadas para a identificação de comportamentos problema.Só tem em inglês.
- FAOF – Avaliação Funcional de Observação Formal, que te dá um guia do que observar e como observar os comportamentos.
- FAST – Ferramenta de Avaliação Funcional, elaborada para identificar o número de fatores que podem estar contribuindo para a ocorrência de comportamentos problema.
- MAS – Escala de Avaliação de Motivação, é um questionário para nos ajudar a identificar situações em que a criança, o aluno, ou adolescente se comporta de determinada maneira. E com essa informação começamos a ter clareza sobre a seleção de comportamentos que possam substituir determinado comportamento.
- RAISD -Avaliação de Reformadores para indivíduos com Atraso Severo. O propósito dessa avaliação é estruturar uma entrevista para que possamos extrair a informações mais acuradas das possibilidades de objetos, comidas, situações, ações que sejam reformadoras para a criança.
Estude sobre o assunto
Isso tudo nos dá ainda mais segurança para poder trabalhar, não é mesmo? Afinal, muitas pessoas estudaram para poder nos trazer esses resultados e ferramentas. Além disso, tudo tem um embasamento científico.
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